Seguidores

domingo, 31 de janeiro de 2010

As Cinco Chaves para Escrever a Sua Nova História

1) Não se engane, você precisa abordar a crise

2) Reconcilie-se com o sofrimento. Ele tem preciosas informações para lhe dar. Ouça-o, ele está querendo ir embora

3) Tudo o que lhe acontece é produto da sua ação ou inação

4) Segmente as suas metas

5) Nunca esqueça: a sua postura informa sua alma do que ela deve sentir e viver

Luz e Paz,

Marilda Jorge

sábado, 30 de janeiro de 2010

A Regra de Ouro

Só existe uma regra em todo o Universo, e essa regra é o Amor. Não importa qual religião ou fé você professe, o Amor é uma constante em todas elas. Veja abaixo um exemplo disso:

Budismo – “Não machuque os outros para que isso não te traga dor” (Udanavarga 5.18)

Cristianismo - “Em tudo, faça aos outros o que gostaríeis que fizessem por ti; pois esta é a lei” (Mateus 7:12)

Hinduismo – “Não faça aos outros nada que, se fosse feito a ti, te causaria dor” (Mahabharata 5.1517)

Islamismo – “Nenhum de vocês é um verdadeiro fiél até que desejem aos seus irmãos o mesmo que desejam para vocês mesmos” (Sunnab)

Jainismo –
Na felicidade e na tristeza, na alegria e no sofrimento, nós devemos cuidar de todas as criaturas da mesmo forma que cuidamos de nós mesmos” (Lord Mahavir 24º Tirthankara)

Judaísmo – “Aquilo que é odioso para você, não faça para os outros seres humanos. Esta é a lei, todo o resto é comentário” (Talmud, Shabbat 3 l a)

Xamanismo – “A humanidade não teceu a rede da vida. Nós somos apenas um fio dentro dela. Qualquer coisa que nós fizermos para a rede, nós faremos para nós mesmos” (Chefe Seattle)

Xintoismo – “Seja caridoso com todos os seres, pois o Amor é a representação de Deus” (KO-JI-KI Hachiman Kasuga)

Sikhismo – “Não crie inimizade com ninguém, pois Deus está dentro de todos” (Guru Arjan Devji 259. Guru Granth Sahib)

Taoísmo – “Veja o ganho de seu vizinho como seu próprio ganho, e veja a perda de seu vizinho como sua própria perda” (Tai Shang Kan Ying P'ien)

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O que é um Shabat típico?

Respondendo Emails

Um Shabat típico

Toda a sexta-feira, judeus shomer Shabat, (que cuidam do Shabat), deixam o escritório para começarem os preparativos. O estado de espírito é semelhante a quando se prepara para a chegada de um convidado querido e especial. A casa é limpa, a família toma banho e se veste, as melhores louças são colocadas à mesa, uma refeição festiva é preparada. Além disso, tudo que não pode ser feito durante o Shabat deve ser preparado com antecedência: luzes e aparelhos são ligados (ou timers colocados neles, se a família costuma fazer dessa forma), a lâmpada da geladeira deve ser removida, para que não acenda quando a porta for aberta, e os preparativos para as refeições do Shabat devem ser feitas.

O Shabat, como todos os outros dias judaicos, começa ao anoitecer, porque na história da Criação em Bereshit cap.1, está escrito: "E era noite, e era manhã, dia um." A partir daí, deduzimos que um dia começa com o anoitecer, ou seja, o pôr-do-sol. As velas do Shabat são acesas e uma bênção é recitada no máximo até dezoito minutos depois do pôr-do-sol. Este ritual, desempenhado pela mulher da casa, assinala oficialmente o início do Shabat. Duas velas são acesas, representando os dois mandamentos: zachor e shamor. Há um costume de acender uma vela adicional a cada filho que nasce, além das duas originais, e de meninas, a partir de três anos, acender sua própria vela, auxiliada por sua mãe, que deverá em seguida acender a sua. A família então poderá participar de um Cabalat Shabat em uma sinagoga próxima a sua casa.

Ao retornar da sinagoga, a família se mantém unida em torno da mesa. O homem da casa recita o Kidush, uma prece sobre o vinho, santificando o Shabat. A prece usual para comer pão é recitada sobre duas chalot. Então a família saboreia o jantar. Embora não haja exigências específicas ou costumes sobre o que comer, geralmente as refeições são constituídas de cozido ou alimentos de cozimento lento, por causa da proibição de cozinhar durante o Shabat.

Depois do jantar, o bircat hamazon (Graças Após as Refeições) é recitado. Embora isso seja feito todos os dias, no Shabat é feito de maneira mais relaxada.

Quando tudo isso já foi completado, geralmente são 9 horas, ou mais. A família tem uma hora ou duas para conversar ou estudar Torá, e depois vai dormir.

Na manhã seguinte, os serviços do Shabat começam por volta das 9 horas e continuam até cerca de meio-dia. Após os serviços, a família diz o Kidush novamente e tem outra refeição festiva. Uma refeição típica é o cholent, um cozido preparado lentamente. Quando birkat hamazon é recitada, são cerca de duas horas da tarde. A família estuda Torá por algum tempo, conversa, faz uma caminhada. É comum uma breve soneca no meio da tarde. É tradicional fazer uma terceira refeição antes do final do Shabat. Esta geralmente é uma refeição leve no final da tarde.

O Shabat termina ao cair da noite, quando três estrelas estão visíveis, cerca de 40 minutos após o pôr-do-sol. Na conclusão do Shabat, a família desempenha um ritual de encerramento chamado Havdalá (separação, conclusão). São recitadas bênçãos sobre o vinho, especiarias (cravo) e velas. Então é recitada uma bênção a respeito da divisão entre o sagrado e o secular, entre o Shabat e os dias comuns da semana, etc.

O Shabat é portanto um dia repleto, único e extremamente relaxante. Você não sente falta do celular, de dirigir seu carro ou fazer compras. Para isto você tem seis dias inteirinhos da semana para se programar.
Tente! Vale a pena!

Luz e Paz,

Marilda Jorge

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Desabafo de uma mulher atual...

Texto enviado por Marina Hiroko Nishida, obrigada pela colaboração.

O valioso tempo dos maduros

(Mário de Andrade)

Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para a frente do que já vivi até agora. Tenho muito mais passado do que futuro. Sinto-me como aquele menino que ganhou uma bacia de jabuticabas.
As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.
Já não tenho tempo para lidar com mediocridades.
Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados.
Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.
Já não tenho tempo para conversas intermináveis, para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha.
Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos.
Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral.
As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos.

_________________________________

Gente.... será que faltam tão poucas jabuticabas na minha bacia .... pois, já não tenho "saco" para mediocridades, nem gente falsa, nem gente mesquinha, nem gente avarenta, nem "faz de conta", nem valores invertidos, nem um monte de coisas........
Cheguei num ponto de não aceitar mais qualquer coisa ou qualquer tipo de mal tratamento.... quero ter o direito de escolher o que me serve, o que me agrada, o que eu quero de melhor, incluindo as amizades .... será que estou errada .... será que estou certa .... ou será que estão acabando as jabuticabas da minha bacia .... eu queria ter pelo menos metade ainda!! Sou a Marina!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Devemos castrar o nosso cão?

"Devo? Não devo?" Para muitos proprietários, a questão de castração é um grande dilema. Alguns podem estar indecisos sobre criar ou não o animal de estimação da famí­lia, enquanto outros argumentam que a esterilização não é natural. Qualquer que seja seu ponto de vista, estudos mostram que castração pode ajudar os cães a viver mais, de forma mais saudável e com menos problemas.

Problemas de saúde relacionados com a reprodução são bastante comuns em cães, especialmente aqueles que nunca reproduziram. Quanto mais cedo o cão for esterilizado, mais fácil será limitar estes problemas. Sem a castração, seu cão obediente pode se transformar em uma bola de pêlos cheia de hormônios, sem pensamentos racionais. Alguns cães levam isso ao extremo, fugindo constantemente e se colocando em grande perigo. Outros não conseguem focar quando há uma fêmea possí­vel na proximidade.

Cães machos podem ser um grande problema quando não castrados. Podem causar problemas quando não estiverem na coleira, ou, pior ainda, quando atacarem outros cães estando na coleira. Quando castrados, irão estar menos inclinados a andar longas distâncias e ficarão menos agressivos no geral, especialmente com crianças, que podem ser vistas como um ser de posição social mais baixa na matilha.

Fêmeas geralmente também têm temperamento mais dócil quando castradas e ficam mais satisfeitas ao se livrar dos cios. Cadelas mais tensas tendem a ganhar confiança ao saber que não serão montadas por todos os machos da cidade.

