Seguidores

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

As Crianças e as Cores

Crianças que brincam com cores e escutam música clássica desde pequenas, são mais criativas e independentes?

Isto não resta a menor dúvida!

Ninguém duvida que as cores exerçam uma influência específica, cada uma a seu modo, nas pessoas, no animais e até mesmo nas plantas. Isto com cores e sons.

Existem estudiosos que admitem uma espécie de campo vibratório emitido por cada uma das cores e suas tonalidades, assim como sons. Esse campo determinaria a sua influência através da modificação do padrão vibratório molecular do campo energético do ser vivo. Isso explicaria o fato de a cor e o som, influenciar e modificar até pessoas com os olhos vendados, sem contato visual.

Os animais e as plantas estariam na mesma situação e se beneficiam com todas as vibrações transmitidas.

Crianças sabem escolher através das cores, os sonhos e as brincadeiras. Elas vivem de cores e sons! Nenhuma criança escolhe cores mortas ou apagadas, elas desejam tudo brilhante e mostram logo cedo o seu gosto pelos sons.

Para o seu nenê

As cores das peças atraem o olhar do seu nenê. Tudo o que se cria para crianças tem o olhar colorido do criador! Veja as grandes e pequenas fábricas de brinquedos...

Coloque todos os objetos de modo que ele consiga alcançá-los com as mãos. Esse processo de mexer no brinquedo é um estímulo importantíssimo, pois, inconscientemente, ele estará exercitando a percepção ao tocar na peça, assim como a auto-estima, pois percebe que é capaz de movimentar o objeto. Tenha sempre a música clássica presente de forma suave, mas evite deixar aparelhos elétricos no quarto de seu filho. Ele desenvolve a audição, ao ouvir o barulho provocado no contato com o chocalho, e também a coordenação motora. Perceba que essa série de exercícios vitais foi possível após a visualização dos objetos coloridos que despertou sua atenção.

Todos os ensinamentos coloridos nos primeiros anos de vida de uma criança, são guardados com facilidade e colaboram para um crescimento mais sadio. Aprenda a estimular seus filhos a associarem a cor ao objeto.

Para a criança...

Um bom começo são os alimentos coloridos num prato, isto pode ser o grande atrativo que faltava para que o filho passe a comer de forma mais saudável. Invente carinhas, barquinhos e bichinhos... além de divertido, você irá notar um interesse e curiosidade gritantes na criança todos os dia.

Outro atrativo é ter um mural no seu lugar de brincar, lá eles poderão criar sem preocupações.

Num estudo publicado no Journal of Child Psychology, em Março de 2003, revelaram-se as conclusões de uma experiência que envolveu mais de trezentas crianças e onde foram observadas quais as cores escolhidas para colorir figuras com diferentes características. Os resultados são, no mínimo, interessantes.

Um grupo de 330 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 11 anos, foi dividido em três subgrupos, onde iriam colorir três desenhos: o primeiro grupo o de um homem, o segundo de um cão e o terceiro de uma árvore. A experiência foi realizada em duas partes – na primeira foi pedido às crianças que avaliassem as suas 10 cores preferidas, ordenando-as da mais à menos preferida. Na segunda parte, o primeiro grupo recebeu três desenhos de um homem para colorir, o segundo grupo três desenhos de um cão e o terceiro três desenhos de uma árvore. A diferença estava na descrição das três “personagens”: enquanto um dos homens era apontado como “mau”, o outro era “bom” e o terceiro era “normal”, e assim sucessivamente para o cão e para a árvore.

Os resultados revelarem que em todas as idades e em todos os grupos, as crianças utilizavam as suas cores preferidas para as “figuras boas”, as menos preferidas para as “figuras más” e as cores intermédias para as “figuras normais”. Outra conclusão foi o fato de a cor preta ser a mais utilizada em todas as faixas etárias e em todos os tópicos (homem, cão e árvore) para aquela que foi denominada como sendo uma “figura má”.

Em contraste, as crianças, na sua maioria, escolheram as cores primárias para as “figuras normais”. Para colorir a “figura boa”, houve um grande recurso às cores primárias e secundárias.

Estas conclusões sugerem que as crianças podem alterar, de forma sistemática, a escolha das cores que utilizam para colorir um mesmo desenho, apenas porque a figura foi caracterizada de forma diferente. Aliás, chegam a recorrer a cores específicas para características específicas, diferenciando assim os seus próprios desenhos. As cores falam, assim como os sons de todos os instrumentos musicais. Então aproveitem o melhor de tudo isso, se informem e estudem, pois é responsabilidade dos pais encaminharem e ensinarem...

Luz e Paz,

Marilda Jorge

2 comentários:

Anônimo disse...

Reflexão prazeroza neste blog, postagens assim emotivam a quem quer que observar aqui .....
Realiza muito mais de este sítio, aos teus cybernautas.

Blog do Caminho disse...

Obrigada pela visita e muita Luz e Paz!

Site Meter