Seguidores

terça-feira, 28 de julho de 2009

A falta de berço no mundo...

Um dia dando aula de pintura para crianças, fui inquirida com muita precisão por um garotinho de nove anos, um cabecinha especial da turma!

“Tia, você falou na aula que educação é uma questão de berço, o que é isso? É o berço que a gente dormia?”

Ele me deu chance de explicar naquela época, algo que as crianças e jovens hoje, não ligam e fazem pouco. Primeiro por não saberem o que é isso de verdade e segundo por não entenderem o quanto vale um colo de pai e mãe, pois muitas das vezes nem isso tiveram...

Isto hoje é causa de muita violência e desgosto, em todos os meios...

Quando pais despreparados e sem o tal berço familiar tem filhos? Eles fazem o melhor que conhecem, mas é muito pouco em matéria de educação, saúde, instrução e união.

Eles não podem preencher todas as lacunas de vez, pois também não sabem como fazê-lo. E por mais que eles se esforcem, no mundo em que vivemos, acabam se afogando no turbilhão de compromissos e se esquecem ou não, de repassar princípios interessantes do passado para o futuro.

Isso se chama berço!

Nossos ancestrais passavam de boca a ouvido informações preciosas que geravam conhecimento com sabedoria e respeito. Hoje a qualidade da educação nos lares ou fora dele, está cada vez mais falha e complicada. O tempo é curto e a lapidação dos compromissos, passa como um rolo compressor em cima de todos.

Não vai aqui nenhuma critica, pois nossa sociedade tem sido massacrada pela ilusão de um sistema falido, nestes últimos trinta ou mais anos. Este sistema não nos dá tempo de raciocinar e o que fazemos é correr atrás do rabo. E o berço fica cada vez mais distante!!!

Muitos não chegam a ter uma educação escolar e não acreditam nela, não sabem o que é se prevenir em relação a doenças, não estão interessados em ter um relacionamento sincero, pois o tempo não dá tempo... e a curiosidade é maior que a precaução...Os pais cansados ou omissos confiam... e com tão pouco preparo emocional, físico, financeiro e espiritual... sofrem...

Claro que esta explicação não foi dada ao meu aluninho especial de nove anos, mas a explicação do “ter berço” é bem simples: Quem tem berço, dá amor sem esperar nada em troca, é atento com os seus, dá a informação e educa, mesmo que esteja exausto. Jamais destrói, não perde tempo com fofocas, conchavos e nem jogos de competência desnecessária e não deseja ao outro o que não quer para si mesmo.

Cada um fazendo a sua parte tem a chance de se transformar e ajudar muitos...

Luz e Paz,

Marilda Jorge

2 comentários:

Walmir disse...

Parabéns pelos textos! Todos os dias tenho uma leitura sábia e que me ajuda muito.

Marilda Jorge disse...

Obrigada amigo Walmir!
Luz e Paz!

Site Meter