Seguidores

terça-feira, 17 de junho de 2008

Dicas especiais sobre a pimenta

Fala-se muito de temperos somente para o sabor, mas queremos lembrar que as pimentas na alimentação aquecem e dão saúde. E já que está chegando o inverno e o corpo pede um aquecimento extra, experimente estas delicias e aproveitem o paladar.

Energeticamente a pimenta ajuda fortalecendo o sangue e nos dá proteção contra olho gordo e inveja.

Tipos de Pimentas:
Malagueta: Uma das pimentas mais populares no pais, é bastante ardida e indicada para pratos do dia-a-dia e receitas com carne de porco.É fundamental para os pratos afro brasileiros da Bahia. Pode ser usada fresca, curtida e em molhos. Não é indicada para peixes.

Chora-Menino: Pimenta de cheiro,geralmente amarelada de tamanho grande e bem picante. Indicada para saladas, peixes, caldos e sopas.

Pimenta-de-Mesa: Espécies ornamentais, vermelha ou amarela, com frutos que podem ser ovalados ou cônicos. É usada em carnes,molhos e saladas.

Pimenta-de-Biquinhos: Usada como planta ornamental, agora serve de tempero no preparo de molhos, peixes e carnes. É vermelha e tem picância suave.

Pimenta-de-Bode : Parece uma pitanga,vermelha, laranja ou amarela .Grau médio de picância . Peixes, caldos e molhos.

Pimenta-Dedo-de-Moça: Uma das pimentas mais populares do Brasil, de fruto fino, alongado e vermelho,que arde com moderação. Muito usada em conservas e também crua em algumas preparações. Pode ser utilizada fresca em sobremesa, curtida, seca ou em molho para acompanhar carnes.

Cumari Verdadeira: Variedade exclusiva do Brasil, frutos verdes e vermelhos, bastante picante e de baixo aroma. A vermelha é bastante rara. Indicada para molhos cozidos e marinados.

Cumari-Do-Pará: Formato triangular, podem ser verdes quando imaturas ou amarelas meio pálidas quando maduras. Usada para temperar arroz e carnes brancas.

Pimentas Doces: Cambuci, aroeira vermelha, pimenta biquinho, pimenta americana, pimentões, não tem picância. Usadas geralmente como legume, temperando ou acompanhando pratos diversos.

Pimentas-De-Cheiro: Alongadas, arredondadas, triangulares; frutos amarelos, alaranjados, vermelhos e pretos. Combinam melhor com as carnes brancas.

Evitem a Pimenta do Reino, pois ela gruda nas paredes dos intestinos e dificulta a digestão.

Outra sugestão genial, é picar as pimentinhas, colocar num vidro de conserva, acrescentar bastante alho socado, cebola picada e sal a gosto se quiserem. Depois é só acrescentar uma lata de azeite pequena e deixar descansar uma semana. Com torradas, saladas, carnes fica genial, acompanhe tudo com um bom vinho ou a sua bebida preferida. Espero que todos aproveitem as dicas salutares contra o frio que vem chegando e um bom apetite.

Luz e Paz,

Marilda Jorge

Nenhum comentário:

Site Meter