Muitos donos ficam preocupados achando que a esterilização irá alterar a personalidade de seu cão, deixá-lo gordo e preguiçoso. Mas a verdade é que muitos cães sentem-se melhores quando perdem aquela energia que têm de frustrar. Castrar seu cão não irá mudá-lo, irá acabar com a constante vontade que tem de escutar mais seus hormônios do que você. O resultado é mais felicidade, um cão mais focado, livre de sintomas de sobrecarga hormonal como fugir, urinar em casa e latir insistentemente.

Não dá para prever a resposta de seu cão ao ciclo reprodutivo. Alguns se comportam muito bem e se recusam a deixar com que seus hormônios dominem, outros são enviados a centros para encontrar uma casa, pois os donos não conseguem lidar com seu comportamento. Para a maioria dos cães, no entanto, a castração é benéfica. Sem a vontade de procriar, seu amigo peludo pode ficar muito mais à vontade para escutar e comportar-se, podendo até virar o cão que você sempre quis.

A não ser que queira crias, faz sentido castrar o cão já que, no final, trará benefícios.

Luz e Paz,

Marilda Jorge

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Cama desfeita e ventilada...

Texto enviado por Dr. Luiz Carlos Jorge, obrigada pela colaboração.

Você deixa a sua cama ventilar quando levanta, bate os lençóis e os deixa arejar? Não! E você se sente alérgico e espirra muito? Tem coceiras no nariz e na garganta?
Então saiba como os ácaros se divertem...

Cama por fazer é melhor para a saúde.

OUTRA COISA QUE RECOMENDO FAZER SEMANALMENTE É ASPIRAR O COLCHÃO COM O ASPIRADOR DE PÓ.

Cientistas britânicos concluíram que deixar a cama por fazer é melhor e mais higiênico.
A investigação dos especialistas da Universidade de Kingston revelou que os ácaros que vivem nos colchões não conseguem sobreviver se a cama estiver desfeita.

Os investigadores acreditam que estes pequenos insetos precisam de um ambiente
quente e úmido para sobreviver, uma vez que retiram umidade da atmosfera que os rodeia.

«Deixar a cama por fazer durante o dia retira a umidade dos lençóis e do colchão, fazendo os ácaros ficarem desidratados e morrerem», adianta o responsável pela pesquisa, Stephen Pretlove.

Em média, uma cama alberga 1,5 milhões de ácaros, insetos com menos de um milímetro de comprimento, que se alimentam de partículas de pele humana morta.

Atenção contra gripes e resfriados: Quartos arejados e limpos, lençóis ventilados e camas desfeitas!

E boa saúde!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Sessão Saúde e Prevenção

Dicas interessantes sobre a cebola

Tem gente que a adora e outros a abominam... rsos...
Ela é importante para o organismo e é bom a conhecer melhor: Cebola é o nome popular da planta cujo nome científico é Allium cepa, Lineu. Aqui, seu período de safra é de setembro a março.

A cebola é a base de todos os temperos, combina e oferece um sabor especial a quase todos os tipos de pratos e nos pratos orientais se faz presente sempre.

Pode ser considerada como auxiliar do organismo na defesa contra infecções, eliminando ao mesmo tempo eventuais substâncias tóxicas através dos rins, resultado da ação dos seus sais minerais, principalmente o Fósforo, Ferro e Cálcio e vitaminas do Complexo B e vitamina C.

É indicada para abrir o apetite, regulariza enfermidades do estômago, é ótima contra prisão-de-ventre, inchaços de qualquer natureza, problemas de pele, garganta, ossos (reumatismo), intestino e, é ainda, diurética.

O caldo de cebolas fervido, e com mel, é eficaz contra resfriados, gripes, tosse, bronquite e asma. Ela também depura o sangue e o fígado de substâncias tóxicas e aumenta a diurese.

Rica em elementos protetores contra infecção, é a pior inimiga dos vermes intestinais, eliminando, ao mesmo tempo, eventuais substâncias tóxicas através dos rins. Essas propriedades, entretanto, se perdem quando a cebola é cozida.

Ótima contra cálculos biliares, a cebola remove ainda as obstruções das vísceras e limpa as vias respiratórias. Crua, colocada sob o nariz, ela corta hemorragias nasais.

Aplicado topicamente, o suco de cebola é muito bom para as picadas de aranhas, abelhas e vespas, enfim, de insetos em geral. A cebola também é um excelente preventivo do enfarte. Frita ou assada, ajuda a dissolver coágulos sanguíneos. Para quem sofre de acidez estomacal ou formação de gases a cebola crua não é recomendada.

A cebola não apresenta grandes problemas para sua compra. Os únicos cuidados são: verificar sua consistência, uniformidade e brilho da casca.

Para evitar irritação nos olhos quando se corta uma cebola, basta colocar na ponta da faca um pedaço de pão (ele absorve boa parcela do cheiro e dos gases soltos), ou então, coloque a cebola na geladeira por uns 10 minutos, ou ainda, molhe-a em água fervente.

Agora vamos conhecer o outro lado da cebola, o lado onde ela se torna um grande elemento de defesa contra germes, doenças e odores.

Os xamãs sempre usaram pratos com cebolas pela casa ou resteas penduradas nas paredes, assim como o alho. Mas vamos falar das cebolas, elas têm um dom interessante, o de puxar o germe da doença para elas, então quanto mais perto ficar do doente, melhor. Está ai um grande germicida contra gripes e resfriados. Podemos colocar algumas cebolas numa travessa e deixá-las nas mesinhas de cabeceira, elas limparão o ambiente com certeza. Se você aguenta bem o cheiro de cebola, pode cortá-las nas pontas e usar o mesmo procedimento, deixando-as perto. Quando a gripe estiver rondando, cebola nela!!!

Pintou a casa e o cheiro da tinta está insuportável? Use as nossas amigas cebolas cortadas em rodelas dentro de bacias com água. Mais uma vez elas puxarão o odor para elas. Troque todos os dias ta!

Veja quanta utilidade tem esta nossa amiga, que muitos a chamam de mal cheirosa e fedorenta...

A natureza nos dá as ferramentas e precisamos saber utiliza-las e aproveita-las. Se você acredita ou não... não importa, experimente e comece o ano com novas descobertas, acredite, você vai se surpreender.

Luz e Paz,

Marilda Jorge

domingo, 24 de janeiro de 2010

Pensamento do Dia

Quando você levantar o braço para bater em seu filho, ainda com o braço no ar, pense se não seria mais educativo se você descesse esse braço de forma a acariciá-lo, em vez de machucá-lo.

Kahlil Gibran

sábado, 23 de janeiro de 2010

Dicas interessantes sobre a batata.

Batata:

1. Não jogue fora as cascas de batata. Frite em óleo quente, tempere com sal. E sirva como aperitivo.

2. Corte as batatas em fatias grossas, coloque para fritar em óleo bem quente e adicione um pouco de sal. As batatas ficarão coradas e sequinhas.

3. Você pode obter um excelente adubo para as suas plantas batendo no liquidificador uma porção de cascas de batatas.

4. Para salgar as batatas fritas de maneira uniforme, coloque dentro de um saco de papel com uma porção de sal. Depois, sacuda por alguns segundos. Desse modo, você tempera e enxuga as batatas numa só operação.

5. Coloque as batatas já cortadas no congelador por meia hora antes de fritar. Elas ficarão secas e macias.

6. Faça um pequeno corte na casca das batatas antes de assar. Assim, elas não se quebrarão.

7. Para dar um sabor especial a qualquer prato com batatas cozidas, coloquem na água de cozimento alguns cravos-da-índia.

8. Se você colocar duas rodelas de cebola nas batatas fritas, pouco antes de tirar do fogo, elas ficarão com um sabor especial.

9. As batatas assadas ficarão mais saborosas e suas cascas não racharão se você passar um pouco de manteiga ou gordura de bacon antes de assar.

10. Para fazer um purê não é necessário descascar as batatas. Basta espremer as batatas cozidas, com cascas e ainda quentes, num espremedor comum. As batatas serão espremidas normalmente e as cascas ficarão dentro do espremedor.

11. Se você quiser que as batatas grandes cozinhem por igual, fure uma por uma com um garfo, antes de colocar na panela e levar ao fogo. Dessa maneira, as batatas ficarão perfeitas e não racharão.

12. Corte as batatas em rodelas bem finas e deixe de molho em água com vinagre durante quinze ou vinte minutos. Enxugue e frite com óleo quente, sem sal. Elas ficarão bem sequinhas.

13. Para fritar batatas mais rapidamente, enxugue-as num pano de prato. Isto fará também com que elas não grudem.

14. O purê de batata ficará mais saboroso se você acrescentar uma clara batida em ponto de neve às batatas já cozidas e amassadas.

