Seguidores

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

E. Coli: Criando uma Super-Bactéria em laboratório

Sessão Saúde e Prevenção

Por Conceição Trucon- Boletim Doce Limão

Amo minha formação técnica de química e cientista, basicamente por ter este poder de discernir e decodificar as informações que iludem ou não a gente. Ao acessar o texto a seguir, que é longo e técnico, mas em uma linguagem acessível a todos, não tive dúvidas: preciso compartilhar com a turma Doce Limão.

E. coli na Europa: Evidências genéticas mostram que a Super-Bactéria foi criada em laboratório

www.anovaordemmundial.com *

Enquanto jogam a culpa de um lado para o outro na Europa, onde uma cepa super resistente da bactéria Escherichia Coli (E. Coli). Esta está deixando as pessoas doentes e enchendo os hospitais na Alemanha, quase ninguém está falando sobre como a E. coli poderia magicamente ter se tornado resistente a oito diferentes classes de antibióticos e de repente começado a aparecer no fornecimento de alimentos.

Esta variação particular de E. Coli é parte da cepa O104, que quase nunca é resistente a antibióticos. Para que elas possam adquirir esta resistência, elas devem ser repetidamente expostas aos antibióticos a fim de exercer uma "pressão de mutação", que as leva direção à imunidade completa contra os antibióticos.

Então, se você está curioso sobre as origens de tal cepa, você poderia basicamente fazer uma engenharia reversa do código genético da E. coli e determinar com bastante precisão a quais antibióticos ela foi exposta durante o seu desenvolvimento. Este trabalho já foi feito (leia mais abaixo e no artigo na íntegra), e quando você analisa a decodificação genética desta linhagem O104 que agora ameaça os consumidores de alimentos em toda a Europa, um retrato fascinante emerge de como ela pode ter sido criada.

O Código Genético revela a história

Quando os cientistas no Instituto Robert Koch da Alemanha decodificaram a composição genética da linhagem O104, eles descobriram que ela é resistente a todas as seguintes classes e combinações de antibióticos:

Penicilinas
Tetraciclina
Ácido nalidíxico
Cotrimoxazol
Cefalosporina
Amoxicilina / ácido clavulânico
Piperacilina-Sulbactam sódico
Piperacilina-tazobactam

Além disso, esta linhagem O104 possui uma capacidade de produzir enzimas especiais que lhe dão o que poderia ser chamado de "superpoderes bacterianos", conhecida tecnicamente como ESBLs:

"Beta-lactamases de Espectro Estendido (ESBLs) são enzimas que podem ser produzidas por bactérias tornando-as resistentes às cefalosporinas, como por exemplo: cefuroxima, cefotaxima e ceftazidima - que são os antibióticos mais utilizados em muitos hospitais", explica a Agência de Proteção à Saúde do Reino Unido.

Além disso, esta linhagem O104 possui dois genes, o - TEM-1 e o CTX-M-15 -, que "têm feito os médicos tremerem desde a década de 1990", reportou o jornal londrino The Guardian. E por que é que elas fazem os médicos estremecerem? É porque elas são tão mortais que muitas das pessoas infectadas com estas bactérias são vítimas de falha dos órgãos críticos e simplesmente morrem.

Criando uma Super-Bactéria Mortal

Então como exatamente que uma bactéria aparece do nada, que é resistente a mais de uma dúzia de antibióticos em oito diferentes classes de medicamentos e ainda apresenta duas mutações de genes letais, além de capacidades da enzima ESBL?

Há realmente apenas uma maneira de isso acontecer: você precisa expor essa cepa de E. coli a todas as oito classes de antibióticos. Normalmente, isso não é feito ao mesmo tempo, é claro: você primeiro precisa expô-la à penicilina e encontrar as colônias de sobreviventes que são resistentes à penicilina. Você então pega essas colônias sobreviventes e as expõe à tetraciclina. As colônias sobreviventes são resistentes à penicilina e tetraciclina. Em seguida, as expõe a um medicamento à base de sulfa e recolhe as colônias sobreviventes, e assim por diante. É um processo de seleção genética feita em laboratório, com um resultado desejado bem específico. Trata-se essencialmente de como algumas armas biológicas são projetadas pelo Exército dos EUA em seu laboratório em Ft. Detrick, Maryland.

Embora o processo seja mais complicado do que isto, a conclusão é que a criação de uma cepa de E. coli que seja resistente a oito tipos de antibióticos requer repetidas e consistentes exposições a esses antibióticos.

É praticamente impossível imaginar como isso poderia acontecer de forma espontânea no mundo natural. Por exemplo, se esta bactéria teve origem nos alimentos (como nos disseram), então onde é que ela adquiriu toda esta resistência aos antibióticos dado o fato que os antibióticos não são utilizados em vegetais?

Ao considerar a evidência genética que agora nos confronta, é difícil imaginar como isso poderia acontecer naturalmente. Embora a resistência a um antibiótico seja comum, a criação de uma cepa da E. coli que seja resistente a oito diferentes classes de antibióticos em conjunto simplesmente desafia as leis de permutação e combinação genética na natureza.

Simplificando, esta cepa de super-bactéria E. Coli não poderia ter sido criada na natureza.

O que nos deixa com apenas uma explicação de onde ela realmente veio: de um laboratório.

==============
E agora, a pergunta que não quer calar: Por que isso foi criado???

2 comentários:

luciano ferraz sph disse...

Absurdo, o controle genético ainda está sendo manipulado para a dizimação do ser humano, para que seja criado uma vacina de amplo espectro como a cura do tse-tse(elefantismo) descoberto a 40 anos por laboratórios ingleses e guadada a sete chaves pois o mercado africano é pobre. Daí presupõe-se o comércio da 0104. Aonde vamos parar?

Marilda Jorge disse...

Luciano obrigada por deixar o seu conhecimento para nós. Luz e Paz!

Site Meter