Seguidores

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Sessão Saúde e Prevenção

As perguntas da semana foram sobre diabetes e segue os esclarecimentos e informações pedidas, as principais causas, origens e danos possíveis.

Já temos várias mensagens postadas no Blog do Caminho sobre este assunto, sempre colocamos formas de alimentação saudáveis e naturais, onde frutas, verduras e grãos é parte importante na vida de cada ser.

Também procuramos mostrar que gente feliz e que faz o que gosta nem se liga a doenças, pois o corpo acompanha a mente. Mente sã faz um corpo são e vice versa.

Podemos envelhecer e isso não é doença... é inevitável e natural da natureza, então, mãos a obra e vamos prevenir sempre.

Vamos falar agora de um problema que não escolhe idade, sexo, raça, classe social e está presente em todas as partes do mundo. O diabetes podem atingir crianças, jovens, idosos, homens, mulheres, asiáticos, latinos...

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, o diabetes acomete mais de 250 milhões pessoas no mundo e, se nenhuma providência for tomada, calcula-se que esse número alcance os 380 milhões até 2025.

No Brasil, em 2006, já tínhamos mais de 10 milhões de pessoas com diabetes, sendo mais de 8 milhões com idade entre 30-69 anos e 1,5 milhão acima de 69 anos... Atualmente, estima-se que cerca da metade deles ainda desconhece o próprio problema...

Conhece alguém com diabetes? Descobriu que tem diabetes? Tudo bem. Hoje, graças aos recursos da medicina, já é possível controlar melhor este problema preservando, acima de tudo, a qualidade de vida. Por que esperar então para controlar o diabetes e prevenir suas complicações?

Segue abaixo alguns passos importantes:

Como você já deve saber, controlar o açúcar no seu sangue é importante para evitar hipoglicemia e hiperglicemia – níveis baixos e altos de açúcar no sangue.
Mantendo o açúcar no seu sangue na sua faixa-alvo, você pode atrasar ou evitar complicações a longo prazo. A hiperglicemia pode danificar muitas partes do seu corpo, incluindo olhos, coração e dedos dos pés. A boa notícia é que você, junto com seu médico, pode conseguir reduzir ou até mesmo evitar o impacto das complicações do diabetes na sua vida.

O cuidado adequado com os pés é uma parte importante da rotina diária de uma pessoa com diabetes. Os altos níveis de açúcar no sangue podem prejudicar os vasos sanguíneos que levam oxigênio e nutrientes para as pernas e pés. Isso pode levar à lesão do nervo, má circulação, infecções e deformidades nos pés.
Freqüentemente o diabetes é associado a problemas nos pés e amputações. Sem contar aqueles causados por acidentes ou trauma, mais de 60% das amputações de membros inferiores realizadas a cada ano são em pessoas com diabetes.

O cuidado adequado com os olhos

Pessoas com diabetes têm risco elevado de adquirir vários tipos de doenças nos olhos, incluindo retinopatia, catarata e glaucoma. Algumas dessas doenças podem levar a cegueira ao longo do tempo. A detecção precoce é a chave para evitar ou reduzir o risco de contrair essas doenças.

Retinopatia, a doença ocular mais comum em pessoas com diabetes, é causada por lesão nos vasos sanguíneos da retina. Em alguns casos, esses vasos podem inflamar e vazar fluido. Isso é chamado de retinopatia, não proliferativa.

Conforme essas áreas saram, cicatrizes e novos vasos sanguíneos anormais podem crescer na superfície da retina, causando perda de visão ou cegueira. Isso é chamado de retinopatia proliferativa, e tem consequências que são mais graves. Infelizmente, algum nível de retinopatia é comum, em pessoas com diabetes já há muitos anos. Mas o bom controle do açúcar no sangue pode evitar o aparecimento e a progressão da retinopatia diabética.

A catarata é a opacificação do cristalino. Ela ocorre mais freqüentemente em pessoas com diabetes. Um exame anual pode ajudar a detectar a catarata antes que ela se torne grave.

