Seguidores

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Propriedades Medicinais da Camomila

Descrição: Da família das Asteraceae. Herbácea anual, aromática, de caule ereto, de 20 a 50 cm de altura, muiot ramificada e pouco resistente. As folhas são alternas, estreitas e divididas em segmentos numerososo. Os capítulos florais, que sào um conjunto de flores tão estreitamente agrupadas, parecem constituir uma flor, têm a tonalidadeamarela, sendo as centrais hermafroditas e as da periferia femininas, de cor branca.Fruto aquênio epqueno, esverdeado, liso e sem papilho. asce espotâneamente junto às estradas, campos desertos e zonas agrículas. Reproduz-se por semente e tem um bom desenvolvimento em clima temperado. Adapta-se a qualquer tipo de solo, mas tem preferência por solos ricos em matéria orgânica, férteis, frescos, bem drenados, leves e com boa exposição ao sol. No Brasil o cultivo pode ser feito em março e setembro, desde que receba muito água. A semeadura, de preferência, deve ocorrer no smeses de março e abril. A colheita pode ser efetuada três meses após a semeadura. O traço mais característico dessa planta é o intenso aroma que exala de todas as suas partes.

Parte utilizada: Capítulos florais secos.

Propriedades medicinais: antiinflamatória tópica, antinevrálgica, antiespasmódica, analgésica, aperiente, anti-séptica, antiasmática, anti-reumática, antigripal, anti-hemorroidária, antidispéptica, antialérgica, anti-histérica, calmante, carminativa, cicatrizante, desinfetante, emenagoga, emética, emoliente, estomáquica, eupéptica, maturativa, protetora solar, vermífuga, sedativa suave, sudorífica, tônica.

Indicações: afecções de pele (pústulas e fístulas), afecções nervosas, afta, assaduras, cefalalgias, ciática, cistites, cólicas em geral, diarréia infantil, doenças do útero e do ovário, embaraços gástricos, enjôos, estomatite, enxaquecas, feridas, gengivite, gota, indigestões, inflamações oftálmicas, insônia, inapetência, lumbago, mialgias, náuseas, oftalmias, queimaduras de sol, úlceras. 

Modo de usar:
infusão:
- 3%; 50 a 200ml/dia (uso interno); 5% (uso externo)
- 5 g do pó por litro.
- 10 a 15 g de flores em 1 litro de água fervente. Esfriar e coar. Tomar 3 a 4 xícaras de chá ao dia. Para combaterafecções bucais, fazer bochechos com o infuso.
Uma colher das de sopa de flores em 1 caneca de água quente. Abafar por 10 minutos. Tomar 3 xícaras das de chá ao dia (digestivo, sedativo e emenagogo).

Compressa ou ablução anal: para hemorróidas

Pó: 2 a 6g/dia.

Tintura: 10 a 30ml/dia.

elixir, vinho e xarope: 40 a 120ml/dia.
Vinho: macerar por 5 dias 3 xícaras das de chá de flores em 1 litro de vinho branco, agitando 1 vez ao dia. Coar e tomar 1 cálice 3 vezes ao dia, iniciando uma semana antes da data prevista para a menstruação (emenagogo).

Loção: deixar em banho-maria durante 3 horas 1 xícara das de café de flores em 1 copo de azeite. Coar e aplicar topicamente sobre assaduras e queimaduras do sol. Pode ser também usado topicamente em dores de ouvido e nevralgia.


Outros usos: chá das flores para clarear o cabelo. Coloque 1 xícara de café de flores em 1/2 litro de água em fervura. Deixe ferver durante 5 minutos. Em seguida, enxágue com agua corrente.

Aromaterapia: Trabalha o desapego e a independência.

Nenhum comentário:

Site Meter