Seguidores

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

SESSÃO SAÚDE E PREVENÇÃO

Endometriose - Sintomas

Os principais sintomas da endometriose são dor e infertilidade.
Aproximadamente 20% das mulheres têm apenas dor, 60% têm dor e infertilidade e 20% apenas infertilidade.

A dor da endometriose pode ser cólica menstrual intensa, dor abdominal à relação sexual, dor no intestino na época das menstruações ou uma mistura destes sintomas.

Causas?

Há diversas teorias sobre as causas da endometriose. A principal delas é que, durante a Menstruação, células do endométrio, camada interna do útero, sejam enviadas pelas trompas para dentro do abdômen. Há evidências que sugerem ser uma doença genética.

Outras sugerem ser uma doença do sistema de defesa. Na realidade sabe-se que as células do endométrio podem ser encontradas no líquido peritoneal em volta do útero em grande parte das mulheres. No entanto apenas algumas mulheres desenvolvem a doença. Estima-se que 6 a 7 % das mulheres tenham endometriose.

O tratamento da endometriose, hoje, depende de uma abordagem sincera entre a paciente e o médico. Após a avaliação cuidadosa de cada caso o médico e a paciente vão resolver juntos, o caminho a ser seguido. Especial atenção deve ser dada à paciente que pretende engravidar. Talvez seja necessário seu encaminhamento para um Centro de Reprodução Humana mesmo antes do tratamento da endometriose.

Outra principal atenção é a endometriose profunda. Sabe-se que cirurgias muito bem planejadas reduzem significativamente a dor nestes casos, mas estas cirurgias só são feitas em centros especializados. Atualmente não há cura para a endometriose. No entanto a dor e os sintomas dessa doença podem ser diminuídos.

Como aqui nos preocupamos com a Saúde e Prevenções, seguem algumas dicas muito importantes:

Uma plantinha milagrosa: Linhaça.

Óleo de linhaça - Ômega 3/ Ômega 6 /Ômega 9
Nome científico: Linum usitatissimun
Parte usada: Sementes com casca
Origem: Asia

ELA AJUDA NA:

TPM - Menstruação Dolorosa - Depressão E Psicose - Pós Parto - Anorexia E Bulimia.
Tradicionalmente, as mulheres escutam que problemas como síndrome pré - menstrual e a menstruação dolorosa são “coisas de cabeça” ou apenas parte da natureza feminina.

Poderíamos esperar que, hoje, essas idéias estariam ultrapassadas; mas como Lois Halstead, Ph. D., R.N., mostrou em 1992 (Rush-Presbyterian - St. Luke’s Medical Center , Insights, Vol. 15, No. 2, p.2), ainda exercem grande influência sobre muitos profissionais de saúde.

Ela realizou estudo em 100 mulheres com endometriose avançada, uma doença física que pode causar cólicas menstruais severas. (A parede uterina cresce para fora do útero). Trinta e sete mulheres contaram que chegaram a consultar sete médicos antes de serem diagnosticadas e que muitos deles afirmavam que a dor “era coisa de sua cabeça” e que elas estavam exagerando.

Os desequilíbrios hormonais são fatores importantes por trás de alguns “problemas femininos” - fato não questionado pela medicina ortodoxa. Os hormônios, como todas as substancias químicas necessárias ao nosso organismo, são formados por nutrientes. Se cuidarmos dos desequilíbrios nutricionais, como consequência natural podemos corrigir os desequilíbrios hormonais.

Segundo Lelington Franco, professor de Fitologia da Universidade Hélio Alonso, no Rio de Janeiro, as sementes também ajudam a limpar o aparelho digestivo. “Com elas, o corpo libera toxinas e gorduras”, diz. Salpicar saladas com as sementes inteiras resolve ainda a prisão de ventre. Mas, para que os outros componentes benéficos sejam liberados, é preciso moer as sementes e usar 1 ou 2 colheres de sopa da farinha na sua receita predileta de pão ou de bolo.

GORDURAS BENDITAS PREVENTIVAS:

Embora a maioria das pessoas ache que deva eliminar a gordura da alimentação, isso não é verdade. Alguns tipos de gordura, os ácidos graxos poliinsaturados ômega 3 e ômega 6, são essenciais para a nossa saúde.

