Seguidores

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ONU pede mais qualidade de vida no ambiente de trabalho para evitar doenças crônicas

Texto enviado por Ramiro Ros, obrigada pela colaboração.

Passamos boa parte do dia (e da vida!) dentro da empresa. Prevenção e qualidade de vida são as palavras de ordem.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, apelou aos empresários para que proporcionem um ambiente de trabalho saudável aos funcionários.

Segundo ele, 60% das doenças não transmissíveis, como câncer, diabetes, problemas respiratórios e ocorrências de acidente vascular cerebral (AVC) podem ser evitadas quando os fatores de risco são reduzidos.

A começar que um dos desencadeadores dessas doenças é justamente o sedentarismo considerado, segundo a Organização Mundial da Saúde, o quarto maior fator de risco de mortalidade no mundo.

Há a possibilidade das enfermidades aumentarem em pelo menos 50% até 2030, principalmente nos países da África, do Oriente Médio e do Sudeste da Ásia. Segundo Ban, as doenças crônicas são responsáveis pela morte de 35 milhões de pessoas a cada ano, em todo o mundo, a maioria com menos de 70 anos.

Foi durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, (Suíça) que Ban disse que não podemos permitir que as doenças crônicas aumentem, especialmente quando sabemos as soluções.

Em setembro, a Assembléia Geral da ONU promoverá uma Reunião de Alto Nível sobre a Prevenção e Controle de Doenças Não transmissíveis, em Nova York. A previsão é reunir presidentes da República, primeiros-ministros e ministros para os debates, além de representantes da iniciativa privada.

Durante o dia, mexa-se o máximo possível: Vá receber o cliente ou paciente na porta, faça algumas tarefas em pé, como ler um artigo ou relatório. Isso, por mais simples que seja, fará diferença na queima de calorias ao final de um mês ou um ano.

2 comentários:

Leuzinha disse...

Até parece que estes monstros empregadores estão preocupados com a ONU ou conosco
são uns carrascos!!!!!!!!!!

Marilda Jorge disse...

Minha querida se não soubermos pedir com calma e uma coisa de cada vez...
Fica complicado... rsos...
Beijos querida e muita calma nesta hora!
Luz e Paz!

Site Meter