Seguidores

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Cuidados ao comer fora de casa


Com a correria do dia a dia, comer fora de casa é um hábito cada vez mais comum. Mas, todo cuidado é pouco, afinal a ingestão de alimentos mal higienizados e crus é a principal fonte de contaminação por verminoses. Apesar de não apresentar sintomas específicos, a doença pode causar febre, cólicas abdominais e diarreia.

Segundo Ligia Raquel Brito, clínica geral do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, é importante escolher verduras e legumes cozidos e carnes bem passadas, pois o calor destrói os vermes e seus ovos. “Além disso, observe a higiene do ambiente e o cuidado dos funcionários no manuseio dos produtos”, alerta.

A especialista ressalta a importância de se fazer exames de fezes periódicos que identificam a presença de ovos e/ou parasitas de grande parte das verminoses que atingem os adultos. As mais frequentes são ascaridíase (lombriga), teníase (solitária), oxiuríase, tricuríase, ancilostomíase (amarelão) e giardíase. “Os exames devem ser realizados uma vez ao ano, se o paciente estiver bem”, indica.

O tratamento é medicamentoso, mas deve ser seguido somente após orientação médica. “Se não for possível passar por exames regulares, pode-se ingerir as medicações uma vez por ano, de forma preventiva e sempre com orientação médica”, reforça.

Se você não tem como escapar de comer fora de casa diariamente, confira cinco dicas:

1 . Observe higiene do local e dos funcionários;

2 . Além da higiene do local, os cuidados do indivíduo com a higiene pessoal evitam a contaminação;

3 . Lave as mãos, antes de manipular os alimentos. É essencial antes de qualquer refeição;

4 . Se possível, chegue cedo para o almoço. Assim, o alimento estará mais fresco e, no caso de comida por quilo, a manipulação e o tempo de exposição terá sido menor;

5 . Prefira alimentos cozidos e evite os que contenham ovo, como maionese, que se deteriora rapidamente.

Nenhum comentário:

Site Meter