Seguidores

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Sessão Saúde e Prevenção

As perguntas da semana foram sobre diabetes e segue os esclarecimentos e informações pedidas, as principais causas, origens e danos possíveis.

Já temos várias mensagens postadas no Blog do Caminho sobre este assunto, sempre colocamos formas de alimentação saudáveis e naturais, onde frutas, verduras e grãos é parte importante na vida de cada ser.

Também procuramos mostrar que gente feliz e que faz o que gosta nem se liga a doenças, pois o corpo acompanha a mente. Mente sã faz um corpo são e vice versa.

Podemos envelhecer e isso não é doença... é inevitável e natural da natureza, então, mãos a obra e vamos prevenir sempre.

Vamos falar agora de um problema que não escolhe idade, sexo, raça, classe social e está presente em todas as partes do mundo. O diabetes podem atingir crianças, jovens, idosos, homens, mulheres, asiáticos, latinos...

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, o diabetes acomete mais de 250 milhões pessoas no mundo e, se nenhuma providência for tomada, calcula-se que esse número alcance os 380 milhões até 2025.

No Brasil, em 2006, já tínhamos mais de 10 milhões de pessoas com diabetes, sendo mais de 8 milhões com idade entre 30-69 anos e 1,5 milhão acima de 69 anos... Atualmente, estima-se que cerca da metade deles ainda desconhece o próprio problema...

Conhece alguém com diabetes? Descobriu que tem diabetes? Tudo bem. Hoje, graças aos recursos da medicina, já é possível controlar melhor este problema preservando, acima de tudo, a qualidade de vida. Por que esperar então para controlar o diabetes e prevenir suas complicações?

Segue abaixo alguns passos importantes:

Como você já deve saber, controlar o açúcar no seu sangue é importante para evitar hipoglicemia e hiperglicemia – níveis baixos e altos de açúcar no sangue.
Mantendo o açúcar no seu sangue na sua faixa-alvo, você pode atrasar ou evitar complicações a longo prazo. A hiperglicemia pode danificar muitas partes do seu corpo, incluindo olhos, coração e dedos dos pés. A boa notícia é que você, junto com seu médico, pode conseguir reduzir ou até mesmo evitar o impacto das complicações do diabetes na sua vida.

O cuidado adequado com os pés é uma parte importante da rotina diária de uma pessoa com diabetes. Os altos níveis de açúcar no sangue podem prejudicar os vasos sanguíneos que levam oxigênio e nutrientes para as pernas e pés. Isso pode levar à lesão do nervo, má circulação, infecções e deformidades nos pés.
Freqüentemente o diabetes é associado a problemas nos pés e amputações. Sem contar aqueles causados por acidentes ou trauma, mais de 60% das amputações de membros inferiores realizadas a cada ano são em pessoas com diabetes.

O cuidado adequado com os olhos

Pessoas com diabetes têm risco elevado de adquirir vários tipos de doenças nos olhos, incluindo retinopatia, catarata e glaucoma. Algumas dessas doenças podem levar a cegueira ao longo do tempo. A detecção precoce é a chave para evitar ou reduzir o risco de contrair essas doenças.

Retinopatia, a doença ocular mais comum em pessoas com diabetes, é causada por lesão nos vasos sanguíneos da retina. Em alguns casos, esses vasos podem inflamar e vazar fluido. Isso é chamado de retinopatia, não proliferativa.

Conforme essas áreas saram, cicatrizes e novos vasos sanguíneos anormais podem crescer na superfície da retina, causando perda de visão ou cegueira. Isso é chamado de retinopatia proliferativa, e tem consequências que são mais graves. Infelizmente, algum nível de retinopatia é comum, em pessoas com diabetes já há muitos anos. Mas o bom controle do açúcar no sangue pode evitar o aparecimento e a progressão da retinopatia diabética.

A catarata é a opacificação do cristalino. Ela ocorre mais freqüentemente em pessoas com diabetes. Um exame anual pode ajudar a detectar a catarata antes que ela se torne grave.

A pressão alta ou hipertensão ocorre quando a força do fluxo de sangue dentro dos vasos sanguíneos é muito alta. O coração precisa trabalhar mais para bombear o sangue através do corpo, o que pode contribuir para sérios problemas de saúde.

