Seguidores

terça-feira, 6 de outubro de 2009

TERAPIA DO ELOGIO

(Arthur Nogueira / Psicólogo)

Texto enviado por Maria José Queiroz de Cordeiro, obrigada pela colaboração.

Renomados terapeutas que trabalham com famílias, divulgaram uma recente pesquisa onde nota-se que os membros das famílias brasileiras estão cada vez mais frios, não existe mais carinho, não valorizam mais as qualidades, só se ouvem críticas.

As pessoas estão cada vez mais intolerantes e se desgastam valorizando os defeitos dos outros. Por isso, os relacionamentos de hoje não duram.

A ausência de elogio está cada vez mais presente nas famílias de média e alta renda. Não vemos mais homens elogiando suas mulheres ou vice-versa, não vemos chefes elogiando o trabalho de seus subordinados, não vemos mais pais e filhos se elogiando, amigos, etc.

Só vemos pessoas fúteis valorizando artistas, cantores, pessoas que usam a imagem para ganhar dinheiro e que, por conseqüência são pessoas que tem a obrigação de cuidar do corpo, do rosto. Essa ausência de elogio tem afetado muito as famílias.

A falta de diálogo em seus lares, o excesso de orgulho impede que as pessoas digam o que sentem e levam essa carência para dentro dos consultórios. Acabam com seus casamentos e também acaba procurando em outras pessoas o que não conseguem dentro de casa. Vamos começar a valorizar nossas famílias, amigos, alunos, subordinados.

Vamos elogiar o bom profissional, a boa atitude, a ética, a beleza de nossos parceiros ou nossas parceiras, o comportamento de nossos filhos. Vamos observar o que as pessoas gostam.

O bom profissional gosta de ser reconhecido! Os bons filhos gostam de serem reconhecidos, assim como os bons pais! Os bons amigos, a boa dona de casa, a mulher que se cuida, o homem que se cuida, enfim vivemos numa sociedade em que um precisa do outro, é impossível um homem viver sozinho, e os elogios são a motivação na vida de qualquer pessoa. Quantas pessoas você poderá fazer feliz hoje elogiando de alguma forma?

Pense nisso e comece já!

7 comentários:

Andreia disse...

Sou a favor de elogiar sempre e fico muito triste quando as pessoas acham isso bajulação ou puxa saquismo.
Parabéns pelo blog e pelas mensagens.

Carlos disse...

Maravilhoso este ensinamento em todos os pontos. Precisamos dar mais de nós e sermos menos invejosos!!!
Um grande beijo do seu amigo...

Lazaro disse...

Acho que as firmas deveriam reconhecer mais os bons funcionarios. Estou numa terrível!!! São estupidos, agressivos e não reconhecem nada...
Vou envier seu texto, quem sabe eles mudem. O seu blog é muito educativo e inteligente.

Laura disse...

Elogiar e agradecer!
Ninguém + tem consideração...
Muito bem escolhida está mensagem!
Deus te abençõe e te ajude sempre.

Marilda Jorge disse...

Olá amigos do Blog do Caminho!
Vocês já devem ter reparado que não tenho respondido todos os pots. O motivo é bem simples falta de tempo... rsos...
Agradeço a todos pelas visitas, pelas mensagens e principalmente pelo carinho.
Beijos e muita Luz e Paz!

Fofo disse...

Na ausencia de um elogio, que tal dar um sorriso?

Marilda Jorge disse...

Grande ideia!
Vamos sorrir, rir e dar muitos elogios.
Obrigada pela visita.
Luz e Paz!

Site Meter