Seguidores

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Timo: a Chave da Energia Vital

Sessão Saúde e Prevenção

No meio do peito, bem atrás do osso onde a gente toca quando falamos "eu", fica uma pequena glândula chamada timo. Seu nome em grego, thýmos, significa energia vital. Precisa dizer mais? 

Precisa, porque o timo continua sendo um ilustre desconhecido. Ele cresce quando estamos contentes, encolhe pela metade quando estressamos e mais ainda quando adoecemos.

Essa característica iludiu durante muito tempo a medicina, que só o conhecia através de autópsias e sempre o encontrava encolhidinho. 

Supunha-se que ele atrofiava e parava de trabalhar na adolescência, tanto que, durante décadas, os médicos americanos bombardeavam timos adultos perfeitamente saudáveis com megadoses de raios X achando que seu "tamanho anormal" poderia causar problemas.

Mais tarde a ciência demonstrou que, mesmo encolhendo após a infância, continua totalmente ativo; é um dos pilares do sistema imunológico, junto com as glândulas adrenais e a espinha dorsal e está diretamente ligado aos sentidos, à consciência e à linguagem. Como uma central telefônica por onde passam todas as ligações, faz conexões para fora e para dentro. 

Se formos invadidos por micróbios ou toxinas, reage produzindo células de defesa na mesma hora. Mas também é muito sensível a imagens, cor, luzes, cheiros, sabores, gestos, toques, sons, palavras, pensamentos.

Amor e ódio o afetam profundamente. Idéias negativas têm mais poder sobre ele do que vírus ou bactérias. Já que não existem em forma concreta, o timo fica tentando reagir e enfraquece, abrindo brechas para sintomas de baixa imunidade, como herpes.

Em compensação, idéias positivas conseguem dele uma ativação geral em todos os poderes, lembrando a fé que remove montanhas.

O detalhe curioso é que o timo fica encostado no coração, que acaba ganhando todos os créditos em relação a sentimentos, emoções, decisões, jeito de falar, jeito de escutar, estado de espírito...
Fiquei de coração “apertado", por exemplo, revela uma situação real do timo, que só por reflexo envolve o coração.

O próprio chacra cardíaco, fonte energética de união e compaixão, tem mais a ver com o timo do que com o coração e é nesse chacra que, segundo os ensinamentos budistas, se dá a passagem do estágio animal para o estágio humano.

"Lindo!", você pode estar pensando, "mas e daí?". Daí que, se você quiser, pode exercitar o timo para aumentar sua produção de bem estar e felicidade. Como? Feche as mãos e com os nós dos dedos bata em cima de seu osso externo (bem no meio de seu peito) durante 180 vezes.

Continue respirando calmamente, enquanto observa a vibração produzida em toda a região torácica.
O exercício estará atraindo sangue e energia para o timo, fazendo-o crescer em vitalidade e beneficiando também pulmões, coração, brônquios e garganta. 

Luz e Paz,

Marilda Jorge

4 comentários:

Jorge Rosalino disse...

Muito legal!!! VIVENDO E APRENDENDO!!! Então: Não é à toa que o marinheiro responsável pela direção do barco se chama "TIMONEIRO".
Afinal, o TIMO também rege a direção de nossos sentimentos, nossa saúde de um modo geral.
Obrigado pela informação.

Marilda Jorge disse...

Inteligente forma de analogia!!!
Parabéns e obrigada!
Luz e Paz!

ada maria disse...

Adorei, já comecei a fazer o exercício grata beijo de luz

Marilda Jorge disse...

Ada faça mesmo! O exercício é ótimo e melhora tudo no nosso organismo.
Beijos e muita Luz e Paz!

Site Meter