As pessoas com diabetes e pressão alta têm quase duas vezes mais risco de infarto do que as pessoas que só apresentam pressão alta. Estudos também mostram um aumento no risco de insuficiência renal, doença ocular diabética e derrame quando a hipertensão for um fator.

Causa da pressão alta

De acordo com a ADA (Associação Americana de Diabetes), cerca de 73% dos adultos portadores de diabetes também apresentam pressão alta ou usam remédios prescritos para tratar pressão alta. As causas da hipertensão são desconhecidas, mas vários fatores podem representar um papel no seu desenvolvimento:

• Hereditariedade
• Raça
• Idade
• Sedentarismo
• Consumo excessivo de álcool
• Sensibilidade ao sal
• Excesso de peso
• Estresse

Cuidados com os dentes e a gengiva

Pessoas com diabetes têm duas vezes mais probabilidade de contrair doenças da gengiva do que pessoas sem diabetes. As doenças e infecções da gengiva são complicações comuns do diabetes. Na verdade, quase um terço das pessoas com diabetes têm doença periodontal grave. Exames regulares e um bom cuidado dental em casa podem reduzir problemas dentais.

Tipos de problemas

Além de cáries e doenças da gengiva, você pode ter esses outros problemas que ocorrem com mais frequência em pessoas com diabetes:

Afta (candidíase oral) é uma infecção por fungos na boca que causa pontos brancos e vermelhos na língua. Ela pode causar dor ou sensação de queimadura na boca. Seu dentista pode receitar um remédio antifúngico para o tratamento.
Boca seca (xerostomia) pode ser desconfortável e pode resultar em infecção e cáries. Seu dentista pode recomendar um substituto da saliva, bem como um tratamento com flúor para ajudar a evitar cárie.

Prevenção de doença da gengiva

A doença da gengiva pode ser evitável. Para dentes e gengivas saudáveis, faça o seguinte:

• Diga ao seu dentista que você tem diabetes
• Escove os dentes duas vezes ao dia com pasta de dente com flúor
• Use fio dental diariamente
• Faça exames dentais regularmente, no intervalo recomendado pelo seu dentista
• Tenha uma dieta balanceada
• Mantenha o açúcar no seu sangue sob controle

Quando procurar o dentista

Procure o dentista se observar qualquer um dos seguintes sintomas:

• Gengivas que sangram facilmente
• Gengivas vermelhas, inchadas ou sensíveis
• Gengivas que estão afastadas dos dentes
• Hálito ou gosto ruim persistente na boca
• Perda de dentes ou uma mudança na maneira como ele se comporta quando você morde
• Uma mudança na forma do encaixe da dentadura

Problemas com os rins

Os rins filtram seu sangue através de milhões de vasos sanguíneos e, em seguida, descartam os resíduos do corpo na sua urina. O diabetes pode prejudicar esses pequenos vasos sanguíneos, dificultando para os rins filtrar seus resíduos.
Como resultado, o diabetes é a principal causa de insuficiência renal. Cerca de 30% de pessoas com diabetes tipo 1 e 10%–40% daquelas com diabetes do tipo 2 terão eventualmente insuficiência renal, ou nefropatia.

Fumar, não controlar o açúcar no sangue, ou ter pressão alta, pode aumentar o risco de insuficiência renal. Ter um membro da família com insuficiência renal também aumenta o risco de você desenvolver a mesma doença.

Detectando nefropatia diabética

Embora não haja sintomas precoces de insuficiência renal, seu médico pode fazer um teste para isso.

Seu médico verificará se há na sua urina uma proteína chamada albumina. Esse teste pode detectar a nefropatia no seu estágio inicial, qual o tratamento pode reduzir e até mesmo evitar a progressão da doença. Se você tem diabetes e tem entre 12 e 70 anos, deve fazer o exame da proteína da urina pelo menos uma vez por ano.

Prevenção e cuidado

• Mantenha os níveis do açúcar no seu sangue o mais próximo do normal. Pergunte ao seu médico qual é a sua faixa-alvo.
• Reduza sua pressão sanguínea, se estiver alta. Converse sobre sua taxa normal e como tratar a pressão alta com o seu médico. Os medicamentos como inibidores ECA podem reduzir a pressão sanguínea de maneira eficiente proteger os rins.
• Reduza a proteína na sua urina. Se você tiver proteína na urina, veja como tratá-la se através de remédios ou limitando o consumo de proteínas nas suas refeições – com o seu médico.
• Pare de fumar. Fumar aumenta o risco de insuficiência renal.