15. Se você quiser que o purê de batata fique com uma boa consistência, sem ficar mole, coloque um pouco de leite em pó.

16. Acrescente ao purê de batata uma colher de chá de fermento em pó. Bata bem com um garfo e leve ao forno por alguns minutos. O purê crescerá, ficando leve e cremoso.

17. Para tirar o excesso de óleo das batatas fritas, coloque-as sobre um papel absorvente ou guardanapo de papel, antes de servir.

18. Para as batatas não escurecerem depois de descascadas, coloque as numa vasilha com água fria.

19. Para as batatas não escurecerem no cozimento, coloquem na água algumas gotas de limão ou de vinagre ou de leite ou ainda pedacinhos de cebola.

20. As batatas não se desmancharão se você colocar, na água de fervura, azeite na seguinte proporção: para cada meio quilo, três colheres de sopa de azeite e sal a gosto.

21. Uma receita de batata para quem tem gastrite: Rale a batata crua, esprema todo o sumo e tome em jejum pela manhã, após preparar não deixe na geladeira, tem que ser tomado na hora. Isso deverá repetir a noite antes de deitar.

22. O que sobrou da batata raspada (fécula) também é aproveitado e é um excelente alimento para quem tem gastrite. É só cozinhá-la com azeite, um pouquinho de sal, uma colher de sobremesa de leite em pó e um dedo de água. Garanto que vão adorar!

Bom proveito e muita Luz e Paz!

Marilda Jorge

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Intimidade com Deus

Chovia demais e eu resolvi esperar com calma no lugar em que eu havia almoçado. Olhei para a chuva e me senti flutuando, mesmo no meio do rebuliço de pessoas entrando e saindo...

Sentindo-me ótima, me desliguei da conversa de todos.

Conversando com Deus, agradeci esta água que purifica o ar e alivia as energias das pessoas, limpa as ruas e o mundo...

A chuva diminuiu, mas continuei olhando e resolvi me levantar, segui até a porta do restaurante, senti o frescor dos pingos e sem preocupação alguma, sai andando... não me cobri, não quis o guarda-chuva e quando cheguei ao meu destino estava ensopada e feliz!

Agradeci este momento de intimidade com a Mãe Natureza, onde raios cortavam o céu e o ribombar dos trovões me deixaram com a adrenalina a mil, lavando minha alma e o meu corpo. Acho que todos nós precisamos deste momento de intimidade com Deus e suas forças, dando uma lavadinha em todos os nossos corpos sutis e em nossa aura.

Se me perguntarem o que vi no caminho percorrido até em casa? Direi com certeza que não vi nada! Apenas vi e senti a chuva! Pisei em poças, dei risada e levei banhos dos carros que transitavam velozes...

Senti que Deus estava comigo e brincava com seus pingos enormes, com suas poças e se tivesse papel, teria feito um barquinho e colocado na enxurrada, só para vê-lo navegar... e aí, tenho certeza que estaríamos brincando juntos...

Obrigada por compartilhar esta felicidade legal comigo, Senhor! Daqui para frente estarei mais atenta ainda em outras oportunidades como esta. Se puder e não estiver muito ocupado, faça com que meus amigos do mundo inteiro, percebam quantas alegrias podem viver, vencendo os medos e voltando a ser criança outra vez! É só deixar fluir, viver o que nos é dado e não reclamar!

Luz e Paz,

Marilda Jorge

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Se fôssemos todos assim, seria o ideal

Texto enviado por Berenice Ramos, obrigada pela colaboração.

Uma pureza de alma de todo o tamanho...

O autor e conferencista Leo Buscaglia certa ocasião falou de um concurso em que tinha sido convidado como jurado.

O objetivo era escolher a criança mais cuidadosa. Eis alguns dos vencedores:

1 - Um garoto de 4 anos tinha um vizinho idoso ao lado, cuja esposa havia falecido recentemente.
Ao vê-lo chorar, o menino foi para o quintal dele, e simplesmente sentou-se em seu colo.
Quando a mãe perguntou a ele o que havia dito ao velhinho, ele respondeu:
- Nada. Só o ajudei a chorar.


2 - Os alunos da professora de primeira série Debbie Moon estavam examinando uma foto de família.
Uma das crianças da foto tinha os cabelos de cor bem diferente dos demais. Alguém logo sugeriu que essa criança tivesse sido adotada.
Logo uma menina falou:
- Sei tudo sobre adoção, porque eu fui adotada.
Logo outro aluno perguntou-lhe:
- O que significa "ser adotado"?
- Significa - disse a menina - que você cresceu no coração de sua mãe, e não na barriga!


3 - Sempre que estou decepcionado com meu lugar na vida, eu paro e penso no pequeno Jamie Scott.
Jamie estava disputando um papel na peça da escola. Sua mãe me disse que tinha procurado preparar seu coração, mas ela temia que ele não fosse escolhido.
No dia em que os papéis foram escolhidos, eu fui com ela para buscá-lo na escola. Jamie correu para a mãe, com os olhos brilhando de orgulho e emoção:
- Adivinha o que, mãe!
E disse aquelas palavras que continuariam a ser uma lição para mim:
- Eu fui escolhido para bater palmas e espalhar a alegria!


4 - Conta uma testemunha ocular de Nova York:
Num frio dia de Dezembro, alguns anos atrás, um rapazinho de cerca de 10 anos, descalço, estava em pé em frente a uma loja de sapatos, olhando a vitrine e tremendo de frio.
Uma senhora se aproximou do rapaz e disse:
- Você está com pensamento tão profundo, olhando essa vitrine!
- Eu estava pedindo a Deus para me dar um par de sapatos - respondeu o garoto...
A senhora tomou-o pela mão, entrou na loja e pediu ao atendente para dar meia duzia de pares de meias para o menino. Ela também perguntou se poderia conseguir-lhe uma bacia com água e uma toalha. O balconista rapidamente atendeu-a e ela levou o garoto para a parte detrás da loja e, tirando as luvas, se ajoelhou e lavou seus pés pequenos e secou-os com a toalha.
Nesse meio tempo, o empregado havia trazido as meias. Calçando-as nos pés do garoto, ela também lhe comprou um par de sapatos.
Ela amarrou os outros pares de meias e entregou-lhe. Deu um tapinha carinhoso em sua cabeça e disse:
- Sem dúvida, vai ser mais confortável agora.
Como ela logo se virou para ir, o garoto segurou-lhe a mão, olhou seu rosto diretamente, com lágrimas nos olhos e perguntou:
- Você é a mulher de Deus?

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Chama Violeta para o Haiti

Texto enviado por Fernando Leite, obrigada pela colaboração.

Caros Amigos,

Peço que todos enviem a Chama Violeta para o Haiti - AGORA!

Enviar a Chama Violeta todos os dias, quantas vezes por dia você puder.

As invocações devem ser feitas a partir do plano terrestre.

Peçam à Chama Violeta para transmutar toda a dor, sofrimento, medo e outros negativos em esperança, amor, milagres e bênçãos para todos no Haiti. Por favor, lembre-se dos animais também.

Peçam à Chama Violeta para purificar todos que morreram, para que possam receber sua Ascensão.

Estejam a serviço da terra e todas as formas de vida TODAS, pois Somos Todos Um.

Peçam e nós responderemos.

Bênçãos a Todos

EU SOU Saint Germain
==================================================

Invocação à Intervenção Divina a nossos irmãos e irmãs no HAITI


Amada Presença EU SOU de toda a humanidade, Infinita e Poderosa Presença EU SOU, a partir do Grande Sol Central, Todos os Grandes Seres Cósmicos e Legiões de Luz, todos os Mestres Ascensionados, e toda a hoste Angélica, Lady Althea e sua legiões de Anjos, As equipes de Energia Médica Universal, os Curadores Arcturianos, e todos os Curadores Galáticos.

Nós invocamos a Sua Divina Intervenção AGORA e convocamos a Chama Violeta para transmutar toda a dor, sofrimento, medo e outros negativos, em esperança, amor, milagres e bênçãos para todas as pessoas e animais do Haiti.

Manifesto agora! Manifesto agora! Manifesto agora!

Pedimos que a Chama Violeta purifique todos que fizeram a passagem, para que possam receber sua Ascensão.

Grandes Mestres Ascensionados, nós os agradecemos e abençoamos por sua assistência imediata e intervenção divina, em nome do povo do Haiti em sua grande necessidade.

Damos graças! Damos graças! Damos graças!

Luz e Paz!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Dica Esperta da Semana

Texto enviado por Marina Hiroko Nishida, obrigada pela colaboração.

REPELENTE DE MOSQUITOS

Experimentem porque está ao alcance de todos. Eu costumava usar principalmente nas mesas de cabeceira à noite e dura enquanto o limão estiver bom.

