Seguidores

domingo, 19 de setembro de 2010

O Caos no Trabalho e a Gestão de Pessoas

As pessoas que trabalham e precisam trabalhar estão sentido o arrocho quase maluco das empresas e a loucura dos funcionários. Recebi esta semana o texto do Ramiro, nosso colaborador, que não está muito longe da verdade, embora seja visto como piada... então, já que muitos experimentaram de alguma forma certos conceitos destes, segue o texto para divertí-los no fim de semana ou alertá-los.

As firmas apertam e os funcionários escorrem pelas mãos, para alguns é uma piada, para outros já foi uma vivencia, e não muito agradável. Muitos já receberam comunicados da diretoria: sobre como se comportar, evitar conversar, como se vestir, etc e tal...

Também já se viu os mesmos que receberam tais avisos chegarem em casa revoltados e desejosos de pedir a conta imediatamente, mas vamos analisar, brincadeiras a parte, alguns estão passando dos limites de ambos os lados, não é verdade?

Então segue o tal texto que me fez rir... mas pensando bem... não está muito longe da verdade!!!

Luz e Paz,

Marilda Jorge

================================

COMUNICADO DA DIRETORIA PARA FUNCIONÁRIOS, Teoria x.

INDUMENTÁRIA
Informamos que o funcionário deverá trabalhar vestido de acordo com o seu salário. Se o percebermos calçando um tênis Nike de R$ 350,00 e carregando uma bolsa Gucci de R$ 600,00, presumiremos que vai bem de finanças e, portanto, não precisa de aumento.
Se ele se vestir de forma pobre, será um sinal de que precisa aprender a controlar melhor o seu dinheiro, para que possa comprar roupas melhores e, portanto, não precisa de aumento. E se ele se vestir no meio termo, estará perfeito e, portanto, não precisa de aumento.

AUSÊNCIA DEVIDO À ENFERMIDADE
Não vamos mais aceitar atestado médico como prova de enfermidade.
Se o funcionário tem condições de ir até o consultório médico, pode vir trabalhar.

CIRURGIA
As cirurgias são proibidas.
Enquanto o funcionário trabalhar nesta empresa, precisará de todos os seus órgãos, portanto, não deve pensar em remover nada.
Nós o contratamos inteiro.
Remover algo constitui quebra de contrato.

AUSÊNCIAS DEVIDO A MOTIVOS PESSOAIS
Cada funcionário receberá 104 dias para assuntos pessoais a cada ano.
Estes dias chamam-se sábado e domingo.

FÉRIAS
Todos os funcionários deverão entrar em férias nos mesmos dias de cada ano.
Os dias de férias são: 01 de janeiro, 07 de setembro e 25 de dezembro.

AUSÊNCIA DEVIDO AO FALECIMENTO DE ENTE QUERIDO
Esta não é uma justificativa para perder um dia de trabalho. Não há nada que se possa fazer pelos amigos, parentes ou colegas de trabalho falecidos. Todo esforço deverá ser empenhado para que não-funcionários cuidem dos detalhes. Nos casos raros, onde o envolvimento do funcionário é necessário, o enterro deverá ser marcado para o final da tarde. Teremos prazer em permitir que o funcionário trabalhe durante o horário do almoço e, daí, sair uma hora mais cedo, desde que o seu trabalho esteja em dia.

AUSÊNCIA DEVIDO À SUA PRÓPRIA MORTE
Isto será aceito como desculpa. Entretanto, exigimos pelo menos 15 dias de aviso prévio, visto que cabe ao funcionário treinar o seu substituto.

O USO DO WC
Os funcionários estão passando tempo demais no toalete. No futuro,seguiremos o sistema de ordem alfabética. Por exemplo, todos os funcionários cujos nomes começam com a letra 'A' irão entre 8:00 e 8:20, aqueles com a letra 'B' entre 8:20 e 8:40, etc. Se não puder ir na hora designada, será preciso esperar a sua vez, no dia seguinte. Em caso de emergência, os funcionários poderão trocar o seu horário com um colega. Os supervisores dos funcionários deverão aprovar essa troca, por escrito, mas há um limite estritamente máximo de 3 minutos no vaso. Acabando esses 3 minutos, um alarme irá tocar, o rolo de papel higiênico será recolhido, a porta do box abrirá e uma foto será tirada. Se for repetente, a foto será fixada no quadro de avisos da empresa sob o título 'Infrator Crônico do Mês'.

A HORA DO ALMOÇO
Os magros têm 30 minutos para o almoço, porque precisam comer mais para parecerem saudáveis. As pessoas de tamanho normal têm 15 minutos para comer uma refeição balanceada que sustente o seu corpo mediano. Os gordos têm 5 minutos, porque é tudo que precisam para tomar um 'Slim Fast' e um remédio de regime.

Muito obrigado pela sua fidelidade à nossa empresa.

Portanto, toda dúvida, comentário, preocupação, reclamação, frustração, irritação, agravo, insinuação, alegação, acusação, observação, consternação e 'input' deverá ser dirigida para o RH com a carteira de trabalho em mãos.

Atenciosamente
Diretoria de Recursos Humanos
=====================================

Texto enviado por Ramiro Ros
PABX 55 11 3476.0512
CEL.: 55 11 8646.0351
e-mail: ramiro@fusionlink.com.br
skype: fusionlink_ramiro
FUSION LINK - CONTE CONOSCO

2 comentários:

Joemir Rosa disse...

Acho que já vi esse filme! No século 18 e 19 a coisa não era muito diferente disso, não! Jornadas de 16 horas eram normais ... e aí de quem morresse sem aviso prévio! rssss

Curti o texto!!!

Marilda Jorge disse...

Pois é... só que estamos no século 21 e tudo continua no mesmo!!!
O mundo precisa acordar e este sistema se humanizar...
Luz, Paz e beijos.

Site Meter