Diabetes e saúde sexual

O diabetes pode levar a dificuldade com o desempenho sexual para homens e mulheres.

Problemas que afetam os homens

O diabetes pode causar lesões aos nervos e artérias, interrompendo o fluxo sanguíneo necessário para obter uma ereção. Os homens com diabetes tem 3 vezes mais probabilidade de terem esse problema, conhecido como disfunção erétil ou impotência.1 A disfunção erétil é comum e pode ser tratada.

Alguns fatores que podem aumentar a possibilidade de impotência são:
• Controle inadequado do açúcar no sangue
• Colesterol alto
• Pressão alta
• Fumo
• Excesso de consumo de álcool

Além disso, alguns medicamentos como remédios para pressão sanguínea, antidepressivos e remédios para tratamento de úlcera estomacal — podem ter efeitos colaterais que contribuem para a disfunção sexual. O estresse também pode ter impacto.

Prevenção e tratamento

Vários tipos de tratamento estão disponíveis para a disfunção erétil, incluindo medicamentos por via oral, injeções, supositórios e dispositivos a vácuo. Se você perceber alguma disfunção erétil, procure o seu médico imediatamente.

Problemas que afetam as mulheres

A disfunção sexual do diabetes também pode afetar as mulheres. Hiperglicemia, lesões no nervo, depressão e infecções genitais são relativamente comuns em mulheres com diabetes e podem contribuir para os problemas sexuais.

Se você tem algum dos sintomas a seguir, há uma chance de você ser ter uma forma de disfunção sexual relacionada à diabetes:

• Falta de interesse em sexo
• Secura vaginal
• Desconforto durante a relação sexual
• Dificuldade maior em chegar ao orgasmo

Prevenção e tratamento

Comece conversando com seu médico que pode ajudá-la a determinar a melhor linha de procedimento. Uma solução simples, como usar um lubrificante durante a relação sexual, pode funcionar. Se você tiver problemas na sua vida sexual, procure ajuda do seu médico.

Quanto aos tratamentos:

Aqui convidamos vocês a visitarem seus médicos, procurando fazer os exames e tudo o que eles indicarem. Quanto à alimentação já temos colocado no Blog do Caminho muitas postagens e formas, tudo para melhorar esta parte, isto desde 2007. Convido a todos lerem o Blog desde então.

Espero ter ajudado e com muito amor lhe desejo muita saúde!

Luz e Paz,

Marilda Jorge

domingo, 29 de novembro de 2009

Dica interessante

VICK VAPORUB NOS PÉS ! (uma boa dica da Miriam)

O impressionante é que funciona MESMO!

Durante uma conferencia sobre Óleos Essenciais, comentavam como as plantas dos pés podem absorver os óleos.

O exemplo consistia em colocar alho na planta dos pés e após 20 minutos, já podia sentir o sabor na boca!

Alguns de nós temos usado o Vick Vaporub durante muitos anos como remédio para muitas coisas, desde em lábios machucados até em dedos dos pés inflamados e em muitas outras partes da pele...

Acredite, porque funciona em 100% das vezes que se faz, apesar de que os cientistas que descobriram realmente não estarem seguros de como isso acontece.

Para deter a tosse noturna espalhe Vick Vaporub generosamente sobre a planta dos pés e logo cubra com meias. Mesmo a tosse mais persistente, forte e profunda se deterá no máximo em uns 5 minutos e dará muitas horas de alívio.

Funciona 100% das vezes em que se aplica e é mais eficaz nas crianças.

Além disso, é extremamente calmante e reconfortante, enquanto dormem profundamente.

É surpreendente ver que é mais eficiente que os medicamentos prescritos para as crianças tomarem à noite.

Se voce tem filhos, netos ou amigos idosos, repasse esta mensagem.

E se estiver com tosse forte, comprove em você mesmo e ficará maravilhado quando vir e sentir como funciona!

sábado, 28 de novembro de 2009

Agir com coragem e determinação!

