Seguidores

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Sling

Sessão Saúde e Prevenção
Escrito por Jairo Len da Clinica Len de Pediatria

Confesso que nunca me agradou ver um recém-nascido sendo carregado em um sling.
Acho que o sling é um modismo reeditado... Sua origem é antiga, você lê relatos de civilizações que há séculos o usavam para transportar seus bebês. Estrelas Hollywoodianas usam, o mundo passou a usar novamente.

Sabe porque o sling não me agrada?
Falo isso do sling "rústico", aquele que - como há séculos - é feito com um simples pedaço de tecido. Alguns, feitos em casa, usam até argolas de cortina...E, claro, de diversos modelos à venda por aí sem qualquer certificação de segurança...

Que os slings são causa de problemas na coluna das mães, isso é comprovado.
Mas você sabia que nos Estados Unidos atribui-se ao sling, nas últimas duas décadas, 14 mortes de bebês?
Por este motivo, uma comissão de lá, o Consumer Product Safety Commission, recomenda que "os pais e responsáveis devem tomar especial cuidado ao carregar bebês com menos de quatro meses nos slings, que podem causar sufocamento". Ainda nas palavras da comissão: "Nos primeiros meses, os bebês não controlam a cabeça pela fraqueza dos músculos do pescoço. O tecido pode apertar o nariz ou a boca do bebê, bloqueando sua respiração e sufocando-o em um minuto ou dois. O sling mantém a criança em uma posição curva, dobrando o queixo em direção ao peito, e as vias aéreas podem ficar comprometidas. O bebê não conseguirá chorar por socorro".

Obviamente você terá segurança ao usar mochilas de transportar bebês (BabyBjorn, Canguru, etc...), que são um pouco mais complicadas de usar, mas certamente mais anatômicas e seguras para os pais e os bebês.
Nem 8 nem 80...

Caso decida-se por usar um sling, compre um que seja feito de forma responsável: slings seguros, certificados, observando-se as restrições e tempo de uso.

"Quando se é demasiado curioso de coisas praticadas nos séculos passados, é comum ficar-se ignorante das que se praticam no presente" [René Descartes - 1596/1650]

Nenhum comentário:

Site Meter