Seguidores

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Por Que Julgamos os Outros?

Sessão Saúde e Prevenção

O que faz a vida ser bela é aceitar, admirar e administrar as diferenças. Então vamos tentar não rotular ninguém ou julgar apressadamente...
O primeiro olhar, jamais é totalmente confiável

Você sai de casa maravilhosa e muito bem produzida. O seu coração está muito feliz e você está muito segura! Você sabe que irá encontrar com amigos, alguns mais ou menos e outros que ainda não conhece...

Chegando, aperta a campainha e os seus grandes amigos lhe recebem com carinho e elogios. Até aí tudo bem...

Você passeia os olhos pelo local e procura no rosto das conhecidas o ar de aprovação que recebeu na entrada, mas em vez disso, sente aquele cochichar tão conhecido seu, onde você mesma no passado fez a mesma analise baseada num primeiro olhar e deixou as conhecidas suas de mal com a vida. Você está se vendo num espelho e os erros que já cometeu e tem que aceitar com jogo de cintura. Você, no passado, não foi nem um pouco generosa e foi uma julgadora voraz.

Vamos exemplificar o que nos prejudica a mente e o corpo: Se você não consegue reconhecer as qualidades dos outros e elogiá-los nas suas qualidades, a sua insegurança está maior que a da madrasta da Branca de Neve por não aguentar a doçura dela e ter medo de ser passada para trás. Faça uma analise de quantas vezes já lhe aconteceu isso.

Então para nossa saúde em todos os sentidos, vamos aproveitar alguns ensinamentos práticos da terapeuta psicodramatista Lucilia Carmargo, ela indica a saída à pessoa eliminando a antiga estrutura padronizada.

- Você é dona do seu caminho, então o primeiro passo é admitir que esta errada e elimine o que atrapalha.

- Reflita: O que tenho que fazer para mudar essa atitude?

- Tente se flagrar! Tente identificar os momentos em que você aciona o mecanismo da critica, do julgamento. Não desista! Todos os seres humanos já passaram por isso...

- Tenha opiniões próprias, pois opinar não é julgar.

- E alegre-se a cada passo positivo alcançado. Eles são a senha de que você está conseguindo.

Para finalizar vamos reconhecer as nossas próprias sombras, pois assim não julgamos e começamos a trilhar o caminho do auto-conhecimento e amadurecimento.

Luz e Paz,

Marilda Jorge

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Marilda, gostei do que escreveu neste texto. É muito difícil fazer isso, mas faz todo sentido.
Grande abraço! Angelita

Marilda Jorge disse...

Oi Angelita! É difícil, mas não impossível... tenho lutado muito para me acordar e acordar quem estiver prestando atenção no que escrevo.
Aos pouquinhos a gente muda querida!
Obrigada pelo recadinho, beijos e muita Luz e Paz!

Site Meter