Seguidores

quarta-feira, 11 de março de 2009

Sonhar sim, mas sonhar grande...

De Joemir Rosa para o mês das mulheres.

Nesta semana em que todas as homenagens se dirigem às mulheres (como se elas devessem ser homenageadas um dia apenas por ano), eu gostaria de tecer alguns comentários sobre algumas atitudes que são um tanto mais comuns nas nossas musas!

É muito comum encontrar mulheres lamuriosas que vivem se queixando da vida, dos problemas, dos seus relacionamentos, do seu emprego, enfim, de tudo que as cercam, como se o Universo resolvesse, de uma hora para outra, descarregar todo seu mal-humor sobre elas!

Existe um princípio dentro da PNL (Programação Neuro-Linguística) que resume uma grande verdade: "somos o que pensamos"! E eu sempre digo nas minhas palestras e cursos, que "nós podemos ser o nosso pior inimigo" quando praticamos uma espécie de envenenamento mental ao escolhermos pensamentos ruins ou a infelicidade como companheiras do nosso dia-a-dia!

O que vem de fora pode nos tocar, sim, mas apenas na parte externa de nosso ser. Mas não penetra no interior de nossa mente se não o permitirmos! É o que pensamos e decidimos fazer que alcança o núcleo do nosso ser. É pura ilusão acharmos que somos aquilo que a vida e todos os acontecimentos externos decidem! Somos exatamente aquilo que as nossas próprias escolhas determinam!

No decorrer de nossas vidas somos jogados de um lado para o outro, como um barco à deriva, onde somos tratados com indelicadezas, violências e toda sorte de maldades! Mas nada disso têm o poder de nos afetar internamente se não for de nossa livre escolha.

Somos nós, é de nossa total responsabilidade a escolha de pensamentos e atitudes!
Não existe Deus, não existe destino, não existe acaso que sejam os responsáveis pelo que nos acontece ... tudo é de nosso livre arbítrio!

"A mim tudo é lícito .... mas nem tudo me convém", dizia Paulo, o Apóstolo. Isso quer dizer "eu posso tudo .... mas nem tudo me convém"!

Somos os donos e produtores da nossa felicidade ou da nossa infelicidade. Vivemos nos queixando, mas quase sempre sem razão. Temos capacidade de nos adaptarmos a tudo que acontece ao nosso redor, podemos aguentar toda sorte de ataques externos, mas jamais podemos desistir de ESCOLHER! E escolher bem, escolher o que nos é conveniente!! Do contrário, a vida chega a um ponto insuportavelmente doloroso.

A dor pode vir do exterior. A felicidade, contudo, está relacionada apenas com o nosso comportamento, com as nossas escolhas, e nada exterior pode tirá-la de nós!

Como diz um provérbio africano, "quando não existem inimigos interiores, os inimigos exteriores não podem atingir você"!

Deixo esta reflexão a todas as pessoas mas, principalmente às mulheres, para que não se anulem, não se abaixem, não aceitem as coisas por aceitar! Sonhar sempre, mas sonhar grande!

2 comentários:

Anônimo disse...

AHEI O TEXTO GENIAL PORQUE ENCAIXOU PERFEITAMENTE NA SITUAÇÃO EM QUE ESTOU VIVENDO, ME SEPAREI A DOIS MESES E MEU EX AINDA ESTA ME DADO TRABALHO,EMBORA NÃO ESTEJAMOS MAIS JUNTOS ELE FAZ TUDO PARA QUE EU ME SINTA NO FUNDO DO POÇO,BEM ONDE JÁ ESTOU, MAS ELE PARCE QUE AINDA NÃO ESTA SATISFEITO.OBRIGADO POR TER ESCRITO ALGO TÃO BONITO,QUE NOS PÕE PARA CIMA E NOS FAZ ACRETIDITAR QUE SONHAR E REALIZAR NOSSOS SONHOS É SEMPRE POSSÍVEL E DEPENDE SÓ DA NOSSA VONTADE, NÃO IMPORTA O QUE VEM DO EXTERIOR.VERA

Marilda Jorge disse...

Amiga!
Sua felicidade não depende de ninguém e de nenhum relacionamento...
Ser feliz é tomar uma atitude e ser você mesma, com alguém ou sem ele.
Por causa disso levante a cabeça e vá em frente...
Que não é fácil todos nós sabemos!
MAS é preciso! Boa sorte, muita força e nova vida.
Luz e Paz!

Site Meter