Seguidores

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Sessão Saúde e Prevenção – Parte IV

Combinando os alimentos adequadamente

Assim que são ingeridos os alimentos entram em contato entre si, realizando relações bioquímicas e reagindo com as secreções digestivas segundo a natureza ou a composição química de cada pessoa.

Existem os alimentos que se combinam bem e aqueles que não. Quando a combinação é perfeita, a digestão se faz harmoniosamente, a assimilação das proteínas, vitaminas e dos minerais é ideal, a formação do material a ser excretado é adequada e a deposição de gorduras e de elementos tóxicos é mínima ou nenhuma.

Ocorre exatamente o contrário quando os alimentos não se combinam.Uma alimentação que respeite os padrões de equilíbrio bioquímico dos alimentos é recomendada a todas as pessoas, independente de sua filosofia alimentar.

Não misture base com ácido, eles se neutralizam. Exemplo: pão com carne (a reação dos ácidos no estomago é de neutralidade – um vai fermentar e o outro apodrecer, porque a carne exige um suco ácido para se desintegrar e o amido exige uma secreção alcalina).

O higienismo propõe que se faça o máximo possível para combinar adequadamente essa química dos sucos gástricos.

Uma mistura de amido (pão, macarrão, batata, inhame) com proteína (carne, queijo, ovos) é absolutamente inadequada e não deveria entrar juntos numa refeição porque causa grande fermentação.

Se você é carnívoro, por exemplo, coma arroz no almoço e a carne no jantar, mas não misture os dois na mesma refeição. A carne combina com hortaliças, que combinam com tudo por serem alcalinas. A
combinação correta para o amido são as hortaliças. Outra combinação errada: pão com queijo; macarrão com carne ou queijo; coma o macarrão com hortaliças e não com carne.

Assim, são condenáveis, sob o ponto de vista da combinação química dos alimentos: sanduíches de carne e/ou queijo; macarronadas, seja com molho de carne ou de queijo, e assemelhados.

Melancia e melão são frutas que se deve comer sozinhas.

Frutas doces combinam bem entre si. Ex.: banana e mamão; pêra e maçã; maçã e uva.

Abacaxi (ácido) com banana (doce) torna difícil a digestão porque cada uma exige uma digestão particular.

Leite com fruta é uma péssima combinação porque o leite é um isolador gástrico. Se tomar leite, tome-o sozinho. Criança alimentada de fruta com leite é raquítica porque não digere nem a fruta nem o leite.

Para vitaminas use água de coco, ou o próprio suco de fruta.

“Quando olhar um alimento pense se ele vai lavar o seu corpo, e se está mais próximo da vida do que da alteração”.

Referências bibliográficas:
1. "DIETA SEM FOME"
Harvey e Marilym Diamond - Ed. Record

2. "VOCÊ SABE SE ALIMENTAR?"
Dr.Soleil - Ed. Paulus.

Nenhum comentário:

Site Meter