Seguidores

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Os Poderes da Laranja

Descrição: Planta da família das Rutaceae. Também conhecida como laranja, laranja-doce, laranja-de-umbigo, laranja-bahianinha, laranja-lima, laranja-natal, laranja-pera-do-Rio, laranja-rubi, laranja-valência, laranja-hamlin, laranja-bahia, laranja-sangüinea, laranja-pêra, laranjeira. Árvore pequena com tronco e galhos finos, cascas acinzentada, provida de espinhos longos. Folhas alternas e verde-brilhantes, glandufiferas, pecíolo alado; Flores solitárias reunidas nas extremidades dos ramos, brancas, belíssimas, muito fragrantes, conhecidas ao longo de todo o planeta. os frutos variam muitissimo em tamanho, cor e sabor, mas são todas bagas globosas e de casca mais ou menos rugosa, de acordo com a espécie. Sob a casca encontram-se glândulas amarelas repletas de óeo essencial e uma grande bainha de pectina que envolve gomos de celulose que contém o que chamamos de fruta propriamente dita, pelos translúcidos repletos de suco.

Parte utilizada: folhas, frutos, óleo essencial.

Princípios Ativos: acetato de linalil, carotenóides, derivados de triterpenos (limonina), ferro, glicosídeos flavonóides (neoespiridina, naringina, rutina, eriocitrina, hesperidina), hidrato de carbono, nerol, vitaminas (C, A, complexo B).

Propriedades medicinais: analgésica, anti-helmíntica, anti-hemorrágica, anti-reumática, antitérmica, aperiente, calmante do sistema nervoso, ciática, depurativa, digestiva, diurética, emenagoga, estimulante, laxante, regulador intestinal, sudorífera, tônica.

Indicações: epilepsia, estômago, combater a falta de vitamina C; contração muscular, desintoxicar o organismo, dores ciáticas, epilepsia, intestinos, moléstia nervosa, nefrite; previnir gripes, resfriados e anemia; reumatismo, restaurar o fluxo menstrual.

Contra-indicações/cuidados: necessário cuidado com o sumo da casca, pois a pele impregnada, ao sol, sofre queimaduras.

Modo de usar:
- fruta consumida ao natural, em saladas, saladas de frutas, acompanhamento de feijoada, ingrediente de bolos, tortas, doces, pudins, pães, sorvetes, caldas para cobertura de bolos, suco natural, sozinho, combinado a outras frutas ou ervas, como tempero para frango, peru, chester, carnes e peixes. O pericarpo da laranja (parte branca) seco é usado como tempero e para o preparo de chás;
- em óleos e cremes corporais para massagem: calmante, banhos de imersão aromáticos, para tratar de calosidades e em pomadas e géis para dermatites e eczemas

Aromaterapia: Drenagem linfática.

Nenhum comentário:

Site Meter