A pressão alta ou hipertensão ocorre quando a força do fluxo de sangue dentro dos vasos sanguíneos é muito alta. O coração precisa trabalhar mais para bombear o sangue através do corpo, o que pode contribuir para sérios problemas de saúde.

As pessoas com diabetes e pressão alta têm quase duas vezes mais risco de infarto do que as pessoas que só apresentam pressão alta. Estudos também mostram um aumento no risco de insuficiência renal, doença ocular diabética e derrame quando a hipertensão for um fator.

Causa da pressão alta

De acordo com a ADA (Associação Americana de Diabetes), cerca de 73% dos adultos portadores de diabetes também apresentam pressão alta ou usam remédios prescritos para tratar pressão alta. As causas da hipertensão são desconhecidas, mas vários fatores podem representar um papel no seu desenvolvimento:

• Hereditariedade
• Raça
• Idade
• Sedentarismo
• Consumo excessivo de álcool
• Sensibilidade ao sal
• Excesso de peso
• Estresse

Cuidados com os dentes e a gengiva

Pessoas com diabetes têm duas vezes mais probabilidade de contrair doenças da gengiva do que pessoas sem diabetes. As doenças e infecções da gengiva são complicações comuns do diabetes. Na verdade, quase um terço das pessoas com diabetes têm doença periodontal grave. Exames regulares e um bom cuidado dental em casa podem reduzir problemas dentais.

Tipos de problemas

Além de cáries e doenças da gengiva, você pode ter esses outros problemas que ocorrem com mais frequência em pessoas com diabetes:

Afta (candidíase oral) é uma infecção por fungos na boca que causa pontos brancos e vermelhos na língua. Ela pode causar dor ou sensação de queimadura na boca. Seu dentista pode receitar um remédio antifúngico para o tratamento.
Boca seca (xerostomia) pode ser desconfortável e pode resultar em infecção e cáries. Seu dentista pode recomendar um substituto da saliva, bem como um tratamento com flúor para ajudar a evitar cárie.

Prevenção de doença da gengiva

A doença da gengiva pode ser evitável. Para dentes e gengivas saudáveis, faça o seguinte:

• Diga ao seu dentista que você tem diabetes
• Escove os dentes duas vezes ao dia com pasta de dente com flúor
• Use fio dental diariamente
• Faça exames dentais regularmente, no intervalo recomendado pelo seu dentista
• Tenha uma dieta balanceada
• Mantenha o açúcar no seu sangue sob controle

Quando procurar o dentista

Procure o dentista se observar qualquer um dos seguintes sintomas:

• Gengivas que sangram facilmente
• Gengivas vermelhas, inchadas ou sensíveis
• Gengivas que estão afastadas dos dentes
• Hálito ou gosto ruim persistente na boca
• Perda de dentes ou uma mudança na maneira como ele se comporta quando você morde
• Uma mudança na forma do encaixe da dentadura

Problemas com os rins

Os rins filtram seu sangue através de milhões de vasos sanguíneos e, em seguida, descartam os resíduos do corpo na sua urina. O diabetes pode prejudicar esses pequenos vasos sanguíneos, dificultando para os rins filtrar seus resíduos.
Como resultado, o diabetes é a principal causa de insuficiência renal. Cerca de 30% de pessoas com diabetes tipo 1 e 10%–40% daquelas com diabetes do tipo 2 terão eventualmente insuficiência renal, ou nefropatia.

Fumar, não controlar o açúcar no sangue, ou ter pressão alta, pode aumentar o risco de insuficiência renal. Ter um membro da família com insuficiência renal também aumenta o risco de você desenvolver a mesma doença.

Detectando nefropatia diabética

Embora não haja sintomas precoces de insuficiência renal, seu médico pode fazer um teste para isso.

Seu médico verificará se há na sua urina uma proteína chamada albumina. Esse teste pode detectar a nefropatia no seu estágio inicial, qual o tratamento pode reduzir e até mesmo evitar a progressão da doença. Se você tem diabetes e tem entre 12 e 70 anos, deve fazer o exame da proteína da urina pelo menos uma vez por ano.