Cravos espetados em limão afastam os mosquitos e é um repelente eficiente e barato. Posso garantir que funciona mesmo. O limão, quem diria, tão apreciado nas caipirinhas, não tem o mesmo prestígio entre os mosquitos. Aliado ao cravo, ajuda-nos a combater o Aedes Aegypt.

O cravo-da-índia, espalhado por superfícies, é muito utilizado para afastar formigas.
Contra mosquitos era novidade, até que experimentei e fiquei admirado com os resultados.
Faça como na foto. Enterre alguns cravos em meio limão. Faça isso com 3 ou 4 limões e espalhe pela casa.

Mais uma arma para afastar os mosquitos e se prevenir contra a dengue, malária e outras doenças transmitidas por mosquitos.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Os soldados da Luz estão se organizando...

Lendo este texto do STUM, onde o Sergio coloca tão bem uma situação no mundo, totalmente imperfeita e desumana, chego a conclusão de que os soldados de Luz estão se organizando! E precisamos divulgar as verdades neste ano de 2010, mostrando que embora desejemos a Luz e Paz, não somos bobos nem alienados.

Todos os dias somos enganados e uma minoria silenciosa brinca com nossas vidas como marionetes, comemos, bebemos, tomamos remédios e somos obrigados a aceitar uma campanha atrás da outra sem nexo e compulsiva. Posto isso, segue este texto do Sergio, deve ser divulgado para o maior numero de pessoas, pois muitos, quando falamos, não acreditam. Como somos todos servidores da Luz, as palavras muitas vezes são diferentes, mas as mensagens sempre desejam atingir um alvo muito claro.

Esclarecer com informações, para a prevenção de cada ser vivente nesta Terra.

Cada um que tiver conhecimento de algo e puder divulgá-lo, está ajudando muitos a se interarem do que fazem poucos para comandar...

Pesquisem, estudem e comprovem, pois este é um trabalho formidável mostrando o grande amor de Ágape. (amor pela humanidade)

Segue abaixo um texto realmente importante e esclarecedor!

Luz e Paz,

Marilda Jorge


Sobre a Água
Muitos leitores sabem que utilizamos o pêndulo para esta comunicação sutil e desta vez não foi diferente. A sequência de perguntas é respondida com movimentos que apontam para "sim" e "não" e sempre o resultado é claro, chegando a surpreender e até a nos deixar inseguros em função do assunto que deverá ser tratado.

No entanto, o fluxo de informações que chegam em seguida, e que chamamos de sincronicidades, gera um estado de serenidade e calma interior que facilita sobremaneira a tarefa a ser levada ao ar.

No mais, sempre existem aspectos pessoais que estão bem em sintonia com o boletim... no caso, minha perda da memória, um cansaço acentuado e um enrijecimento das articulações, ou seja, um começo de artrite. É duro não conseguir lembrar os telefones das pessoas queridas e os acontecimentos recentes, bem como ter dificuldades de levantar do sofá ou de fazer força com as mãos.

Sintomas da idade? Difícil dizer, pois a veneranda mãe invariavelmente toma seu belo copo de vinho tinto no almoço e no jantar, todo dia lê sem óculos o jornal, e que, quando inspirada, canta alegremente suas músicas preferidas... e ainda lembra com saudade de praticamente todos os episódios de sua existência, desde a infância. Meu tio, que também mora na Itália, aos 90 anos tem uma memória privilegiadíssima e frequentemente me pergunta sobre a qualidade do futebol no Brasil, sem jamais esquecer do Ronaldo e do Adriano. Mas vamos ao que interessa, por partes.

Desde que, em 2002, li a matéria e assisti ao DVD do Dr. Emoto ao final do artigo, sobre as mensagens da água e sua importância em nossa vida física, mental e emocional, deixei de beber água de torneira ou filtrada e passei a ingerir somente água mineral, cerca de 2 litros por dia, entre natural e gaseificada. Escolhi duas grandes empresas envasadoras situadas no Estado de São Paulo. Tinha absoluta certeza, até ontem, dia 12 de janeiro, de que recebia o produto exatamente como saía do poço, mantendo inalteradas todas suas características peculiares originais.

No entanto, tal qual acontece com os fornecedores de água de torneira, as duas empresas alteram (ou adulteram) o que a natureza fornece de graça, aditivando flúor e provavelmente ainda cloreto e lítio, um metal leve amplamente utilizado como coadjuvante no tratamento da depressão.

"Gostaria de aconselhar contra a fluoretação. Efeitos colaterais não podem ser excluídos. Na Suécia, a ênfase é hoje em dia manter o ambiente limpo, com relação a substâncias farmacologicamente ativas e, portanto, potencialmente tóxicas". - Dr. Arvid Carlsson, Prêmio Nobel de Medicina (2000).

Descobri, pesquisando cuidadosamente na Internet até altas horas da madrugada de hoje, uma enorme quantidade de documentação sobre o uso do flúor nas águas de consumo humano e a maioria delas é de causar arrepios. Tal qual o DDD, o chumbo na gasolina, o amianto, o tabaco, o flúor é hoje duramente contestado por diversas comunidades científicas, que conseguiram com que fosse eliminado, banido como complemento alimentar, tratando-se de um gás corrosivo altamente reativo e tóxico, excetuando-se as baixíssimas concentrações. Sim, os países que considero como entre os mais evoluídos em qualidade de vida e ética, onde a corrupção foi praticamente extinta e as mulheres ocupam parte expressiva dos cargos executivos principais, estão livres deste elemento. Refiro-me a Áustria, Finlândia, Dinamarca, Noruega, Suécia e Holanda. Também estão livres do flúor os principais países exportadores do mundo: Alemanha, Japão e China. Hoje, somente 5% da população mundial recebe flúor pela água, sendo os Eua e o Brasil (este último somente desde 1974, em pleno regime militar, justamente quando a Europa começava a banir o flúor) os maiores consumidores deste produto.

"A Associação Médica Americana não está em condição de afirmar que a fluoretação da água não trará dano algum a qualquer pessoa. A AMA não tem realizado qualquer trabalho de investigação, quer a longo prazo ou a curto prazo, sobre a possibilidade de quaisquer efeitos secundários".

- Dr. Flanagan, Diretor Adjunto de Saúde Ambiental, American Medical Association.
Veja que toda a água em nosso país é fluoretada e entra inevitavelmente no ciclo de produção de todos os alimentos, sejam eles brócolis, lasanha ou qualquer tipo de bebida, incluindo cerveja e refrigerantes! Estamos praticamente recebendo em maior ou menor grau este composto tóxico mesmo sem beber nada... ou seja, não existem alternativas, a menos que a gente adquira produtos orgânicos livres de qualquer aditivo, regados com água de poço artesiano. Desta forma, o leque de escolhas que nos resta é mínimo; na verdade, nas grandes cidades não temos escolha alguma...

"Estou horrorizado com a possibilidade de usar a água como veículo de drogas. O flúor é um veneno corrosivo que irá produzir efeitos graves no longo prazo. Qualquer tentativa de utilizar a água desta forma é lamentável".

- Dr. Charles Gordon Heyd, Ex-Presidente da Associação Médica Americana.
Amigas e Amigos, não podemos mais deixar que continue como está, tudo em nome de "combater as cáries", pretexto este ainda muito nebuloso e rejeitado por inúmeras pesquisas sérias realizadas na Europa. É tempo de falar a verdade, pois ela liberta. É tempo para ter coragem, pois a Alma não pode se apequenar.

Muitos investigadores bem documentados alegam que o principal objetivo da fluoretação artificial é o de embotar o cérebro, manter as pessoas submissas, controladas, apagadas mental, emocional e espiritualmente; a atuação tóxica (além dos sintomas que me dizem respeito) agride a glândula pineal, no centro do cérebro e ainda provoca alterações no funcionamento regular da tireóide. Pelo que posso concluir, com simples bom senso e mente aberta, é preciso investigar muito e a fundo, questionar a quem interessa, agir com determinação, manifestar nosso poder, exigir a sagrada liberdade de escolha e não a imposição pura e simples que vem de cima para baixo. Por que somos obrigados a tomar altas dosagens do "medicamento" que chegam a ser tóxicas, mormente no caso de quem, como eu, toma muita água, inclusive por praticar esportes com regularidade?

Por que não utilizamos meios menos prejudiciais para combater a cárie? Por que não deixamos que as águas de fonte cheguem com sua integridade original nos nossos lares? Sei, conheço de meu trabalho anterior com equipamentos, que existem bons envasadores, éticos e honestos, que não modificam em nada sua água. Um é da região de Águas de Lindóia.

