Seguidores

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Sessão Saúde e Prevenção

Texto enviado por Lucia e José, obrigada pela colaboração.

Cardo Mariano - Silymarina - Silybum Marianum
PLANTA DO CARDO MARIANO - SILYMARINA

Provavelmente é a melhor das ervas para o tratamento do fígado. A silymarina refere-se ao extrato das sementes do cardo mariano.

Usado há mais de 2 000 anos, foi largamente empregado na Idade Média para tratamento do fígado. O ingrediente ativo atua como um potente hepatoprotetor e antioxidante e promove o nascimento de novas células hepáticas. O cardo mariano pode ajudar a proteger e sarar o fígado, nos danos causados pelo álcool, drogas, produtos químicos ou medicamentosos, venenos ou hepatites, atuando como hepático protetor na recuperação das células hepáticas, possuindo excelentes propriedades antioxidantes.

A dosagem recomendada é de 300 a 600 miligramas, por dia, de extrato que no mínimo contenha 80% de principio ativo.

Dosagem de ataque: 70-80 mg, quatro vezes/dia ou 150 mg duas vezes/dia, durante quatro a seis semanas.

Dosagem de manutenção: 70-80 mg duas-três vezes/dia. Ingerir de preferência junto com alimentos. Não possui efeitos colaterais e não reage com outros medicamentos.


Reduz o colesterol biliar (gordura depositada no fígado, chamada de esteatose).

Encontra-se à venda em farmácias e nas lojas de vitaminas importadas. Na farmácia, procure pelos seguintes nomes: Silimalon ou Legalon, se não encontrar e dispuser da planta, coloque uma colher de sobremesa da flor seca em uma xícara de água quente e aguarde dez minutos antes de beber.

Chá
Uma xícara de chá após o jantar ajuda a digerir muito melhor as gorduras ingeridas.

Cardo Mariano (Silybum marianum)

História

O Cardo Mariano é uma planta medicinal amplamente utilizada na Medicina Tradicional Européia. Na França as raízes, folhas e frutos são usados no tratamento de prisão de ventre crônica, de várias doenças hepáticas tais como a icterícia, cálculos biliares, hepatite e fígado gordo, como descongestionante do sistema circulatório, no tratamento de hemorróidas e úlceras varicosas e como anti-alérgico no tratamento da asma e urticária.

Na Itália, os frutos do Cardo Mariano são usados no tratamento de doenças do fígado, devido à sua ação desintoxicante do fígado e também pelas suas propriedades diuréticas e cardiotônicas.

Na Alemanha e na Hungria, em Medicina Tradicional, os frutos do Cardo Mariano são usados no tratamento de cálculos biliares devido à sua ação colagoga, estimulante da circulação entero-hepática e protectora do fígado.

Na Grécia o Cardo Mariano é usado no tratamento de varizes, pedras da vesícula e na úlcera duodenal.

A Medicina Homeopática também utiliza as tinturas dos frutos do Cardo Mariano no tratamento de doenças do fígado, cálculos biliares, peritonite, pleurite, congestão do útero e varizes.

Características

Os frutos do Cardo Mariano são negros e brilhantes, é uma planta herbácea, anual ou bienal, pertencente à família das Asteraceae e nativa da região mediterrânica.

Propriedades medicinais:

A silimarina protege contra as mais severas necroses hepáticas, tais como as provocadas pelo tetracloreto de carbono e contra lesões tóxicas do fígado ocasionadas pelas toxinas de cogumelos venenosos. As substâncias ativas do Cardo Mariano também podem ser usadas curativamente, isto é, depois da ingestão de produtos tóxicos. Uma vez que alguns venenos levam algumas horas a serem absorvidos e a chegar ao fígado, a silimarina pode atrasar a sua assimilação, permitindo ao organismo eliminar as toxinas. Contudo, o efeito curativo é mais fraco que o efeito preventivo. Outro efeito terapêutico é devido à silibina, um componente da silimarina.

A silibina estimula várias funções das células hepáticas; estimula aumentando a quantidade de células hepáticas, a síntese protéica, a assimilação do oxigênio, a formação de energia, a reparação das membranas celulares danificadas, etc. A silimarina tem uma forte ação antioxidante, protegendo as células hepáticas contra a peroxidação lipídica. A silimarina estimula a atividade da superoxidodismutase (SOD) e aumenta os níveis de glutatião peroxidase (GSH), os dois principais sistemas enzimáticos envolvidos na neutralização dos perigosos radicais livres do oxigênio.
A silimarina tem ainda ação anti-inflamatória e anti-alérgica.

Nas farmácias encontramos o produto com os seguintes nomes:

- Legalon – Produto Fitoterápico –
70 mg de Silymalina com 30 comprimidos.

-Silimalon: 70 mg de Silymalina com 20 comprimidos.

2 comentários:

Joemir disse...

Como sempre conversamos, o nosso reequilíbrio está na Natureza. Portanto, busque sempre harmonizar-se com Ela, em todos os níveis.

Parabéns pela receita!!!!

Beijos!

Joemir.

Marilda Jorge disse...

Olá querido! Por falta de tempo, só hoje estou respondendo o seu post.
Acho que vou adotar o seu sistema de não responder, pois o tempo está corrido...
Beijos

Site Meter