Gosto muito de ler o que o Sergio escreve no STUM e o acho um ser do Bem, da Luz e da Paz!

Por tudo isso, resolvi repassar esta linda mensagem dele para vocês e espero que gostem.

Luz e Paz,

Marilda Jorge

“Esta é a tônica do especial de hoje, que nos convida ao movimento consciente. Ação que dá seguimento à observação clara, aquela que nasce da nossa essência, que no silêncio interior encontra inspiração, respostas e o indispensável estímulo. Somos seres perfeitos e dispomos de tudo; absolutamente tudo o que precisamos está ao nosso alcance, pronto para o uso... só falta fazer.

Realizar nossa missão (todos temos uma), cumprir nossa única tarefa na teia da vida para que nossa encarnação tenha valido a pena, mesmo que a contribuição tenha sido aparentemente silenciosa, humilde e bem longe dos holofotes, da aprovação alheia, da cobertura da mídia.

Se ainda precisamos -todos nós-, discorrer sobre isto, é sinal que não estamos cumprindo com nossa tarefa; provavelmente estamos acomodados, cansados de tanto trabalhar, de tantas dificuldades nos assolando diariamente e exigindo um enorme dispêndio de energia, que acaba nos deixando apáticos, por vezes indiferentes e até totalmente adaptados com a situação. Sei bem como é fácil ao chegar em casa, cair na tentação de ligar a TV e desabar no sofá na esperança que a cada vez mais pobre programação das emissoras nos brinde com algo legal, positivo e que nos distraia a mente, nos permitindo relaxar e dar finalmente algumas boas risadas.

No entanto, se ainda nos encontramos assim, esperando que o dia termine o quanto antes, e que a noite -com seus raros sonhos-, nos permita uma fugaz escapada da realidade e da rotina, bem... algo precisa ser feito e o quanto antes.

Precisamos -quem sabe- resgatar a energia, a curiosidade e o deslumbramento daquela criança que fomos, feliz e incansável por suas descobertas, sua capacidade de achar um mundo novo em um simples objeto de pano, num animal doméstico, no céu noturno cheio de estrelas prateadas...

Quando foi que nos perdemos no caminho, nos afastando tanto assim da Fonte, da Origem, do Universo ao qual pertencemos de fato desde sempre?

Será que o mundo da ilusão (O real é o de quando éramos crianças), conseguiu nos formatar num padrão distorcido, embotar nossa consciência, embaçando quase por completo nossa visão?

Abafamos nosso poder, bastando nos rendermos e aceitarmos por completo os valores materiais, o consumismo compulsivo e predominante, esquecendo de vez nossa linhagem divina...

Quanto tempo e energia desperdiçaremos ainda antes de retornar ao caminho correto? Como podemos nos contentar com as migalhas de um banquete trivial quando nos espera um êxtase permanente, magnífico e sagrado -impossível de descrever, só experimentando-, que nos pertence desde sempre, sendo parte de nossa natureza e, ainda melhor, que mora dentro de nós mesmos!?

Por que entregamos a outros, ardilosos e sombrios sugadores, nossa energia divina!? Como e quando abrimos mão da essência e deixamos os valores perenes de lado, esquecidos?! É indispensável assumir novamente a autonomia e a integridade de nossas opiniões, criando coragem para sairmos de um círculo vicioso de controle e condicionamento externo, que nos esmaga e massifica.

Precisamos cerrar fileiras, manter os olhos bem abertos para evitar que as trapaças urdidas pelos manipuladores de plantão nos tirem a saúde, a paz e o centramento.

É urgente voltarmos a vibrar autoconfiança, auto-estima e, acima de tudo, amor incondicional, aquele que cura, resgata, volta para nós multiplicado e que se encontra por toda parte, abundante e sempre disponível a todos como a luz, o ar, a água...

É imprescindível reconhecer e resgatar a sublime energia da Unidade, ter atração pelas diferenças, enxergar muito além do físico, do palpável; navegar sem medo no grande mar do inconsciente, nele encontrando alento e respostas pertinentes às necessidades da Alma. Não há como esquecermos ainda de que nossa passagem pelo planeta azul é fugaz, rápida e corresponde a uma simples respiração do Universo, tendo sempre em mente que a impermanência é a mais constante companheira de jornada, sugerindo-nos evitar o desperdício de tempo e energia com aspectos supérfluos e desnecessários da existência.

