Seguidores

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Moisés


Moisés (em hebraico, Moshe, משה), profeta israelita da Bíblia Hebraica (conhecida entre os cristãos como Antigo Testamento), da Tribo de Levi. Segundo a tradição judaica e cristã, Moisés foi o autor dos 5 primeiros livros do Antigo Testamento (o Pentateuco). É encarado pelos judeus como o seu principal legislador e um de seus principais líderes religiosos.

Moisés foi adotado pela filha do Faraó após ser salvo das águas de um rio e educado na corte como um príncipe do Egito. Aos 40 anos, após ter matado um feitor egípcio que castigava duramente um escravo hebreu, é obrigado a partir para o exílio, a fim de escapar à pena de morte. Fixa-se na região montanhosa de Midiã, situada a leste do Golfo de Acaba. Quarenta anos depois, no Monte de Horebe, é finalmente iluminado por Deus como o Libertador de Israel.

Ele conduziu o povo de Israel até ao limiar de Canaã, a Terra Prometida a Abraão. Foi no Monte de Horebe, na Península do Sinai, que recebeu os Dez Mandamentos, escritos pelo dedo de Deus. Depois, o seu código de leis é ampliado para cerca de 600 leis. Esse código de leis é comumente chamado de Lei Mosaica. Os judeus, porém, a consideram como a Lei (em hebr. Toráh) de Deus dada a Israel por intermédio de Moisés.

Durante 40 anos, conduz o povo de Israel na peregrinação pelo deserto. Moisés morre aos 120 anos, após contemplar a terra de Canaã no alto do Monte Nebo, na Planície de Moabe.

O quadro acima é de minha autoria, e representa O momento em que Moises desce do Monte Sinai com as Tábuas da Lei. Você pode ver esse quadro com mais detalhes no site do Atelier Caminho.

Luz e paz,

Marilda Jorge

Nenhum comentário:

Site Meter