Seguidores

sábado, 19 de setembro de 2009

Feliz Rosh Hashaná

O que significa Rosh Hashaná? Significa, literalmente, "Cabeça do ano".

Assim como a cabeça direciona cada membro do corpo, também a energia e as resoluções de Rosh Hashaná direcionam todos os dias do ano.
Esta é uma época em que o judeu fica mais próximo de D-us, devendo fazer um balanço de todos os seus atos e atitudes durante o ano que termina. Sendo o saldo positivo (perante o "olhar" de D-us), somos "inscritos" no "Livro da Vida".


Dez dias mais tarde, em Yom Kipur, o Livro é selado. Através do arrependimento, da oração e da caridade, podemos merecer as bênçãos de D-us para saúde, bem-estar e prosperidade para o ano que se inicia.



Como celebramos o Rosh Hashaná?

O Ano Novo é celebrado na sinagoga. As orações estão compiladas num livro chamado Machzor, que em hebraico significa "ciclo". Nele estão contidas as orações, passagens bíblicas, talmúdicas, poesias religiosas. As orações apresentam três temas fundamentais da fé judaica: D-us é Rei, Juiz e Legislador.
No segundo dia o ofício religioso se repete, mudando apenas a leitura da Torá.
Durante o período de Rosh Hashaná e Yom Kipur é dita a oração Avinu Malkeinu - Nosso Pai, Nosso Rei -, composta de 44 versos na liturgia asquenazi. Ela invoca a bênção de D-us, Pai e Rei, pedindo que Ele nos livre das guerras, fome, doenças, desamor - e perdão pelas faltas cometidas.


"Que sejas inscrito e selado para um ano bom" é o que se deseja a todos. Procure perdoar e pedir perdão para quem isso for preciso e somente falar bem dos outros. Manter-se calmo nos dois dias de Rosh Hashaná - isto é um bom sinal para o ano todo...

Tashlich - No primeiro dia de Rosh Hashaná, à tarde, após a oração de Minchá é costume dirigir-se a alguma fonte de água (e de preferência onde há peixes) e lá fazer a Oração de Tashlich, na qual pedimos à D-us que "jogue nossos pecados nas profundezas do mar"- pois nos arrependemos sinceramente e queremos nos retificar. Procura-se faze-lo num local onde haja peixes para lembrar que a água, cabalisticamente, simboliza a Bondade Divina e os peixes que nunca fecham os olhos nos lembram D-us que tudo vê e sempre está alerta para nos proteger. Isto também é uma alusão ao fato de que "os olhos de D-us estão sempre abertos para aqueles que O temem (Salmo 33:18) para protegê-los com Sua abundante graça, pois "o Guardião de Israel não dorme nem cochila..."



Comidas típicas

Como todas as festas, Rosh Hashaná tem as suas comidas típicas:
Chalá (Pão) - Trançado de forma arredondada, que simboliza a natureza cíclica e eterna da vida, expressa a esperança de que o ano vindouro será completo e não será interrompido por alguma tragédia. Alguns costumam assar as chalót de Rosh Hashaná em forma de espiral, simbolizando o desejo de que nossas preces ascendam aos céus e que possamos crescer, ética e moralmente, ao longo do ano".


Mel - O costume de comer coisas doces em Rosh Hashaná tem mais de 1500 anos. Ele expressa a esperança de que a doçura permeie a vida dos judeus no ano vindouro. Lêcach (torta de mel) é uma palavra hebraica que significa "porção". Serve-se torta de mel com a esperança de que, quem observar as tradições judaicas, será abençoado com uma " boa porção", um conceito expresso no Livro dos Provérbios (4:2) " Eu vos dou uma boa doutrina (lêcach), não abandoneis Minha instrução".

O peixe - é o prato principal dessa ocasião, e para o dono da casa serve-se a cabeça, como recordação da promessa bíblica: "O Senhor, teu D-us te colocará como cabeça, e não como cauda; estarás sempre por cima, e não por baixo, si ouvires os mandamentos do Senhor teu D-us...".

Uma fruta que ainda não se comeu aquele ano - o que representa o princípio de algo. No segundo dia muitos judeus têm por tradição comer uma fruta que ainda não se comeu naquele ano. A bênção especial pronunciada quando se realiza uma ação pela primeira vez é o Shehecheiánu, que expressa a gratidão por ter alcançado este importante momento da vida com boa saúde e em paz. A romã é muito popular, porque tem muitas sementes, o que simboliza a esperança de que no ano vindouro, a pessoa realizará muitas ações meritórias.

Luz e Paz,

Marilda Jorge

8 comentários:

Dryka disse...

Para você também querida amiga!
Que seu ano seja doce, com muita prosperidade, amor, saúde e como você escreve: LUZ E PAZ!
De quem muito lhe admira e considera uma grande guerreira sempre.

Joe disse...

Shana Tova!
Um doce ano para todos vocês, repleto de saúde, paz, harmonia
e muita prosperidade!!

Beijos

Jack Pinheiro disse...

Um ano muito doce e de muita saúde para você!

Sara e Pan disse...

Que todos nos sejamos inscritos e selados para um ano abençoado!
Parabéns pelo blog, pelas mensagens e pelo seu trabalho amoroso que faz no seu dia.
Beijos

Leny disse...

FELIZ ROSH HASHANÁ, PARA VC E FAMÍLIA, OBRIGADA. BESITOS.
SALVE O INÍCIO DA PRIMAVERA, QUE AS FLORES DESTA ESTAÇÃO ENFEI
TEM AINDA MAIS O SEU CAMINHO.

Marilda Jorge disse...

Obrigada meus queridos amigos.Desejo que todos nós tenhamos um ano doce e de Muita Luz e Paz!

Andrey Aspetta disse...

Esqueci de dizer: enviei a tua newsletter para um batalhão de gente da colônia judaica que eu conheço. E recebi alguns "obrigados" de volta!

Parabéns, de novo, pelo texto elucidativo!!!

Andrey, from Venice!

Marilda Jorge disse...

Legal querido!
Vamos orar e pedir um ano doce para todos.
Beijos e muita Luz e Paz!

Site Meter