É preciso darmos toda nossa contribuição criativa, empregando os recursos de que dispomos em nossa área de atuação, em nossa casa, à nossa volta, quer seja tarefa simples ou complexa, remunerada ou gratuita. Quanto antes descobrirmos nossas potencialidades, melhor será para todos, mais belo e florido nosso pedaço de mundo se tornará. E esses preciosíssimos dons inatos farão toda a diferença, serão como um lindo buquê cheio de habilidades, capacidades e competências que em muito superam o aprendizado educacional atualmente disponível em seus vários níveis. Acredite nisso, acredite em Você.

Procuremos também libertar-nos de preconceitos e prejulgamentos adquiridos ao longo da caminhada que não estejam em sintonia com a verdade, herdados de familiares e educadores ainda limitados em sua evolução, mantendo-nos abertos e atentos para idéias novas, bem como para experiências interiores inesquecíveis e transformadoras. A perene busca pelo autodesenvolvimento normalmente passa longe da aceitação de doutrinas e crenças, seguidas pela grande maioria, que ainda se encontra adormecida, mas que pode estar a um passo do despertar, quando tocada da forma correta e no momento certo.

E sempre é bom lembrar o quanto vale a pena limpar nosso fardo, procurando nos libertar dos obstáculos internos, das feridas da infância, dos velhos erros, de tudo que não é amor. Muitos têm andado com perseverança no caminho e, de forma por vezes criteriosamente suave ou até instantânea, começaram a manifestar novos talentos, liberando como por magia toda a criatividade latente... e esta matéria prima também está abundante em cada alma humana...

Sim, quando agimos e reagimos a partir de nossa essência, de nosso centro, conseguimos milagres, chegando a tocar o núcleo de Luz dos outros com minúsculas, mas poderosas sementes luminosas, mesmo que estes seres ainda se encontrem longe de empreender sua própria busca. É a lei de afinidade em ação, que atrai pessoas similares e repele as indiferentes, as ainda destrutivas, superficiais, mas que também, em data certa, chegarão lá...

E isso é tudo. Não me surpreende mais tanta repetição de temas; provavelmente estejamos todos precisando ler, reler, meditar e passar a vivenciar sempre, a cada momento, a cada passo dado, as leis do amor. A ter alegria, felicidade e orgulho em assumir e deixar transbordar em nossa vida o verdadeiro Amor.

Incorporar o sentimento que supera de longe qualquer outro, que dispensa livros e ensinamentos dogmáticos, o que todos -do mais humilde ao mais dotado- podem compreender por completo: "Ame ao seu próximo como a si mesmo".

Sim, somos um só - eu sou o outro Você,

Sergio – STUM

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Chá da Tarde

Texto enviado por Mariza Torelli, obrigada pela colaboração.

Receita para melhorar a circulação, espantar a preguiça e ficar mais jovem e forte.

Chá de Gengibre

Melhora a circulação sanguínea, previne coágulos, tem ação antiinflamatória, antibiótica, antioxidante, estimulante e antidepressiva. "Turbina" o ânimo e a disposição geral. É indicado também para tratar enjôos, enxaquecas, gripes, gastrites e úlceras. Faz bem à saúde e à beleza, aproveite!

Ingredientes
1 pedaço de +- 5 cm de raiz gengibre
¼ de limão
½ litro de água
1 pau de canela
4 a 5 cravos-da-índia
1 pitada de noz moscada ou cardamomo

Modo de Preparo
Faça um suco de gengibre e limão. Coloque o suco em uma panela (de inox) e acrescente a água, a canela e o cravo. Ferva em fogo brando. Acrescente a noz moscada ou cardamomo.

Bom proveito e ânimo!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Victor Hugo

Texto enviado por Regina Bradaschia Ushikusa, obrigada pela colaboração.