O ácido graxo ômega 6 está presente em nozes, sementes e óleos vegetais. Como benefícios para a saúde, o ômega 6 pode reduzir os níveis de LDL (colesterol ruim) e do colesterol total. Porém sua ingestão exagerada pode abaixar o níveis de HDL, o colesterol bom para a saúde.

Frutos do mar é uma excelente fonte de ômega-3. Esta gordura essencial, além de abaixar o nível de triglicerídeos e o colesterol total, ajuda a regular a coagulação, menstruação e outros processos no organismo. Além de serem fonte de ômega-3, frutos do mar fornecem proteína, zinco, ferro e cobre que ajudam os corredores a recuperar a musculatura após os treinos. Um estudo do Jornal of the American Medical Association,
concluiu que comer peixe uma vez por semana pode reduzir pela metade o risco de ataque cardíaco súbito.

PEIXES AMIGOS QUE EVITAM ESTA DOENÇA E OUTRAS MAIS...

Bacalhau, Atum, Anchovas, Salmão, Sardinha e Linguado.

Ervas:

As ervas medicinais chinesas poderiam curar a endometriose, uma das principais causas de infertilidade feminina, segundo um estudo apresentado nesta semana na Reunião Anual da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva.

O estudo realizado pela professora Mache Seibel, da Universidade de Massachussets, nos Estados Unidos, mostra que uma combinação de nove ervas medicinais pode destruir as células que causam a endometriose.

A doença se manifesta através de fortes dores e sangramento excessivo durante o período menstrual. O estudo mostrou que, se forem combinadas apropriadamente, as raízes de regaliz, peônia branca, incenso, mirra e sálvia combatem a doença.

Segundo a especialista em fitoterapia chinesa Nuria Lorite, esta composição de plantas é uma fórmula muito antiga usada em tratamentos ginecológicos.

"Esta combinação de nove ervas se usa com muita freqüência em problemas ginecológicos com excelentes resultados", disse a especialista à BBC.

Terapias alternativas

Nenhum dos tratamentos hormonais e cirúrgicos hoje disponíveis para a endometriose tem 100% de eficácia. Por isso, com frequência cada vez maior as mulheres ocidentais buscam terapias alternativas. O problema, segundo Nuria Lorite, é que muitas vezes os tratamentos orientais são usados de forma incorreta pelos ocidentais, que usam as ervas separadamente em vez de usar a combinação correta para que as plantas sejam realmente eficazes.

"Para conseguir a composição efetiva, é preciso ter um profundo conhecimento das plantas chinesas", afirma Lorite. A medicina chinesa requer, em primeiro lugar, um diagnóstico e tratamento individualizado, logo, as fórmulas têm que ser adaptadas para cada paciente.

Segundo a especialista, as fórmulas da medicina chinesa foram criadas para uma mulher oriental de milhares de anos atrás, que não tem qualquer semelhança com as mulheres ocidentais de hoje em dia.
Segundo a professora Mache Seibel, seu estudo pode levar ao desenvolvimento de novos remédios, com base nesta combinação de ervas medicinais.

Agora o recado mais importante por ser holística e ver o nosso corpo como um todo:

Qualquer doença ganha espaço hoje em dia quando estamos sem energia e infelizes. O estres do dia a dia aumenta muito todas as tensões e tensões causam as doenças e as doenças a uma fraqueza mental, psicológica, emocional e espiritual.

Então mãos a obra: Vamos aprender todos os dias e ensinar os nossos descendentes de forma inteligente.

Qualquer erva deverá ser ministrada por um médico fitoterapeuta ou alguém muito preparado, pois é através da língua e do pulso de cada pessoa, que será feito o caminho da cura com a melhor estratégica para cada caso.

Nada de se medicarem sozinhos, pois existem inúmeras ervas que como curam na dosagem correta, também pode matar na dosagem errada.

Luz e Paz,

Marilda Jorge

Um comentário:

Joemir disse...

Ótima matéria! Bem completa e objetiva! Informação na medida certa para quem sofre com esse problema!

Continue assim, sempre trazendo luz de forma clara e precisa, sem "viagens na maionese" ....rsssss

Beijos!

Site Meter