Seguidores

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Sessão Saúde e Prevenção

Terapias da Felicidade.

Postado por CALDEIRÃO DE NOVIDADES e enviado por Leny do Nascimento, obrigada pela colaboração.

Relaxando, você aprende a ficar sempre bem.
Rogério Balolo (Revista Energia)

Trabalho, estudo, corre-corre, vida agitada. Tudo isso contribui para que o cansaço tome conta do corpo e da mente da grande maioria das pessoas. O detalhe é que muitas delas estão indo em busca de medicinas alternativas, que tem o objetivo de provocar o relaxamento do corpo e da mente, sem afetar a saúde. Assim evitam procurar auxilio médico e o provável tratamento, quase sempre feito através de remédios e calmantes fabricados em laboratórios, que, muitas vezes, trazem em sua composição uma série de efeitos colaterais que podem prejudicar o funcionamento do organismo.

ENERGIA
Segundo médicos especializados, em muitos casos, as terapias tradicionais não conseguem atingir os resultados desejados, já que combatem apenas os efeitos de uma determinada doença. As terapias alternativas, pelo contrário, trabalham em busca da compreensão do homem como um todo. A energia vital, que está presente em cada um de nós, é a responsável pelo sucesso do tratamento, já que é através dela que podem ser encontradas as causas que desencadearam algum tipo de problema.
Conheça um pouco mais sobre alguns dos tratamentos alternativos existentes. Além de muito antigos, eles quase sempre têm bons resultados. Experimente e, com certeza, você irá sentir a diferença.

AROMATERAPIA
É a cura do organismo através do cheiro das plantas. Esse é um dos métodos mais antigos de relaxamento que se conhece. Através da utilização de óleos, essências e perfumes, o homem pode recuperar todas as suas forças vitais e reencontrar o equilíbrio do corpo e da mente. Esse tipo de terapia pode ser feito de diversas maneiras: com compressas embebidas em água, com essências especiais ou inalada. O paciente pode também aplicar óleos perfumados sobre o corpo durante o banho.

CROMOTERAPIA
Estudiosos garantem que as cores são capazes de transmitir diversas emoções ao nosso cérebro. É justamente por causa disso que a Cromoterapia busca o equilíbrio por meio da utilização das cores no nosso dia a dia. Cores como a violeta, por exemplo, podem ajudar você a relaxar e cultivar sua espiritualidade. Já o amarelo faz com que as pessoas coloquem as idéias em ordem. Outra boa dica para aproveitar os benefícios que a Cromoterapia pode oferecer é procurar equilibrar, através das cores da própria roupa, as energias do corpo.

MUSICOTERAPIA
Esta é uma ótima técnica de relaxamento, já que as vibrações musicais seguem direto para o cérebro e depois se dirigem para o corpo todo. Para aliviar a tensão, basta que você permaneça em um local tranqüilo e aconchegante. Coloque numa musica bem suave, de preferência instrumental, e deixe que todos os músculos do seu corpo relaxem completamente. Quando estiver realizando essa terapia, procure mentalizar apenas coisas boas para sua vida, sentindo a musica penetrar em cada parte do corpo. A musicoterapia deve ser praticada apenas alguns minutos por dia.

HIDROTERAPIA
É a cura pela água,, que pode ser fria, morna ou misturada com ervas, frutas e flores. A hidroterapia pode ser utilizada de diversas maneiras. Desde a antiguidade ela já servia para auxiliar no combate a problemas de circulação e muitos outros. Os tratamentos mais comuns são aqueles feitos com compressas de água quente e gelada (colocadas no local afetado) e banhos de imersão. Até mesmo no chuveiro, você pode aproveitar o poder da água. Basta sentir o volume dela no corpo e deixar a mente livre dos problemas do dia a dia.

MEDITAÇÃO
Trata-se apenas da concentração de pensamentos e pode ser feita diariamente. Esse tipo de terapia pode contar ainda com a Musicoterapia, Aromaterapia e até mesmo a Cromoterapia. Em sua casa ou em um lugar bastante calmo, sente-se confortavelmente e tente relaxar todos os músculos do corpo. Inspire o ar pelas narinas e solte pela boca, deixando a respiração bem compassada. A luz e a temperatura devem estar em equilíbrio. O mais importante é deixar de lado todas as tensões, mentalizando sempre um lugar muito belo, com um altíssimo astral. Apenas 15 minutos por dia serão suficientes para que você sinta os resultados positivos.

Agora anote este exercício de relaxamento. Ele é simples e funciona.
Procure uma posição bem confortável e respire calmamente. Depois, perceba cada barulho que se passa a sua volta e tente se concentrar em apenas um deles. Em alguns minutos, você só estará ouvindo o barulho que escolheu. Esse exercício além de proporcionar uma sensação de bem estar, aumenta também o poder de concentração da pessoa. Isso é ótimo na hora de enfrentar situações difíceis.

Nenhum comentário:

Site Meter