Seguidores

sexta-feira, 11 de abril de 2008

O que é Hipnose

Texto enviado por Francisco Paulo de Jesus, obrigada pela colaboração.

A hipnose é antiga como o próprio homem. Há provas de que os egípcios, os assírios-babilõnicos, os romanos, os astecas e os mayas, já utilizavam a hipnose para tratar dos doentes. – E por ser tão antiga, até hoje ainda existe muitos mitos que pairam à mente da humanidade.

No passado era assim: “Em meio a uma nuvem de fumaça, ou segurando um Pêndulo balançando-o em movimento de tic-tac, surge um homem geralmente de boa afeição e olhar penetrante, mas, com aspecto misterioso; este, convidava um voluntário, pedindo para fixar os olhos no pêndulo que esta a balançar enquanto hipnotiza e submete o voluntário a cumprir todos os seus caprichos”. Esta é a melhor imagem arcaica de hipnose, vasculhando os arquivos do passado e muitos ainda a vem desta forma até hoje.

Para nós ocidentais, a hipnose moderna começou com o médico alemão Franz Anton Mesmer, na segunda metade do século XVIII. Em 1843, o médico inglês James Braid, publicou o primeiro tratado científico sobre essa ciência milenar codificando o termo “Hipnose”, que deriva da palavra grega “Hipnos”, que significa sono. Após estas descobertas, o castelo de ilusões começa a desmoronar pela base; o que parece mais óbvio e fundamental, o estado de dormência e perda total da consciência, absolutamente não existe no processo hipnótico.

O mais surpreendente ainda é saber que todos nós podemos ser hipnotizados e agimos como o mais hábil dos hipnotizadores mesmo sem ter qualquer consciência disso!

Empregada por Psicoterapeutas das mais variadas correntes, em quadros clínicos diversos tais como: Obstetras, dentistas, contra o fumo, alcoolismo e até para controle de mente e ativando a memória.

Freud utilizava o método catártico para o tratamento dos seus pacientes, ou seja, ajudava-os a extravasarem suas emoções embutidas, facilitando a cura de traumas e fobias.

Hoje, ainda existem desconfianças por parte de leigos, mas as técnicas hipnóticas são amplamente usadas por pessoas inteligentes e bem sucedidas, assistidas por profissionais competentes num processo de cura.

Nos meus Cursos e Workshops, é rotineira a pergunta: e se após eu ser hipnotizado eu não voltar? E eu respondo com outra pergunta: voltar de onde, se você não foi a nenhum lugar?

Para todos que procuram dentro de si respostas e aquela força com determinação e segurança, a hipnose é um dos caminhos.

Nenhum comentário:

Site Meter