"A EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos) deveria agir imediatamente para proteger o público, não apenas em função dos dados sobre o câncer, mas na evidência de fraturas ósseas, artrite, mudanças genéticas e outros efeitos". - Dr. William Marcus, toxicologista sênior no EPA.

Engraçado... na Europa a gripe suína foi praticamente esquecida por todos, inclusive pela mídia, chegando a ser considerada uma grande fraude perpetrada pelo "cartel da doença", e mesmo que este inverno seja particularmente rigoroso, nenhum controle específico é hoje realizado nos aeroportos, ninguém anda na rua usando máscaras no rosto... a vacinação obrigatória se transformou num fracasso enorme, virou motivo de piada e os países se encontram agora com enormes estoques de vacinas para desovar; a validade é de um ano apenas... Somente a França cancelou 50 milhões de doses ainda não entregues e está tentando vender outros milhões para "países emergentes". Coincidência ou não, no dia em que cheguei de volta, uma foto na primeira página do maior jornal de SP mostrava nosso governador com avental branco e de toca no Butantã, cercado de câmeras de TV, declarando que a partir de março, todo mundo iria ser vacinado contra a gripe suína... isso pode?

Agradeço aos Guias pela permanente inspiração e proteção. Nos dez anos de vida do STUM, completados em 3 de Janeiro, somente procuramos divulgar a verdade, as experiências realizadas, técnicas não invasivas para aliviar as dores da alma e do corpo. Sempre conectados com a Fonte, sua sabedoria infinita e sua permanente irradiação de amor incondicional. Hoje o assunto foi talvez técnico e cansativo, mas era exatamente isso que precisava ser dito. Bom seria que fosse lido por muitas pessoas, que fosse traduzido também para o inglês... A informação correta cura e conforta os seres como um todo. Esta é nossa obrigação hoje. Só estamos fazendo o que é preciso.

Que este ano seja de muita e profunda transformação.
Abençoados sejamos.
Somos Um só

Sergio-STUM.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Qual o seu desconforto?

DESCONFORTO CLIMÁTICO

Um amigo me perguntou hoje pela manhã, depois de uma longa noite mal dormida, devido ao forte calor: porque está tão quente? porque tanta chuva violenta, com ventos tão fortes? porque os terremotos? Coisas que ele está vivenciando aqui e lá em seu país natal.

Como todo ser desperto ele já sabe que tudo isso está relacionado com o processo de transição que o planeta atravessa, mas ele queria saber um pouco mais – o que realmente há ‘por trás’ desses fatos evidentes, que possa explicar algo e ajudar, em particular e na prática, a cada um de nós.

Assim, primeiramente lhe disse: o fogo (e o calor) transmuta. A água, limpa. O ar (ventos) desloca. Os terremotos equilibram.

O quê?

Cabe a cada um, que esteja vivenciando um tipo de desconforto, descobrir dentro de si mesmo o que precisa transmutar (dar adeus para sempre...), o que precisa limpar (reagir emocionalmente de uma maneira diferente...), o que precisa deslocar (sair da acomodação...), e o que precisa equilibrar (mudar de atitude) em seus relacionamentos, internos e externos.

Particularmente ele disse que o calor é o seu maior desconforto no momento.

Uma boa reflexão, hein?

sábado, 16 de janeiro de 2010

Sem Fronteiras

Folha On-line

Luta pela vida no Haiti é impressionante

A psicóloga brasileira Débora Noal, 28, embarca para o Haiti amanhã, com, ao menos, duas bagagens significativas: a participação --em duas ocasiões-- nas missões da organização Médicos Sem Fronteiras, após a temporada de furacões que atingiu o país em 2008. O extrato das missões é resumido por Débora pela "capacidade de reexistir" dos haitianos.

"A luta pela vida nesse país é impressionante, a capacidade de se reconstruir como ser humano, de perseverança, de querer estar vivo. É um engajamento de vida", afirma ela, que trabalha na assistência de saúde mental da ONG.

Divulgação


Débora Noal, psicóloga da entidade Médicos Sem Fronteiras, embarca amanhã para o Haiti

Na missão para a qual embarca amanhã, Débora ficará na capital haitiana, Porto Príncipe, cuja localização é bastante próxima ao epicentro do terremoto. A previsão de estadia, de acordo com ela, gravita entre duas semanas e um mês.

A psicóloga também diz que não há como antecipar a situação psicológica acerca das pessoas depois da tragédia.

"Tentando um comparativo [com as missões anteriores], havia reações muito distintas: gente com muita raiva, outras com um sentimento de grande incapacidade e dor. Havia aqueles cuja capacidade de andar era perdida --não queriam sair de perto da equipe do hospital, por medo de recomeçar", conta.
"Existe uma dificuldade de dizer e compreender o que aconteceu, perder filho ou marido. No caso de desastres naturais, não há um culpado a quem se dirigir, a dimensão do sofrimento é muito grande", pondera. Seu objetivo no Haiti, descreve, é compreender o que aconteceu "a partir da vivência das pessoas".

Outra preocupação, observada a partir das missões anteriores, é com o alto índice de violência sexual no país.

Ela evita falar sobre a possibilidade de eclosão de novos conflitos sociais no Haiti --até hoje, as tropas de missão da ONU permanecem no país, a fim de garantir a paz na região. "Existe uma preocupação muito forte dos Médicos Sem Fronteiras quanto a isso, a ajuda é proposta com esta preocupação."

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

UM ÓTIMO 2010, PARA TODOS

Texto enviado por Ramiro Ros, obrigada pela colaboração.

De tudo que ouvi ano passado, uma frase me chamou atenção... "Não devemos nos preocupar em fazer do mundo um lugar melhor para os que virão. Devemos mesmo é nos preocupar em ser pessoas melhores para o mundo, pois somente assim, teremos um mundo melhor!"

Vamos falar de mudanças!! Mudanças profissionais, Mudanças de vida, Mudanças de Percurso, Mudanças de humor, Mudar!! Mudar!
Mudar é necessário? Como mudar para melhor? como não se paralisar? como saber a hora de mudar? Como celebrar e se alegrar e aproveitar a oportunidade de cada vez mais estarmos em um mundo aberto à mudanças?

MUDANÇA
Sair do lugar
Movimentar
Ar
Respirar
Andar
Partir e Chegar
Viver, Sentir, Estar
Ser
Viver
Crescer
Continuar a caminhar
Sabendo que se quer
Chegar a algum lugar
Lugar
Mudar
Parar
Pensar
Viver e Deixar Viver
Como é bom
Caminhar...

Para este ano que já está acontecendo, eu desejo a todos capacidade de superar, de aprender, de sorrir, de festejar, de chorar,... Mas acima de tudo, desejo capacidade de mudar e de melhorar...

Paz e luz!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Receitinhas Espertas do Mês

Texto enviado por Leny do Nascimento, obrigada pela colaboração.

1. Antes de lavar verduras, deixe-as mergulhadas em água com um pouco de sal e vinagre durante dez minutos. Assim, os bichinhos e lagartas subirão à superfície da água, facilitando a limpeza. Esse procedimento é ótimo especialmente para limpar couve-flor.

2. Ao cozinhar verduras, coloque uma colherinha de açúcar para manter a cor e o sabor naturais. Não use bicarbonato de sódio, pois ele elimina as vitaminas das verduras.

3. Quando você cozinhar hortaliças com cheiro forte, como a couve-flor e o repolho, acrescente à água uma colher de sopa de leite.

4. Para tirar o cheiro que se desprende das verduras quando cozidas, basta colocar uma casca de pão na água do cozimento.

5. Cozinhe as verduras num cuscuzeiro, aproveitando o vapor. Assim, elas não perderão o valor nutritivo.

6. Antes de descascar chuchu, passe um pouco de óleo nas mãos, para que a baba não grude. Depois é só lavar as mãos com água e sabão.

7. Antes de descascar chuchu, corte ao meio e deixe em uma salmoura fraca por dez minutos. Assim, ele soltará menos baba.

8. Cozinhe talos e folhas verdes de couve flor até ficarem macios e sirva com manteiga derretida ou molho branco por cima. Além de ficarem saborosos, são muito nutritivos.

9. Você pode extrair o suco de abobrinhas cozidas ou de espinafre com facilidade usando um espremedor de batatas.

10. Não jogue fora os talos do agrião, pois eles contêm muitas vitaminas. Limpe, pique e refogue com tempero e ovos batidos.

11. Para tirar a pele do pimentão, aqueça diretamente no queimador do fogão, segurando-o com um garfo.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A Paz

Texto enviado por Marina Hiroko Nishida, obrigada pela colaboração.

Certa vez houve um concurso de pintura e o primeiro lugar seria dado ao quadro que melhor representasse a paz.

Ficaram, dentre muitos, três finalistas igualmente empatados.