Prevenção e cuidado

• Mantenha os níveis do açúcar no seu sangue o mais próximo do normal. Pergunte ao seu médico qual é a sua faixa-alvo.
• Reduza sua pressão sanguínea, se estiver alta. Converse sobre sua taxa normal e como tratar a pressão alta com o seu médico. Os medicamentos como inibidores ECA podem reduzir a pressão sanguínea de maneira eficiente proteger os rins.
• Reduza a proteína na sua urina. Se você tiver proteína na urina, veja como tratá-la se através de remédios ou limitando o consumo de proteínas nas suas refeições – com o seu médico.
• Pare de fumar. Fumar aumenta o risco de insuficiência renal.

Diabetes e saúde sexual

O diabetes pode levar a dificuldade com o desempenho sexual para homens e mulheres.

Problemas que afetam os homens

O diabetes pode causar lesões aos nervos e artérias, interrompendo o fluxo sanguíneo necessário para obter uma ereção. Os homens com diabetes tem 3 vezes mais probabilidade de terem esse problema, conhecido como disfunção erétil ou impotência.1 A disfunção erétil é comum e pode ser tratada.

Alguns fatores que podem aumentar a possibilidade de impotência são:
• Controle inadequado do açúcar no sangue
• Colesterol alto
• Pressão alta
• Fumo
• Excesso de consumo de álcool

Além disso, alguns medicamentos como remédios para pressão sanguínea, antidepressivos e remédios para tratamento de úlcera estomacal — podem ter efeitos colaterais que contribuem para a disfunção sexual. O estresse também pode ter impacto.

Prevenção e tratamento

Vários tipos de tratamento estão disponíveis para a disfunção erétil, incluindo medicamentos por via oral, injeções, supositórios e dispositivos a vácuo. Se você perceber alguma disfunção erétil, procure o seu médico imediatamente.

Problemas que afetam as mulheres

A disfunção sexual do diabetes também pode afetar as mulheres. Hiperglicemia, lesões no nervo, depressão e infecções genitais são relativamente comuns em mulheres com diabetes e podem contribuir para os problemas sexuais.

Se você tem algum dos sintomas a seguir, há uma chance de você ser ter uma forma de disfunção sexual relacionada à diabetes:

• Falta de interesse em sexo
• Secura vaginal
• Desconforto durante a relação sexual
• Dificuldade maior em chegar ao orgasmo

Prevenção e tratamento

Comece conversando com seu médico que pode ajudá-la a determinar a melhor linha de procedimento. Uma solução simples, como usar um lubrificante durante a relação sexual, pode funcionar. Se você tiver problemas na sua vida sexual, procure ajuda do seu médico.

Quanto aos tratamentos:

Aqui convidamos vocês a visitarem seus médicos, procurando fazer os exames e tudo o que eles indicarem. Quanto à alimentação já temos colocado no Blog do Caminho muitas postagens e formas, tudo para melhorar esta parte, isto desde 2007. Convido a todos lerem o Blog desde então.

Espero ter ajudado e com muito amor lhe desejo muita saúde!

Luz e Paz,

Marilda Jorge

4 comentários:

Joemir disse...

Ótimas dicas e informações sobre sáude!
Acho que é muito importante passar informações sobre saúde, sobre como as pessoas se desequilibram energeticamente e acabam somatizando em algum sistema físico!

Parabéns pelo post e pelo blog!

Beijos!

Samia A. Hyek disse...

E esta somatização do diabetes é principalmente por falta de amor e doçura na vida.
Quem disse que os nossos sentimentos não nos fazem adoecer?
Com sentimentos negativos adoecemos mais rápido.
Obrigada pela mensagem e pelas informações.

Carlos Santana disse...

Tenho pai e mãe diabéticos e não sabia da metade do assunto. Cuido muito de mim, pois dizem que isso é de pais para filhos. Já tenho 40 anos e ainda estou inteiro.
Obrigado e sucesso, o seu blog é muito bom.

Marilda Jorge disse...

Meus queridos amigos: Joemir, Samia e Carlos, muito obrigada pelas opiniões, pela visita e principalmente pelas observações importantes.
Luz e Paz!

Site Meter