Seguidores

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Quando o assunto é dinheiro...

Por Maria Silvia Orlovas

Parece que também é desafio, afinal, quem já não passou por algum perrengue envolvendo questões financeiras? Quem não enfrentou alguma dívida, ou um desacerto nessa área?

Faz parte da vida pagar contas, cuidar da administração financeira, tentar progredir e dar uma vida boa para os nossos filhos. Também faz parte ter ambição, desejo de crescer profissionalmente, viajar, conhecer outras coisas. Mas para que tudo isso se realize em harmonia também é preciso equilíbrio e sacrifícios...

Dinheiro é poder... e se de alguma forma lhe damos mais valor do que damos a outras formas de poder, causamos muita infelicidade e desequilíbrio. E é muito comum isso acontecer, pois, normalmente, para ganhar dinheiro é preciso se dedicar ao trabalho. E a coisa mais comum é ver pessoas atoladas de compromissos, ambicionando cada vez mais conquistas, tanto sociais, como materiais. Mas é comum também que pessoas que trabalham muito, nem sempre se sentirem reconhecidas, ou bem sucedidas, porque cada vez mais exigem de si e dos resultados pessoais e, assim, as metas se tornam mais distantes e difíceis.

O fato é que nem sempre a quantidade do trabalho tem reconhecimento e, muito menos, retorno financeiro. Nem sempre esse jogo dá o saldo esperado. Aliás, muitas vezes as coisas podem não dar certo. Ou a pessoa gasta mais do que deveria, assumindo um padrão que nem sempre é fácil manter, ou acumulando sem entender direito o que fazer. Isso sem contar nas situações em que a pessoa vai assumindo riscos, negócios, tentando consertar outros negócios que deram errado, envolvendo-se em dívidas e perdendo a noção de que existem outras coisas na vida, criando para si e para os seus familiares uma verdadeira prisão.

Não sei se é correto dizer que lidar com dinheiro não é fácil, mas tenho certeza de que é uma arte saber cuidar desse poder e se manter no equilíbrio. E é claro que como o dinheiro é uma energia, trata-se também de uma questão kármica. Não apenas de ter ou não dinheiro, ter ou não oportunidades de ganhá-lo e mantê-lo, como também de como usar.

Conheço algumas histórias bem impressionantes que mostram o karma associado ao dinheiro. Anos atrás atendi um rapaz muito fino, educado e gentil. Um verdadeiro lord que nesta vida nasceu na periferia de São Paulo e mal tinha cursado até o ensino médio. Era surpreendente ver o refinamento do rapaz e sua reclamação na época era justamente tentar entender o que acontecia, pois não conseguia ficar num emprego. Sofria discriminação dos colegas que não o aceitavam, os chefes também, e em pouco tempo perdia tudo. E tudo estava se complicando porque ele estava com quase 40 anos, e como sabemos não é fácil arrumar emprego nessa idade, ainda mais com pouca experiência.

A experiência com Vidas Passadas mostrou uma vida como sultão, um homem que tinha tudo aos seus pés e era totalmente desmotivado. Sua alma explicava que colocou desafios para poder ter impulso de superação. Alberto já tinha compreendido que não eram os outros que lhe tiravam o emprego, pois havia se cansado da condição de vítima. Na verdade, queria ter o poder de entender onde estava errando. Conversamos muito naquele encontro e ele, aliviado, disse que iria pensar em investir num curso de massagem, pois sentia que tocando as pessoas se sentia mais feliz.

Pois é, amigo leitor, não existem respostas únicas, pois cada ser humano é um universo, mas o importante é procurar em sua caminhada sair da postura de vítima e ir em busca da solução e de uma mudança. Se hoje as portas estão fechadas, com certeza, mudando a postura algum outro caminho se abrirá. Boa sorte!

STUM

Nenhum comentário:

Site Meter