O primeiro retratava uma imensa pastagem com lindas flores e borboletas que bailavam no ar acariciadas por uma brisa suave.

O segundo mostrava pássaros a voar sob nuvens brancas como a neve em meio ao azul anil do céu.

O terceiro mostrava um grande rochedo sendo açoitado pela violência das ondas do mar em meio a uma tempestade estrondosa e cheia de relâmpagos.

Mas para surpresa e espanto dos finalistas, o escolhido foi o terceiro quadro, o que retratava a violência das ondas contra o rochedo.

Indignados, os dois pintores que não foram escolhidos, questionaram o juiz que deu o voto de desempate:

- Como este quadro tão violento pode representar a paz, Sr. Juiz?

E o juiz, com uma serenidade muito grande no olhar, disse:

- Vocês repararam que em meio à violência das ondas e à tempestade há, numa das fendas do rochedo, um passarinho com seus filhotes dormindo tranquilamente?

E os pintores sem entender responderam: sim, mas...

Antes que eles concluíssem a frase, o juiz ponderou:

- Caros amigos, a verdadeira paz é aquela que mesmo nos momentos mais difíceis nos permite repousar tranquilos.

Talvez muitas pessoas não consigam entender como pode reinar a paz em meio à tempestade, mas não é tão difícil de entender.

Considerando que a paz é um estado de espírito podemos concluir que, se a consciência está tranquila, tudo à volta pode estar em revolução que conseguiremos manter nossa serenidade.

Fazendo uma comparação com o quadro vencedor, poderíamos dizer que o ninho do pássaro que repousava serenamente com seus filhotes, representam a nossa consciência.

A consciência é um refúgio seguro, quando nada tem que nos reprove. E também pode acontecer o contrário: tudo à volta pode estar tranqüilo e nossa consciência arder em chamas.

A consciência, portanto, é um tribunal implacável, do qual não conseguiremos fugir, porque está em nós.

É ela que nos dará possibilidades de permanecer em harmonia íntima, mesmo que tudo à volta ameace desmoronar, ou acuse sinais de perigo solicitando correção.

Sendo assim, concluiremos que a paz não será implantada por decretos nem por ordens exteriores, mas será conquista individual de cada criatura, portas à dentro da sua intimidade.

Luz e Paz!

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Pão com Manteiga

Texto enviado por Fania Maria Pavanelli, obrigada pela colaboração.

PÃO COM MANTEIGA

Conta a história... que um casal que tomava café da manhã no dia de suas bodas de prata...

A mulher passou a manteiga na casca do pão e o entregou para o marido, ficando com o miolo. Ela pensou: "Sempre quis comer a melhor parte do pão, mas amo demais o meu marido e, por 25 anos, sempre lhe dei o miolo. Mas hoje quis satisfazer meu desejo. Acho justo que eu coma o miolo pelo menos uma vez na vida".

Para sua surpresa, o rosto do marido abriu-se num sorriso sem fim e ele lhe disse: "Muito obrigado por este presente, meu amor... Durante 25 anos, sempre desejei comer a casca do pão, mas como você sempre gostou tanto dela, jamais ousei pedir!"

Moral da história:
1. Você precisa dizer claramente o que deseja, não espere que o outro adivinhe...

2. Você pode pensar que está fazendo o melhor para o outro, mas o outro pode estar esperando outra coisa de você...

3. Deixe-o falar, peça-o para falar e quando não entender, não traduza sozinho. Peça que ele se explique melhor...

4. Esse texto pode ser aplicado não só para relacionamento entre casais, mas também para pais/filhos, amigos e mesmo no trabalho.

PS: Tão simples como um pão com manteiga!

A felicidade não é um lugar aonde chegaremos um dia, é uma forma de vida, é uma maneira de caminhar.

QUE EM 2010 A GENTE CONSIGA APLICAR EM NOSSOS RELACIONAMENTOS A SIMPLICIDADE DE UM PÃO COM MANTEIGA.

UM GRANDE ABRAÇO

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Sessão Saúde e Prevenção

Texto enviado por Joemir Rosa, obrigada pela colaboração.

Boa alimentação contra o estresse

Os maus hábitos alimentares podem contribuir para o agravamento de um dos maiores transtornos da vida moderna.

Estresse e desnutrição estão intimamente relacionados. Maus hábitos alimentares, como ingestão de cafeína, açúcar e sal em excesso, podem agravar ou predispor o organismo ao estresse. Por outro lado, uma alimentação equilibrada é um dos principais pilares da terapia de prevenção desse transtorno que, se não pode ser eliminado, pelo menos pode ser controlado.

A psicóloga Isolina Maria Proença, do Centro de Controle do Estresse, em Campinas, explica que, quando o corpo enfrenta situações de estresse, consome tudo o que tem de melhor. Reservas de nutrientes como magnésio, cálcio, ferro, vitamina C e vitaminas do complexo B são empregadas na reação ao estímulo estressante. “Se essas reservas não forem repostas, uma hora elas acabam”, diz.:

Falta de nutrientes reduz capacidade de adaptação
É nessa hora que o corpo vai ficar mais vulnerável a doenças provocadas pelo estresse excessivo: gripes, gastrite, retração de gengiva, doenças dermatológicas, hipertensão. Para não deixar o problema se agravar a esse ponto, a alimentação deve ser rica em frutas, legumes e verduras. Isso garante uma reserva constante da chamada “energia adaptativa”.

Isolina ensina que nutrir-se adequadamente é um dos quatro passos mais importantes para ter maior controle sobre o estresse. Os outros são: ter momentos de relaxamento durante o dia, praticar exercícios físicos e aprender a ter uma atitude mais positiva diante da vida.

Açúcar obriga o corpo a enfrentar altos e baixos. Além de comer os alimentos certos, é preciso saber o que evitar. Segundo a nutróloga Jane Corona, consultora do PlanetaVida, a ingestão de açúcar, cafeína e sal em excesso gera desgaste no organismo, o que pode agravar o estresse.

Quando alguém come um doce, por exemplo, o nível de glicose no sangue aumenta muito rapidamente. Com isso, o pâncreas secreta mais insulina do que o normal. Em excesso, a insulina acaba retirando mais açúcar do sangue do que deveria, provocando uma hipoglicemia reativa. Essa baixa na taxa de açúcar é prejudicial ao cérebro, porque sua energia primária depende da glicose. Assim, duas horas depois de ingerir o doce, a pessoa pode experimentar irritação e ansiedade. Num círculo vicioso, passa a desejar mais açúcar - para recuperar os níveis de glicose anteriores.

Cafeína primeiro excita; depois, provoca cansaço

A ingestão de açúcar também dispara a liberação temporária de endorfinas, substâncias que causam sensação de bem-estar. Algum tempo depois, o nível de endorfinas no organismo cai abaixo do normal e a pessoa volta a querer comer um doce, pois pensa que assim se sente melhor. Na verdade, está obrigando o organismo a enfrentar altos e baixos o tempo todo e a encontrar mecanismos para se adaptar a eles. A cafeína, contida no café, chá, chocolate e refrigerantes, age da mesma maneira. Inicialmente, é excitatória, causando grande liberação de adrenalina e deixando o corpo em estado de alerta. Passado algum tempo, porém, o efeito é o contrário: letargia e cansaço.
“Essa é a forma que o organismo encontra para compensar o funcionamento acelerado provocado pelo excesso de cafeína”, explica Jane Corona. Já o sal em grandes quantidades provoca a retenção de líquidos, o que faz a pressão aumentar e colabora para a hipertensão, um dos maiores problemas desencadeados pelo estresse.

Alimentação é reforço contra desgaste emocional

Para a psicóloga Isolina Maria Proença, não há dúvida de que quem mantém hábitos alimentares pouco saudáveis fica mais vulnerável ao estresse. Porém, não se pode esquecer que sempre há um componente emocional envolvido. "O estresse é definido como um desgaste geral do organismo provocado por alguma emoção forte, seja ela boa ou ruim", assinala.

Situações que assustam, irritam, preocupam, amedrontam ou que excitam ou geram muita felicidade podem desencadear essa reação do corpo, em busca do equilíbrio anterior. Por isso, ninguém está livre de passar por momentos de estresse, e em pequenas quantidades, ele é até benéfico. A alimentação regrada é uma grande arma para gerenciar o estresse, não deixando que ele ultrapasse os limites toleráveis pelo organismo.

Alimentos que aumentam as reservas de energia adaptativas ao estresse:

Fontes de cálcio: agrião, beterraba, brócolis, farinha láctea, feijão, queijos, soja.

Fontes de magnésio: arroz, alface, banana, batata, cenoura, espinafre, germe de trigo, suco de laranja, uva passa.

