Seguidores

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Avaliação de estresse em adultos

Sessão Saúde e Prevenção

Sempre bom saber como estamos emocionalmente, e, também sempre é bom lembrar: se perceber que o estresse está começando a aparecer em você, tenha calma! Aproveite o bom texto do Instituto de Psicologia e lembre-se sempre que nada melhor que respirar e observar-se para seguir em tranquilidade e saúde física e mental!

O estresse emocional é o que sentimos no corpo e na mente quando nos deparamos com demandas de uma determinada situação que ultrapassam a nossa capacidade de adaptação. Enquanto estamos conseguindo nos adaptar ao que está ocorrendo, o estresse não pode ser considerado patológico, pois é ainda gerenciável. Porém, quando o esforço que se tem que investir é muito grande para manter a situação sob controle, então nosso organismo começa a se exaurir e a se cansar. Se algo a mais ocorre de desafiante ou se o que estava nos estressando continua em ação por muito tempo, como uma doença na família ou um chefe mal treinado, por exemplo, então o desgaste que temos pode deixar que doenças se manifestem. Esta situação pode ser evitada por quem consegue utilizar técnicas de enfrentamento do estresse que podem ser aprendidas por todos.

A reação de estresse é composta de quatro etapas que os cientistas chamam de: alerta, resistência, quase-exaustão e exaustão. O estresse envolve sintomas tanto de ordem física como de ordem psicológica. Quanto mais avançada a fase, mais doente podemos ficar.

Às vezes, a pessoa tem uma indisposição física ou psicológica por um período curto de tempo, sem necessariamente estar estressado. Mas, se você ultimamente está sempre irritado, perdendo a paciência com todos, com azia diária, se o cabelo está caindo e se acorda segunda-feira com o corpo de sexta-feira, pode ser que o estresse tenha entrado em sua vida. Isto acontece às vezes tão devagar que a pessoa não percebe. Outras vezes há algo grande que ocorre e que nos leva ao stress de imediato. Se descobrir que está com estresse, tenha calma. O estresse tem cura e você pode aprender a controlar o estresse em sua vida. Existem tratamentos especializados para isto que podem ajudá-lo a se recuperar e a nunca mais ter estresse excessivo.

Eliminar os sintomas de estresse é importante porque a pessoa passa a se sentir melhor. Se alguma doença ligada ao estresse já apareceu, procure um médico especialista na área afetada. Mas, é sempre bom saber as causas do estresse e descobrir como lidar com elas de modo a não se estressar mais no futuro. Para isto, um psicólogo especializado em estresse pode ser consultado.

Avalie seu Estresse

Nível 1: Passageiro - Afeta a produtividade com pontos de bloqueio principalmente no pescoço e nuca. Fundamental praticar exercícios de alongamento e relaxamento.

- Dificuldade para expressar os seus sentimentos e ansiedades

- Mãos ou pés frios - transpiração excessiva

- Boca seca

- Dor de estômago

- Músculos do pescoço e nuca tensos e enrijecidos

- Insônia

- Crise de hipertensão

- Taquicardia

- Ranger os dentes

Nível 2: Intermediário - Afeta o sistema imunológico com pontos de bloqueio nas costas e quadris. Fundamental colocar limites e não carregar o mundo nas costas.

- Freqüentemente assume ou aceita prazos não realistas

- Dores nas costas e ombros pesados

- Esquece coisas corriqueiras

- Tem pesadelos

- Dificuldades para tomar decisões

- Desejo repetitivo de mudar-se para uma ilha deserta

- Problemas de pele e resfriados constantes

- Aparece algum tique nervoso

- Não consegue se desligar do assunto que o preocupa

Nível 3 : Agudo - Risco de acidentes pelo sistema reflexo retardado, com pontos de bloqueio nas pernas, joelhos, calcanhar e batata das pernas. Fundamental movimentar a vida e aprender a lidar com a força das próprias pernas.

- Sente raiva por períodos longos ou motivos tolos

- Sente-se impedido de trabalhar

- Perde o apetite por vários dias

- Entra em depressão ou apatia

- Desenvolve alguma doença

- Torna-se irritadiço (o sinal que não abre, o elevador que não chega)

- Perde o senso de humor

- Tem episódio de ansiedade

- Perde o desejo sexual por um período longo

Quanto mais sintomas assinalados, mais intenso está o seu nível de tensão. Verifique se seus sintomas são mais psicológicos ou físicos e reflita:

Qual deles mais o preocupa?
Para qual você deveria dar atenção imediata?
Que problemas de saúde futuros esses sintomas poderão lhe acarretar?
Que ações você pode tomar para eliminar alguns destes sintomas?

Uma dieta mais nutritiva, atividades físicas e relaxamento são boas dicas para aliviar o estresse. Procure um especialista e informe-se.

Fonte: Instituto de Psicologia e controle do Estresse

2 comentários:

Ana Lú disse...

voltei de viagem e senti como não tivesse feito nada de bom.
Obrigada por este texto!!!

Joemir Rosa disse...

À medida que fui lendo e vendo como eu já estou com alguns pontos no nivel 2 e 3, parei pra repensar algumas coisas da minha vida!
Parabéns pelo post esclarecedor e vital!!!
Beijos!!!

Site Meter