Seguidores

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O Leão e a Hiena

Texto enviado por Geraldo Venâncio, obrigada pela colaboração.

Nos anos 60, havia um desenho animado (esse era o nome que se dava para os atuais cartoons) que retratava dois personagens – Hardy, a hiena, sempre pessimista e Lippy, o leão, um eterno otimista.

Em cada história, Hardy já antevia um desfecho catastrófico para todas as situações em que se envolvia. A hiena repetia o bordão “Oh, vida...! Oh, azar...!”. Era, sem dúvida, o exemplo da pessoa marcada pelo pessimismo.

Você costuma reclamar, resmungar ou entender errado o que os outros dizem? As queixas não são necessariamente negativas. Quando oportunamente utilizadas, podem ser ferramentas poderosas.

Há momentos em que as queixas são tão garantidas, quanto frases para resolver uma situação que não seja do seu gosto.

Todavia, quando você reclama incessantemente, sem tomar as medidas necessárias para resolver uma situação, as queixas não o ajudam em nada. Reclamar para as pessoas que não podem fazer nada para resolver a pendência é perder o seu tempo e o delas.

Se você pensa que é fácil, não é difícil. Se você pensa que é difícil, não é fácil. Ou seja, se você pensa que é fácil, é fácil. Se você pensa que é difícil, é difícil. É do jeito que você pensa que é.

“Oh, vida... não é fácil” é um grito de lamentação de quem está confessando coisas como:

● é difícil ser um vencedor;
● só com muita luta se vence;
● tem muito obstáculo pela frente;
● dá vontade de desistir;
● a vida é uma dureza;
● o mundo é ruim.

Fazer algo para pôr um fim a este tipo de comportamento improdutivo e derrotista pode melhorar bastante a sua vida.

Cada um age à sua maneira. Mas o que diferencia duas pessoas diante do mesmo problema? A diferença está na maneira como vêem a vida. Queixosos e lamurientos verão o problema como mais um daqueles obstáculos intransponíveis e mesmo que façam pequenos esforços para superá-los, guardarão consigo a impressão de que fizeram um estupendo esforço. Os confiantes e serenos, enfrentarão o problema com naturalidade dando-lhe a importância relativa.

Antes de se queixar, verifique se é uma queixa legítima, fundamentada e justa. Se não for, certamente será uma lamúria, fruto de seu descontentamento com o mundo. Neste caso você deve se perguntar: o que devo fazer para resolver esta situação sobre a qual reclamo continuamente?

A resposta a essa pergunta o guiará a transformar tais lamúrias em ações proativas. Não como a hiena Hardy, que se lamenta da desgraça antes que ela aconteça e predispõe-se a receber o pior, abrigando em si a atitude negativa e perdedora.

Desperte o leão, que enxerga tudo de outra maneira:
● sou feliz;
● para mim tudo dá certo;
● o que é ruim dura pouco;
● bom é ver o lado bom da vida;
● sou uma pessoa de sorte.

Uma mente tomada por pensamentos elevados, cria um ambiente propício para o êxito e a vitória.

Alguma queixa?

2 comentários:

Anônimo disse...

Genial!!!

Marilda Jorge disse...

Genial mesmo!
Luz e Paz!

Site Meter