Fontes de ferro: arroz integral, semente de abóbora, acelga, agrião, bacalhau, camarão seco, fígado, gergelim, lentilha, soja, carne de vaca e de peru.

Fontes de vitaminas do complexo B: abobrinha, alface, abacate, abacaxi, brócolis, beterraba, batata, castanha de caju, castanha do Pará, cenoura, cerveja, espinafre, maçã, mamão, manga, tomate, uva passa.

Fontes de vitamina C: batata-doce, batata inglesa, broto de soja, chuchu, espinafre, fruta-do-conde, goiaba, limão, laranja, melão, mamão, mamão verde, mandioquinha, tangerina.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Dica Interessante

Texto enviado por Maria José, obrigada pela colaboração.

DICA PARA QUEM DIRIGE SOB FORTE CHUVA

Não se sabe por que, mas parece que funciona bem quando chove muito.
É sugestão de policial que experimentou e confirmou.
É útil, até em condução noturna.
Nós, motoristas ligamos os limpadores de pára-brisa em velocidade rápida ou máxima durante chuvas pesadas; mas a visibilidade ainda é bastante ruim.
Se você enfrentar tal situação, ponha óculos de sol (qualquer modelo serve)...
Vai ser um milagre!
De repente, sua visibilidade na frente de seu carro fica perfeitamente clara, como se não tivesse chovendo!
Assim, mantenha sempre um par de óculos de sol no porta-luvas do carro para que você tenha condução segura, com boa visão em caso de chuva.
Você também pode salvar a vida de alguém, repassando essa informação a ele/ela.
Tente experimentar! Vai ser incrível!
Você ainda verá as gotas no pára-brisa, mas não a lâmina de chuva.
Você poderá ver onde a chuva salta para fora da estrada e os respingos dos pneus do carro à sua frente.
Esta pequena dica deveria ser incluída na formação do motorista.

É excelente!

sábado, 9 de janeiro de 2010

ONDE MORA A FELICIDADE?

Texto enviado por Geraldo Venâncio, obrigada pela colaboração.

Você sabe onde mora a felicidade?
Sim, se você deseja encontrar a felicidade, primeiro é preciso saber onde ela mora.

Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas a felicidade pode ser encontrada em vários lugares e revestida das mais variadas formas.

No entanto, é preciso procurar com sabedoria, para não seguir falsos guias ou falsas trilhas.

Muitas vezes o prazer tem acenado para as pessoas que estão em busca da felicidade, mas logo ele se vai, deixando rastros confusos e um forte sabor de amargura.

Outras vezes a riqueza se diz proprietária da felicidade, mas nem sempre consegue aprisionar essa fugitiva, que logo se vai, deixando uma sensação de vazio naqueles que acreditam em suas falsas promessas.

Não raro, o poder, travestido de orgulho, se coloca como único mensageiro da felicidade, iludindo aqueles que caem em suas malhas cruéis.

Sem escrúpulos, a ambição desmedida tem se apresentado como guia capaz de conduzir os interessados à morada da felicidade, mas, tão logo suas vítimas abrem os olhos, já estão bem distantes do seu objetivo.

Outras vezes, a juventude, de combinação com a beleza física, arrebata criaturas descuidadas que estão em busca da felicidade, para logo mais abandoná-las, sem rumo e sem esperança, na estrada da desilusão.

Talvez seja por isso que a felicidade é o tesouro mais procurado e mais dificilmente encontrado.

E você sabe por quê? Porque o homem a tem buscado em coisas exteriores, situações passageiras ou em outras pessoas.

Com efeito, nem a riqueza, nem o poder, nem a juventude, nem mesmo todas essas condições tão desejadas reunidas são condições essenciais à felicidade...

Isso se pode constatar porque incessantemente se ouvem, no seio das classes
mais abastadas, pessoas de todas as idades se queixarem amargamente da situação em que se encontram.

Quem deseja, sinceramente, ser feliz, sabe que a felicidade independe de valores externos, mas é a somatória de vários fatores internos, como o dever cumprido, a consciência tranquila, a serenidade da alma.

Ao contrário do que se pensa, a felicidade não é ausência de sofrimento, de dor, de obstáculos no caminho, mas é o estado da alma que o ser conquista, apesar de todos os desafios naturais da caminhada.

Todos os grandes líderes da humanidade lutaram até atingir sua meta: alcançar a felicidade possível, nesta vida de provas e expiações.

Buda renunciou a todo conforto principesco para conquistar a iluminação.
Maomé sofreu perseguições e permaneceu invencível até alcançar sua meta.
Gandhi foi preso inúmeras vezes, sem reagir, fiel aos planos de não-violência e da liberdade para seu povo.

E Jesus preferiu a cruz infamante à mudar seu comportamento baseado no amor.

Como se pode perceber, a felicidade de cada indivíduo, depende da fidelidade
que cada um tem para consigo mesmo e para com as metas que estabeleceu para alcançá-la.

Assim sendo, a felicidade encontra morada onde quer que exista alguém disposto a lhe dar guarida.

Pode ser num casebre ou numa mansão, num leito de dor ou num jardim de alegrias, o importante é saber senti-la e saber cultivá-la.

"Na terra, a felicidade somente é possível quando alguém se esquece de si mesmo para pensar e fazer tudo que lhe seja possível em favor do seu próximo."

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Dá de Ti

Dá de ti! Quanto puderes:

O talento, a energia e o coração...

Dá de ti para os homens e as mulheres

Como as árvores e as fontes dão..
.

Não somente o sapato que não queres

E a capa que não usas no verão.

Darás sem refletir, sem ser notado

De modo que ninguém diga: "obrigado"

Nem te deva dinheiro ou gratidão.

E com espanto, notarás um dia,

Que viveste fazendo economia

De talento, energia e coração.

Giuseppe Charone

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

2010: previsões anunciam um ano muito agitado

Colaboração Zastros

O ano de 2010 acena com situações ainda mais surpreendentes do que o que as que já tivemos no ano de 2009. Algumas mudanças de signo nos planetas lentos devem nos trazer muitas novidades ao longo do ano, e a primeira delas, embora não seja novidade, acontece ainda nos últimos dias de 2009: é a terceira e última conjunção entre Júpiter e Netuno no signo de Aquário. Podemos esperar algo interessante e inesperado no campo da política internacional entre os últimos dias de dezembro e os primeiros dias de janeiro de 2010.

Vamos listar abaixo a posição de cada um desses planetas ao longo do próximo ano e tentar antecipar suas repercussões planetárias:

Júpiter – o planeta que era chamado de “O Grande Benéfico” pelos astrólogos antigos passa do signo de Aquário para o de Peixes, no dia 18 de janeiro de 2010. Os maiores beneficiados com essa transição serão os signos de elemento Água (Peixes, Escorpião e Câncer). O fato incomum deste ano é que Júpiter passa de maneira muito rápida pelo signo de Peixes, e já no começo de junho, mais precisamente no dia 7, entra em Áries e forma uma conjunção com Urano, que finalmente deixa o mesmo signo de Peixes, depois de sete anos transitando neste espaço do Zodíaco. De qualquer forma, Júpiter ainda volta para Peixes no dia 10 de setembro, e lá permanece até 23 de janeiro de 2011, quando entra definitivamente em Áries.

Saturno – o senhor do karma e das fronteiras, recém chegado ao signo de Libra desde novembro deste ano de 2009, começa a formar a temida e fatídica quadratura com Plutão, que se encontra nos primeiros graus de Capricórnio. Esta tensão deve produzir resultados turbulentos no mundo durante 2010, e podemos esperar uma volta dos problemas econômicos mundiais que assustaram os governos durante o período 2008/2009. Novos ajustes nos mercados serão necessários e, desta vez, a crise promete ser mais intensa e séria do que a do final de 2008. Esse aspecto também pode produzir turbulências no plano geológico, com a intensificação de terremotos e destruição em massa. Um dos momentos de grande tensão deste ano deve ocorrer no final de junho, durante a Lua Cheia, quando a oposição entre a Lua e o Sol reforçará o confronto de forças de grande capacidade destruidora. Individualmente, os signos que devem se beneficiar da passagem de Saturno serão os de elemento Ar (Libra, Gêmeos e Aquário).

Urano – o regente de Aquário termina sua trajetória pelo signo de Peixes, embora não de forma definitiva, pois mesmo depois de entrar em Áries, em 28 de maio de 2010, ainda recua para os últimos graus de Peixes a partir do dia 15 de agosto, só entrando de vez em Áries em 12 de março de 2011. De qualquer forma, ele deve passar a maior parte do ano transitando em conjunção com Júpiter entre esses mesmos dois signos (Peixes e Áries), e essa conjunção é um dos aspectos de destaque de 2010. Podemos esperar movimentos de rebeldia e protesto espalhados pelo mundo, se manifestando nos momentos em que qualquer tipo de insatisfação aconteça em algum ponto do planeta. Individualmente, os signos que podem se beneficiar deste trânsito serão aqueles do terceiro decanato dos signos de Água (Câncer, Peixes, Escorpião) e os do primeiro decanato dos signos de Fogo (Áries, Leão, Sagitário).

