Seguidores

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Sessão Saúde e prevenção.

Do Livro 100 sucos com poderes medicinais de Lelington Lobo Franco.

Ácido úrico

Doença caracterizada por inchaço, inflamação, dor e sensibilidade nas juntas. Pode afetar as articulações dos pés, base dos dedos, joelhos, tornozelos, pulsos e dedos das mãos. É um tipo de artrite decorrente de um defeito de genes hereditários, que afetam a excreção de ácido úrico pelos rins.

Quando os cristais de ácido úrico se depositam no líquido sinuvial (que envolve as articulações), o sistema imunológico tenta eliminá-los, causando inflamação.

Com o tempo, formam-se caroços salientes nas articulações. Alimentos que aumentam o ácido úrico: carne de frango (principalmente com pele), caldo de carne, peixes defumados, peixes enlatados, lentilhas, sementes de tomate, chocolate, cerveja, vinho tinto em conseqüência da purina.

Suco de melancia

2 xícaras com pedaços de polpa de melancia com sementes
1 copo de água-de-coco ou água mineral
Adoçante a gosto

Modo de preparo: colocar no liquidificador, bater rapidamente, coar e tomar em seguida. Dose recomendada: três vezes ao dia.

Principais elementos terapêuticos: A melancia tem muitos elementos essenciais para fortalecer o organismo. Um deles é o licopeno, pigmento que confere a cor vermelha à melancia. Pesquisas realizadas na Alemanha pelo Dr. Helmut Sies constataram que o licopeno é um varredor de radicais livres, evitando o câncer.

O suco da polpa da melancia, incluindo as sementes, elimina mais rapidamente o ácido úrico do organismo, fazendo com que os filtros renais funcionem melhor durante a passagem de água por eles. A melancia é composta de 90% por água e possui apenas 31 calorias.

Água-de-coco: contém muitos minerais, que são ótimos para hidratar e mineralizar o organismo. Possui apenas 20 calorias por 100 ml.

Luz e Paz,

Marilda Jorge

Nenhum comentário:

Site Meter