Seguidores

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Reversão do Campo Magnético e Inversão dos Polos da Terra - Parte 4

Os líderes mundiais estão tão preocupados com isso que a ESA (Agência Espacial Europeia) lançou no dia 22 de Novembro de 2013 uma missão para estudar o campo magnético da Terra, chamada de Missão Swarm.

Se eles estão gastando milhões de dólares para financiar essa missão, isso significa que a possibilidade de uma inversão magnética e seus efeitos catastróficos são iminentes, afina de contas, os políticos só enfiam a mão em seus próprios bolsos quando eles mesmos estão em perigo...


Sondas Swarm irão investigar o campo magnético da Terra

A missão Swarm, formada por três satélites, foi lançada com sucesso a partir da base de Plesetsk (Rússia) com o objetivo de estudar os processos que ocorrem no interior da Terra, compreender melhor seu campo magnético porque, segundo parece, este está se debilitando.

Swarm medirá os sinais magnéticos emitidas pelo núcleo, o manto, a crosta, os oceanos, a ionosfera e a magnetosfera da Terra, e começará a enviar dados diariamente em cerca de três meses.

Esta missão da ESA é formada por três satélites idênticos, dois deles orbitarão em paralelo, decaindo de forma natural desde uma altitude inicial de 460 a 300 quilômetros ao longo de quatro anos, e o terceiro se manterá a uma altitude de 530 quilômetros.

O campo magnético é como uma "enorme bolha que nos protege da radiação cósmica e das partículas carregadas que bombardeiam a Terra através do vento solar", assinalou a ESA em uma nota.

Sem este escudo protetor, a atmosfera não existiria como tal e a vida no planeta seria praticamente impossível, segundo a ESA. No entanto, ainda sob esta proteção, as tempestades solares e as partículas que estas ejetam podem eventualmente chegar à Terra e ocasionar, por exemplo, interrupções nas comunicações.

O campo magnético terrestre se encontra em um estado de contínua evolução e sua intensidade varia constantemente. Ultimamente, segundo a ESA, parece estar se debilitando de forma considerável (os especialistas falam de entre 10% e 15% nos últimos 150 anos).


Depois de tudo isso, só temos uma coisa a dizer: se segurem, porque a montanha-russa já chegou no topo e agora vai descer com tudo.

Luz e Paz para Todos,
Blog do Caminho

Nenhum comentário:

Site Meter