Netuno – o regente de Peixes segue seu trânsito pelo signo de Aquário ainda por alguns anos e durante 2010 será o único dos planetas lentos que não vai se envolver nas tensões que se formarão ao longo do ano. Pode-se dizer que o suave Netuno vai desempenhar o papel de contraponto a toda a turbulência que o alinhamento de Júpiter, Urano, Saturno e Plutão deve provocar durante 2010. Individualmente, os signos beneficiados por este trânsito serão os do terceiro decanato do elemento Ar (Gêmeos, Libra e Aquário).

Plutão – o regente de Escorpião, responsável pelos nossos processos mais profundos e pelas mudanças radicais, continua sua trajetória pelos primeiros graus do signo de Capricórnio, e segue alimentando as turbulências coletivas. Como já foi dito ao se analisar o trânsito de Saturno, a “dobradinha” de tensão que ambos vão formar, principalmente a partir do início de novembro de 2009 até o início de abril de 2010 deverá trazer novamente desassossego e preocupação ao mercado e à economia mundial, além das também já mencionadas turbulências físicas e geológicas. Os períodos mais preocupantes dessa parceria destruidora, além dos já mencionados, serão o final de junho e o final de setembro, na Lua cheia de Libra, no dia 23 deste mês. Individualmente, os signos que se beneficiam deste trânsito de Plutão são os do primeiro decanato do elemento Terra (Touro, Virgem, Capricórnio).

As “parcerias” do ano
Reforçando o que já foi explicado anteriormente, a conjunção de Júpiter e Urano, entre o final de Peixes e o início de Áries, é um dos fatores de turbulência do ano. Neste caso, mais na direção de movimentos de contestação e rebeldia coletivos. Pode-se esperar bastante contundência nestes movimentos quando esta conjunção acontecer no signo de Áries, e isto se dá entre 7 de junho e 14 de agosto de 2010.

Outra “parceria” pesada e turbulenta deste ano é a quadratura entre Saturno no início de Libra e Plutão no início de Capricórnio. Além dos períodos já mencionados na análise individual dos planetas, teremos alguns momentos em que as duas parcerias se somarão, acentuando as tensões e as turbulências. Podem-se destacar aí, além das datas já citadas (junho e setembro), as Luas Cheias de Áries e de Sagitário, que acontecem no dia 21 de março e 21 de dezembro de 2010, sendo que a tensão da Lua Cheia de Áries pode se estender até o dia 30 de março.

Uma coisa é certa: ninguém poderá se queixar de tédio durante o ano de 2010...

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O Dia de Reis

O simbolismo dos Reis Magos é amplo e emprestam-lhes os exegetas as mais diversas interpretações. Estão ligados intimamente às festas do Natal e deles nasceu, praticamente, a tradição do Papai Noel, pois os presentes dados nessa ocasião reproduzem que os magos do Oriente, depois de cumprida a rota que lhes indicava a estrela de Belém, prestaram a Jesus na gruta onde ele nascera.

As referências bíblicas são vagas e o episódio quase passa despercebido dos evangelistas, mas as contribuições da tradição são muitas e, como elas têm força.
Belchior, Gaspar e Baltazar já referidos pelos profetas do Velho Testamento, que vaticinavam a homenagem dos Reis ao humilde filho de Davi que deveria nascer em Belém.

Gaspar que dizer: “ele vai levado pelo amor”; Balthazar quer dizer: “sua vontade é rápida como a flecha e faz a vontade de Deus”; Melchior significa: “Ele penetra docilmente”.

De onde vieram e o que buscavam, pouca gente sabe. Vinham do Oriente e Baltazar, o mago negro talvez viesse de Sabá (terra misteriosa que seria o sul da Península Arábica ou, como querem os etíopes, a Abissínia). Simbolizam também as três unicas raças bíblicas, isso é, os semitas, jafetitas e camitas. Uma homenagem, pois, de todos os homens da Terra ao Rei dos Reis.

Eram magos, isto é, astrólogos e curandeiros. Naquele tempo a palavra mago tinha esse sentido, confundindo-se também com os termos sábio e filósofo. Eles perscrutavam o firmamento e sentiram-se chocados com a presença de um novo astro e, cada um deles, deixando suas terras depois de consultar seus pergaminhos e papiros cheios de palavras mágicas e fórmulas secretas, teve a revelação de que havia nascido o novo Rei de Judá.

O simbolismo dos presentes
Conta ainda a tradição que, ao chegar a Canaã, indagaram os Magos onde havia nascido o novo Rei de Judá. Essa pergunta preocupou Herodes...

Os representantes do Império preocupavam-se com o aparecimento de um novo líder do povo de Israel.

A revolta dos macabeus ainda não fora esquecida e o povo oprimido esperava, ansioso, pela vinda do Messias que iria libertar o Povo de Deus e cumprir a palavra do salmista: "Disse o Senhor ao meu Senhor — senta-te à minha direita até que ponho os teus inimigos como escabelo aos teus pés".

Os magos procuram — conforme conselho de Herodes — o novo Rei para render-lhe homenagem e para informar o representante romano do lugar onde nascera o Messias a fim de, com falso preito, sequestrá-lo.

No presépio encontramos apenas os animais e os pastores e, inspirados pelo Espírito Santo, curvaram-se diante do filho do carpinteiro de Nazaré. Depositaram, ao pé da mangedoura que lhe servia de berço, os presentes: ouro, incenso e mirra, isto é prendas que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade do novo Rei, e grão de areia que cresceria e derrubaria o ídolo de pés de barro (simbolo das grandes potências que se sucederam no domínio do mundo), do sonho de Nabucodonosor decifrado pelo profeta Daniel.

Símbolos da humildade
Na tradição cristã os três Reis Magos simbolizavam os poderosos que deveriam curvar-se diante dos humildes na repetição real do canto da Virgem Maria à sua prima Isabel, e "Magnificat", pois sua alma rejubilava-se no Senhor, que exaltaria os pequenos de Israel e humilharia os poderosos.

A igreja cultua os Reis Magos dentro desse simbolismo. Representam os tronos, os potentados, os senhores da Terra que se curvaram diante de Cristo, reconhecendo-lhe a divina realeza. É a busca dos poderosos que vêem em Belchior, Gaspar e Baltazar o exemplo de submissão aos designios de Deus e que devem, como os magos, despojar-se de seus bens e depositá-los aos pés dos demais seres humanos, partilhando sua fortuna como dignos despenseiros de Deus.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Feliz Ano Novo!

Texto enviado por Wal e Samir Chelala, obrigada pela colaboração.

Se a vida fosse um conto de fadas, eu faria um pedido ao gênio da lâmpada para todos vocês...

Mas a vida é real e isso é ainda melhor, porque não vou precisar de uma lâmpada mágica para pedir ao Pai do Céu aquilo que meu coração deseja para os meus amigos.

E um pedido, um único pedido eu vou fazer. É verdade, a idéia talvez seja original, mas não é minha infelizmente. Copiei essa idéia de um rei.

Peço a Deus que no próximo ano dê a cada um de vocês:

Sabedoria! Adquirindo sabedoria, vocês automaticamente receberão todas as outras coisas. Desejo, então que sejam sábios para:
- se vestirem com a beleza dos lírios dos campos;
- possuírem o suficiente para que sejam cobertas todas as vossas necessidades, mas não o bastante para que pensem que não precisem de ninguém;
- guardarem a fé mesmo nas provações;
- em dificuldades, nunca pensarem que é o fim do caminho;
- na felicidade, nunca se esquecerem de agradecer;
- no amor, que sejam voluntários;
- na dor, que sejam solidários;
- em tempos de guerra, que a Paz possa reinar interiormente;
- na amizade serem grandes e verdadeiros;
- que vossas mãos sejam suficientemente quentes para, segurando a mão do próximo,
aquecerem o mundo numa grande corrente de amor;
- nunca pensarem que a felicidade é utopia;
- nunca desacreditarem que o amor vence barreiras;
- nunca se esquecerem de que temos um Pai que jamais vai nos abandonar;
- e que essa sabedoria possa estar presente cada minuto pelo resto, não do ano, mas da vida inteira de cada um!
Faço aqui um brinde a todos vocês!

Tenham um sábio Ano Novo!
(Letícia Thompson)

Mil beijos
Site Meter