Seguidores

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Sessão Saúde e Prevenção

Dicas interessantes sobre a cebola

Tem gente que a adora e outros a abominam... rsos...
Ela é importante para o organismo e é bom a conhecer melhor: Cebola é o nome popular da planta cujo nome científico é Allium cepa, Lineu. Aqui, seu período de safra é de setembro a março.

A cebola é a base de todos os temperos, combina e oferece um sabor especial a quase todos os tipos de pratos e nos pratos orientais se faz presente sempre.

Pode ser considerada como auxiliar do organismo na defesa contra infecções, eliminando ao mesmo tempo eventuais substâncias tóxicas através dos rins, resultado da ação dos seus sais minerais, principalmente o Fósforo, Ferro e Cálcio e vitaminas do Complexo B e vitamina C.

É indicada para abrir o apetite, regulariza enfermidades do estômago, é ótima contra prisão-de-ventre, inchaços de qualquer natureza, problemas de pele, garganta, ossos (reumatismo), intestino e, é ainda, diurética.

O caldo de cebolas fervido, e com mel, é eficaz contra resfriados, gripes, tosse, bronquite e asma. Ela também depura o sangue e o fígado de substâncias tóxicas e aumenta a diurese.

Rica em elementos protetores contra infecção, é a pior inimiga dos vermes intestinais, eliminando, ao mesmo tempo, eventuais substâncias tóxicas através dos rins. Essas propriedades, entretanto, se perdem quando a cebola é cozida.

Ótima contra cálculos biliares, a cebola remove ainda as obstruções das vísceras e limpa as vias respiratórias. Crua, colocada sob o nariz, ela corta hemorragias nasais.

Aplicado topicamente, o suco de cebola é muito bom para as picadas de aranhas, abelhas e vespas, enfim, de insetos em geral. A cebola também é um excelente preventivo do enfarte. Frita ou assada, ajuda a dissolver coágulos sanguíneos. Para quem sofre de acidez estomacal ou formação de gases a cebola crua não é recomendada.

A cebola não apresenta grandes problemas para sua compra. Os únicos cuidados são: verificar sua consistência, uniformidade e brilho da casca.

Para evitar irritação nos olhos quando se corta uma cebola, basta colocar na ponta da faca um pedaço de pão (ele absorve boa parcela do cheiro e dos gases soltos), ou então, coloque a cebola na geladeira por uns 10 minutos, ou ainda, molhe-a em água fervente.

Agora vamos conhecer o outro lado da cebola, o lado onde ela se torna um grande elemento de defesa contra germes, doenças e odores.

Os xamãs sempre usaram pratos com cebolas pela casa ou resteas penduradas nas paredes, assim como o alho. Mas vamos falar das cebolas, elas têm um dom interessante, o de puxar o germe da doença para elas, então quanto mais perto ficar do doente, melhor. Está ai um grande germicida contra gripes e resfriados. Podemos colocar algumas cebolas numa travessa e deixá-las nas mesinhas de cabeceira, elas limparão o ambiente com certeza. Se você aguenta bem o cheiro de cebola, pode cortá-las nas pontas e usar o mesmo procedimento, deixando-as perto. Quando a gripe estiver rondando, cebola nela!!!

Pintou a casa e o cheiro da tinta está insuportável? Use as nossas amigas cebolas cortadas em rodelas dentro de bacias com água. Mais uma vez elas puxarão o odor para elas. Troque todos os dias ta!

Veja quanta utilidade tem esta nossa amiga, que muitos a chamam de mal cheirosa e fedorenta...

A natureza nos dá as ferramentas e precisamos saber utiliza-las e aproveita-las. Se você acredita ou não... não importa, experimente e comece o ano com novas descobertas, acredite, você vai se surpreender.

Luz e Paz,

Marilda Jorge

Um comentário:

Joe disse...

Existem mil e outras fantásticas propriedades que a cebola nos proporciona! Basta uma pesquisa no Google para confirmar. Nem caberia colocar todas aqui.
Deixo, então, uma dica para tirar o cheiro das mãos, sem precisar usar qualquer produto químico: após cortar cebolas, pegue uma colher de sopa e esfregue nos dedos, debaixo dágua corrente. A colher gunciona como um "detergente" que limpa todo o cheiro das cebolas.

Beijos!!!

Joe
http://demodelando.wordpress.com/

Site Meter