Seguidores

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Mais sobre o livro "Amazônia - Uma Viagem Interior"

O Ponto de Partida
Eliane de Araújo, uma empresária e escritora de muito sucesso, sugeriu para que eu escrevesse um livro. “Quem sou eu para escrever?” me perguntava. Mas, através do apoio carinhoso dela, decidi: “E por que não?” Comecei a escrevê-lo em 28/12/2007 no período noturno, às vezes pela madrugada.


A Escolha do Tema
“Escrever sobre o quê?” me perguntava. Desejava entreter o leitor com uma estória leve, agradável, instigante e, ao mesmo tempo, que contivesse um conteúdo construtivo e que promovesse a busca pelo autoconhecimento de quem o lesse. O “pano de fundo” de todo o enredo deverá enaltecer, em forma de uma singela homenagem, aos seres mais evoluídos que existem no Planeta Terra: as Mulheres!


Roteiro
Semelhante a um plano de vôo, esbocei a estrutura que deveria desenvolver em todos os capítulos, escolhendo os personagens, perfil, lugares onde se desenvolveria a estória, a mensagem que cada um transmitiria e assim nascia o livro.


Desenvolvimento do Tema
Freneticamente, escrevia sem me preocupar com acentuações, gramática, concordância, etc. Apenas “descarregava” as idéias, me colocando sempre na posição do leitor, inteligente, crítico e exigente.


Primeira Crítica – Primeira Leitora
Tenho uma irmã que é um exemplo de pessoa! Rosa Lili, além de muito inteligente, sensível e espiritualizada, possui uma virtude rara em nossos dias atuais: a franqueza! Ao escrever cada capítulo, repassava a ela para leitura, periodicamente, como nas antigas novelas de rádio, para que opinasse a respeito. Sabendo que não me pouparia da verdade, mesmo sendo seu irmão querido, queria a opinião sua franca sobre o livro, como um todo. Este foi o meu grande e inesquecível incentivo! Impulsionou-me a continuar a escrevê-lo! Eram elogios e mais elogios! Minha eterna gratidão a ela por isso!

Sete meses após o primeiro capítulo
Em 16 de abril de 2008, quatro meses após o início, terminava os 39 capítulos! Uau! Que sensação de meta cumprida! E agora? Qual o próximo passo? “Vamos fazer a primeira revisão”! Pensei comigo mesmo. E assim foram três meses de leitura e releitura, revendo cada palavra, cada parágrafo, alterando, suprimindo, acrescentando. Primeira revisão, segunda, quinta .... Não parava mais de revisá-lo! Basta! Disse a mim mesmo! - Ficarei a minha vida inteira mexendo no texto e nunca o concluirei! Olhei para as 539 páginas escritas no formato A4, após decorridos sete meses da primeira palavra do primeiro capítulo e me satisfiz.


Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro – Registro de Autoria
Foi assim que enviei à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, Departamento de Direitos Autorais, o livro encadernado, vistado página por página, para obter os Direitos Autorais sobre a obra. Espera do prazo legal de noventa dias, para concessão (ou não) dos Direitos Autorais

Nasce um escritor! Recebo da Biblioteca Nacional a confirmação da minha propriedade intelectual sobre a obra!!! Próximo passo? Encontrar uma editora para a publicação do livro....


Editora Livro Pronto
Após “garimpar” o mercado literário, eis que finalmente descubro a Editora que seria a minha parceira na materialização do livro! A Editora Livro Pronto aceitou a tarefa de revisar o livro, adaptá-lo às novas regras ortográficas (que seriam implantadas a partir de janeiro de 2009), materializar a capa que eu apenas imaginava como ideal..... Muita troca de informações e eis ale estava ele: “Amazônia – Uma Viagem Interior” já era palpável, devidamente preparado e prontinho para o deleite dos(as) leitores(as)!

Primeira edição com tiragem de 300 livros, o “Amazônia – Uma Viagem Interior” começava a “andar sozinho”!

Para aqueles que se interessarem em comprar o livro ou saber mais sobre o autor, visitem o site http://www.fernandoalmeidaleite.com.br/

Luz e Paz,

Marilda Jorge

3 comentários:

DICAS disse...

Parabéns Nando!!

Que esse seja o primeiro de muitos filhos... no campo da escrita

Muito Sucesso !!

Fran

Fernando Leite disse...

Muito agradecido Fran !!!

O Segundo "filho" já está no segundo mês de "gravidez"... rsrsrs

Grande abraço !!
Namash te !!!
Fernando Leite

Anônimo disse...

Olá amigos Fran e Fernando, agradeço a participação. Fernando estamos aguardando este novo rebento.
Sucesso e muita Luz e Paz!

Site Meter