Seguidores

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Quando o outro está doente e não sabe...

Existe em algumas famílias um ser que dá trabalho e causa transtornos para todos? Um dos componentes está constantemente chamando a atenção de todo o grupo com seus diferentes comportamentos e birras. Sempre se dando de coitadinho, consegue ele (ou ela), desmantelar uma família, uma empresa ou qualquer outro lugar que esteja, pois com seus ataques todos pisam em ovos...

Simplesmente, acostumou-se desde criança a resolver seus problemas desta forma e como se sente amargurado, busca desfiar o seu rosário de sofrimentos que não existem, não faz amigos e também não os deseja.

Com este ser todos evitam falar a verdade, pois é mais fácil mentir para acomodar situações. Enquanto isso, o ser em questão abusa! Costuma também ser um mentiroso nato, pois em tudo que faz emprega muitas desculpas irreais, e para se fazer acreditar, mente.

É estressado, malcriado e “atacado”, um ser com quem não se pode falar nada francamente ou espontaneamente, costuma ter chiliques e alucinações que mobilizam toda a atenção na casa, no trabalho e até em sociedade. Com isso, ele consegue ser sempre tratado com cuidado, caso contrário, fará de todos os outros, vítimas dos seus ataques histéricos.

Este é um mecanismo negativo usado na infância e adolescência, por várias causas. No adulto se transforma em uma doença e num vicio, lançando torpedos agressivos de todos os lados. Isto costuma acontecer quando a insegurança e a auto-estima são baixas e a energia precisa da força dos outros para viver. São os famosos vampiros do mundo moderno...

Claro que a criança não sabe como funciona este mecanismo, na adolescência usa este mecanismo para atingir seus desejos e quando adulto verifica que o foco é tirar vantagens e usar pessoas. Tudo isso tem um preço e quando acorda (isso se acordar) poderá passar uma vida inteira sem compreender o mal que faz a si mesmo e aos outros.

Se o foco desta pessoa for o dinheiro ou bens dos mais variados tipos, existe um perigo muito maior, pois os que precisam seguí-lo por “n” situações diferentes, estarão copiando um sistema de vida totalmente falho e dependente, quando a intenção destes que o seguem, era o contrário disto tudo. Desejando ser independente, se tornou escravo energético!

Porém, o que tem me chamado mais à atenção são as pessoas que crescem em ambientes onde foram “meninos (as) de recados” entre as partes. É isso que chamo de manipulação, um jogo nas mãos destes torturadores.

Naturalmente que nossa compreensão e compaixão têm que atuar sempre, imaginando que aquele ser que monopoliza toda a atenção da casa é um ser que precisa de cuidados, teve exemplos negativos e está doente. A maioria das vezes na própria casa com parentes, ou porque sofreu danos físicos e mentais na infância.

O responsável pela educação e condução do sistema da família tem que atuar como verdadeiro mestre para mudar o sistema mais rápido possível. Uma das formas mais simples e corretas para educarmos é sermos cautelosos. A ansiedade é a ferrugem da vida evitá-la é passar equilíbrio. O equilíbrio nos trará segurança e hoje, temos mil formas e terapias para todas essas distorções. Uma delas, e a mais eficaz, será lembrar aos nossos entes queridos que amar e crer no bem com sinceridade é estar mais perto de Deus.

O amor, a alegria e a leveza de ser são muito importantes para que novos seres cresçam no Planeta Terra neste novo tempo. Tenha muito ânimo, pois vai precisar ser amoroso e tolerante para mudar tudo isso.

Luz e Paz

Marilda Jorge

Nenhum comentário:

Site Meter