Seguidores

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Sessão Saúde e Prevenção - Parte I

Texto enviado por Miriam A Leao Zampier, obrigada pela colaboração.

HIGIENISMO de Alberto Bittencourt

I - O que é Higienismo?

O Higienismo ou Higiene Natural, ou ainda, Alimentação Natural, é uma filosofia de vida e um conjunto de princípios e práticas com base na ciência, que leva a um extraordinário nível de saúde pessoal e felicidade. Trata-se de um movimento criado nos Estados Unidos em 1830, inspirado nos ideais gregos de saúde física e mental, que se desenvolveu a partir das descobertas que vieram à luz com o avanço da Biologia no século passado.

Esse sistema é chamado em inglês de Natural Hygiene e vem a ser por definição: uma ciência de saúde que respeita as leis naturais, processos físicos e químicos que regem o corpo humano, mantendo ativo seu incrível poder de construção e regeneração.

Como é de cunho essencialmente científico, trata-se de um sistema dinâmico que vem incorporando desde a sua criação, todas as novas descobertas a respeito de Saúde, Nutrição, Ecologia e Qualidade de Vida em geral, ajudando assim, a transformar a vida de milhões de pessoas.

Segundo um dos mais respeitados e conhecidos médicos higienistas do nosso tempo, Dr. Herbert Shelton: "As leis da natureza, as verdades do universo e os princípios da ciência são tão certos, tão fixos e imutáveis em relação à saúde, quanto são em relação a todas as outras coisas".

Conforme o Higienismo, somos aquilo que cheiramos, tocamos, vemos, ouvimos e comemos. Somos aquilo que nos emociona. Somos aquilo que pensamos. Nosso alimento é o ar, a água, o sol, os produtos da terra e tudo aquilo que nos rodeia.

Quanto maior o nosso contato direto com a natureza e quanto mais comemos alimentos ricos em substâncias vivas, mais nosso corpo se torna belo, forte e flexível, mais nossa vida afetiva se liberta das emoções que nos amarram (medo, julgamento, raiva, frustrações), mais nossa mente se liberta de suas limitações, mais nossa vida espiritual desabrocha.

Alimentos de mais ou de menos e alimentos inadequados, o metabolismo muito lento e a eliminação insuficiente provocam a retenção de resíduos que deveriam ser evacuados: as toxinas.

As toxinas provocam sintomas (sensações desagradáveis) para avisar que está havendo um desequilíbrio. Se ignorarmos essa campainha de alarme, a capacidade de eliminação dos órgãos excretores (fígado, rins, intestinos, pulmões, pele) fica saturada, e aparecem sintomas gerais de intoxicação:

• Sintomas mentais: espírito confuso, pensamento lento, memória deficiente, indecisão, etc.

• Sintomas emocionais: sensação de cansaço, depressão, falta de ânimo, mau humor, ansiedade, etc.

• Sintomas físicos: olheiras, pálpebras inchadas ou grudadas, olhos vermelhos ou amarelos, vista turva, coriza, nariz tapado, boca pastosa ou seca, língua coberta por uma substância branca ou amarela, vontade de tossir e cuspir, mau hálito, dor no couro cabeludo, dores de cabeça, de estômago, de barriga ou em
outras partes do corpo, sensação de peso, rigidez e fraqueza nas articulações e nos músculos, problemas de pele e cabelos, tontura, cansaço geral, insônia, etc.

Todos esses sintomas indicam uma sobrecarga dos mecanismos de eliminação e um indício de intoxicação geral.

O Sistema Higienista:

É um conjunto abrangente de preceitos que visam uma melhor qualidade de vida, entre eles a higiene alimentar.

− Promove uma mudança de hábitos nocivos ao equilíbrio interno.
− Ensina a maneira correta de assimilar os alimentos.
− Condena a rigidez e incentiva o bom senso de seu praticante.
− Busca o ideal a ser atingido, consciente do que é melhor para a saúde.
− Representa uma mudança dupla: de hábitos e de idéias.
− Não é um regime alimentar temporário. É antes de tudo uma filosofia de vida.

A maneira correta de alimentar-se leva a:
1. Ter mais Saúde.
2. Ficar livre de distúrbios psíquicos e emocionais e das limitações mentais e espirituais.
3. Sentir grande bem-estar.
4. Despoluir nosso organismo.
5. Despertar a intuição que nos guia para maior vitalidade, equilíbrio e alegria de viver.
6. Deixar de sentir sintomas e doenças para descobrir que a saúde está em nossas mãos.

II - OS CINCO PRINCÍPIOS
A dieta higienista se baseia em cinco princípios:
1. Evitar ou eliminar comidas que produzam toxinas;
2. Ingerir 70% dos alimentos crus;
3. Respeitar as etapas do processo digestivo;
4. Combinar os alimentos adequadamente;
5. Não se alimentar em excesso.

Continua...

2 comentários:

Mariza Torelli disse...

Oi querida Marilda
Obrigada
Realmente fantástica a orientação sobre alimentos...
Vou passar adiante
Bjs
Mariza

Marilda Jorge disse...

Obrigada Mariza querida. Entrei no seu twitter da America Mágica, que aliás está ótimo e vi o seu recado sobre o Blog do Caminho. Realmente está orientação foi fantástica e já recebi vários e-mails sobre.
Beijos e muita Luz e Paz!

Site Meter