Para eliminar qualquer chance de erro humano, o Talmud enumera mais de vinte fatores relevantes para que um rolo de Torá possa ser considerado casher (apto).
Este é o sistema de segurança embutido na Torá. Se faltar algum destes fatores, ela não terá a santidade necessária nem poderá ser usada para leitura em público.
Séculos afora, os escribas judeus têm aderido às seguintes pautas:
- Um rolo de Torá é desqualificado se mesmo uma única letra for adicionada.
- Um rolo de Torá é desqualificado se mesmo uma única letra é apagada.
- Um escriba deve ser um judeu erudito e devoto, que tenha passado por treino especial e certificação.
- Todos os materiais (pergaminho, tinta e pena) devem estar de acordo com especificações estritas, e serem preparados especificamente com o objetivo de escrever um rolo de Torá
- O escriba não pode escrever sequer uma letra num rolo de Torá de cór. Ao contrário, ele deve ter um segundo rolo casher aberto à sua frente todo o tempo.
- O escriba deve pronunciar cada palavra em voz alta, antes de copiá-la do texto correto.
- Cada letra deve ter espaço suficiente ao seu redor. Se uma letra tocou outra em qualquer parte, todo o rolo está invalidado.
- Se uma única letra estiver tão danificada que não possa ser lida, ou se assemelhar à outra letra (esteja o defeito na escrita, ou seja devido a um furo, rasgo ou mancha), isso invalida todo o rolo. Cada letra deve ser suficientemente legível, de forma que uma criança em idade escolar possa distinguí-la de outras letras similares.
- O escriba deve colocar espaços precisos entre as palavras, de forma que uma palavra não pareça ser duas palavras, ou duas palavras pareçam ser uma só.
- O escriba não pode alterar o formato das seções, e deve manter-se dentro do tamanho das linhas e configurações de parágrafos.
- Um rolo de Torá no qual qualquer erro tenha sido encontrado não pode ser usado, e deve ser consertado dentro de 30 dias, ou enterrado.
O quadro acima é de minha autoria, e representa o momento em que o escriba está escrevendo o texto sagrado da Torah. Você pode ver esse quadro com mais detalhes no site do Atelier Caminho.
Luz e paz,
Marilda Jorge
Nenhum comentário:
Postar um comentário