Seguidores

domingo, 18 de novembro de 2007

Vamos entender o que é um Karma

Muitos de nós passamos batidos quando ouvimos a palavra karma e muitos chegam a pensar em castigo. Abaixo segue uma pequena explicação dos vários tipos de karma.

Individual: quando é aplicado especificamente a uma pessoa. Por exemplo, no caso de uma doença.(é importante ressaltar que nem todo sofrimento ou acontecimento ruim é kármico, pois devido a nossa inconsciência podemos causar diretamente nosso próprio sofrimento. Ex: uma pessoa que atravessa uma rua sem a devida atenção e é atropelada).

Familiar: quando é aplicado de tal forma que afeta toda uma família. Por exemplo, no caso de se ter uma família bem complicada, pois se juntaram para aparar as arestas. Isto traz sofrimento para todos ao redor.

Regional: quando é aplicado em determinada região. Temos como exemplo as secas, enchentes ou outras adversidades climáticas que ocorrem em determinados lugares e regiões.

Nacional: é uma ampliação do karma regional. Temos o exemplo de países que são assolados pela guerra, ditaduras, misérias, desastres naturais, etc.

Mundial: quando é aplicado a toda humanidade. Temos o exemplo das guerras mundiais e, atualmente, vemos a imensa degradação e a progressiva escassez dos recursos naturais, iminência de guerra nuclear, grandes desastres naturais, ameaças de epidemias, etc.

Muitos culpam o mundo pelo que passam, mas é bom entender que podemos fazer de um “limão azedo uma limonada”, e mudar a nossa vida entendendo o nosso karma como algo para o nosso crescimento e maior atenção.

Como foi dito acima as bases da Lei Divina são a justiça e a misericórdia. Isso significa que, por mais duro que seja nosso karma, podemos pagá-lo com boas obras e então não necessitaremos sofrer.

Se no prato da balança cósmica colocamos as boas obras e no outro as más, é evidente que o karma dependerá de qual prato estará mais pesado. Todos somos grandes devedores, seja devido aos nossos atos desta ou de existências passadas. Por isso é urgente que mudemos nossa conduta diária. Ao invés de protestarmos por estarmos em dificuldades, devemos sim procurar ajudar aos demais. Assim estaremos nos ajudando também.

O karma é um remédio que nos aplicam para que vejamos nossos maiores defeitos e que normalmente são a causa de nosso sofrimento. Espero que possamos transformar o nosso karma em Dharma, que é a transmutação de tudo de negativo em positivo.

Luz e Paz

Marilda Jorge

Nenhum comentário:

Site Meter