Seguidores

sábado, 7 de janeiro de 2012

Intestino preso: como resolver esse problema?

Por Bruna Iasi
Frutas ajudam no combate ao intestino preso

O conceito intestino preso (que também é conhecido como intestino preguiçoso, prisão de ventre, constipação, etc) tende a ser subjetivo, mas usualmente inclui: fezes endurecidas, esforço para evacuar, diminuição no número de evacuações habituais e sensação de eliminação incompleta das fezes. As causas mais comuns em indivíduos saudáveis incluem a ausência de resposta ao estímulo de defecar, ausência de fibras na dieta, ingestão insuficiente de líquidos, inatividade física e uso crônico de laxantes.

A tensão nervosa, a ansiedade e uso de alguns medicamentos podem agravar o quadro. Porém, a constipação crônica pode resultar de uma variedade de distúrbios orgânicos e um médico deve ser consultado.

Este é um quadro que atinge de dois a 28% da população em países ocidentais. A vida moderna, os “fast-foods” e a falta de horários regulares para as refeições contribuem para esta condição. Uma a cada 200 mulheres jovens sofrem deste problema e apresentam uma piora do quadro nos períodos pré-menstruais (hormônios sexuais atingem níveis altos) e durante a gravidez (compressão do intestino pelo útero).

As dietas pobres em fibras resultam em um tempo de trânsito intestinal prolongado, permitindo uma maior absorção de água e a formação de fezes duras. As fibras alimentares são consideradas alimentos funcionais, pois apresentam benefícios para manutenção da saúde e prevenção de doenças. A utilização delas no quadro de intestino preso é de grande valia e elas apresentam grande vantagem em relação aos medicamentos, pois não viciam a mucosa intestinal e não apresentam efeitos colaterais. Porém, as fibras só têm efeito laxativo se houver grande consumo de líquidos ao decorrer do dia.

Alguns alimentos ricos em fibras são: farelos integrais, cereais integrais, grãos (trigo, aveia, milho), produtos integrais em geral, frutas e suco de frutas (exceto: maçã, goiaba e banana-maçã), verduras cruas e cozidas.

Algumas dicas para prevenir o intestino preso:
• nunca ignorar o estímulo de defecar;
• manter um horário para ir ao banheiro;
• tomar café-da-manhã rico em fibras (granola, aveia, cereais);
• realizar as refeições em horários regulares;
• aumentar ingestão de fibras;
• consumir 2 litros ou mais de líquidos por dia;
• praticar atividade física.

Suco laxativo - Segue abaixo a receita de um suco laxativo que pode ajudar bastante, devido seu alto teor de fibras:

Ingredientes:
• 2 colheres de sopa de mamão picado
• 1 colher de sobremesa de ameixa preta
• 1 colher de sopa de farelo de trigo
• 1 copo americano de suco de laranja

Preparo: misture tudo e bata no liquidificador.

3 comentários:

leandroaleixo disse...

Nossa Show de bola..Blog muito interessante...adoreiii!! Muito bom mesmo,Parabens!!

Marilda Jorge disse...

Oi Leandro, obrigada pela visita!
Muita Luz e Paz para você.

Joemir Rosa disse...

Assim como nossa mente, nosso corpo tbm precisa ser condicionado a certas "atitudes"! Mas nem sempre isso acontece e aí precisamos ajudá-lo ... ótimo post, com dicas de saúde perfeitas!
As pessoas deviam colocar essas informações em prática ao invés de se entupirem de remédios que sempre causam dependência ou causam efeitos colaterais!!!
Parabéns pelas dicas!!! Vamos divulgar!!!

Site Meter