Seguidores

sábado, 5 de setembro de 2009

Dieta reforçada

Alguns alimentos são mais eficazes do que outros na hora de reforçar o sistema imunológico. E ninguém está livre de um cardápio fragilizado, pois os agrotóxicos, hormônios e outras coisitas mais, retiram o melhor das nossas frutas e verduras. Mas... vamos tentar melhorar nossa alimentação conhecendo para que servem. Conheçam alguns e suas propriedades:

Gengibre: Já falei dele várias vezes, mas sempre é bom lembrar. Pode ser usado em conserva na preparação dos pratos ou como chá, todos os dias. Além de evitar gripes e resfriados é um excelente afrodisíaco. (vocês se lembram do suco de casca de abacaxi que se coloca o gengibre?) Está no blog é só pegar a receita e no calor será um refresco e tanto.


Especiarias: Alecrim, sálvia, orégano, sementes de mostarda e de erva-doce, salsinha, cebolinha e canela em pau possuem compostos fenólicos, substâncias que combatem os radicais livres no organismo. Costumo dizer que comida sadia leva sempre uns temperinhos extras!!!

Goiaba: Rica em vitamina C é uma arma poderosa contra infecções em geral e nos processos alérgicos.

Manga: Além das vitaminas A e C, a manga possui as vitaminas B1, B2 e B5. Contém ainda fósforo, cálcio, ferro, proteínas, gorduras e hidratos de carbono. Seu uso é recomendado em casos de bronquite e escorbuto, sendo depurativa do sangue.

Melancia: Rica em betacaroteno (pró-vitamina A), em vitaminas do complexo B e C, cálcio, fósforo, ferro. Também tem o carotenóide chamado licopeno e a glutationa, substâncias que protegem o organismo contra os radicais livres e melhora a nossa memória.

Maçã: A fruta tem alto teor de vitaminas do complexo B, C e E, potássio e fibras.
Inhame: Fortalece os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico.

Folhas verdes escuras: Couve, espinafre e similares são ricos em magnésio, vitamina C e cálcio, minerais essenciais para combater antioxidantes.
O gostoso em cada refeição é se alimentar bem e saber quais são as propriedades da nossa alimentação.

Luz e Paz,

Marilda Jorge

Nenhum comentário:

Site Meter