Desejo primeiro que você ame,
E que amando, também seja amado.
E que se não for, seja breve em esquecer.
E que esquecendo, não guarde mágoa.
Desejo, pois, que não seja assim,
Mas se for, saiba ser sem desesperar.
Desejo também que tenha amigos,
Que mesmo maus e inconseqüentes,
Sejam corajosos e fiéis,
E que pelo menos num deles
Você possa confiar sem duvidar.
E porque a vida é assim,
Desejo ainda que você tenha inimigos.
Nem muitos, nem poucos,
Mas na medida exata para que, algumas vezes,
Você se interpele a respeito
De suas próprias certezas.
E que entre eles, haja pelo menos um que seja justo,

Para que você não se sinta demasiado seguro.
Desejo depois que você seja útil,
Mas não insubstituível.
E que nos maus momentos,
Quando não restar mais nada,
Essa utilidade seja suficiente para manter você de pé.
Desejo ainda que você seja tolerante,
Não com os que erram pouco, porque isso é fácil,
Mas com os que erram muito e irremediavelmente,
E que fazendo bom uso dessa tolerância,
Você sirva de exemplo aos outros.
Desejo que você, sendo jovem,
Não amadureça depressa demais,
E que sendo maduro, não insista em rejuvenescer
E que sendo velho, não se dedique ao desespero.
Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor
É preciso deixar que eles escorram por entre nós.
Desejo por sinal que você seja triste,
Não o ano todo, mas apenas um dia.
Mas que nesse dia descubra
Que o riso diário é bom,
O riso habitual é insosso e o riso constante é insano.
Desejo que você descubra,
Com o máximo de urgência,
Acima e a respeito de tudo, que existem oprimidos,
Injustiçados e infelizes, e que estão à sua volta.
Desejo ainda que você afague um gato,
Alimente um cuco e ouça o joão-de-barro
Erguer triunfante o seu canto matinal
Porque, assim, você se sentirá bem por nada.
Desejo também que você plante uma semente,
Por mais minúscula que seja,
E acompanhe o seu crescimento,
Para que você saiba de quantas
Muitas vidas é feita uma árvore.
Desejo, outrossim, que você tenha dinheiro,
Porque é preciso ser prático.
E que pelo menos uma vez por ano
Coloque um pouco dele
Na sua frente e diga “Isso é meu”,
Só para que fique bem claro quem é o dono de quem.
Desejo também que nenhum de seus afetos morra,
Por ele e por você,
Mas que se morrer, você possa chorar
Sem se lamentar e sofrer sem se culpar.
Desejo por fim que você sendo homem
Tenha uma boa mulher,
E que sendo mulher,
Tenha um bom homem
E que se amem hoje, amanhã e nos dias seguintes,
E quando estiverem exaustos e sorridentes,
Ainda haja amor para recomeçar.
E se tudo isso acontecer,
Não tenho mais nada a te desejar.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O desabafo de uma mulher ocupada...

Ela estava se sentindo oprimida e resolveu escrever para mim pedindo conselhos. Eram tantas perguntas sem respostas, tantas dúvidas, que aconselhei: escreva e desabafe com todos, pois irá lhe fazer bem e se permitir sem devassar a sua intimidade, colocarei no Blog para ajudar outras pessoas, cujo problema pode ser parecido.

Passaram meses sem notícias, na semana passada chegou o e-mail que segue abaixo e com a devida licença para publicá-lo.

“Tomei coragem e resolvi escrever para todos, fiz uma faxina mental!
Nos meus piores momentos de tensão, onde os pensamentos eram totalmente negativos, consegui neutralizá-los escrevendo, como você me pediu.

Escrevi para o meu marido, meus filhos e meus pais. Você não pode imaginar como deu certo...
Recebi pedido de desculpas de todos! Eles entenderam que o meu conceito de família não tem nada haver com a propaganda de margarina, o tempo é curto e o trabalho possessivo. Por eu assumir a mim mesma e estar encaixada em outro padrão social, até a empresa onde trabalho, tem me ajudado com soluções bem favoráveis e nada indigestas.

Me propus promover o bem e não mais criticar e tenho praticado algumas boas ações por dia, isso tem revertido para mim momentos de felicidade. Estou conversando mais com meus familiares e amigos, isso também mudou a forma de verem os fatos em relação a mim e ao mundo de hoje, o que milhares vivem.

Quero agradecer de coração, o seu empurrão da terapia, foi o estopim para me libertar de um sem números de medos das perdas, da vergonha de me abrir e o principal o medo de perder o meu poder e ego.
Obrigada para sempre!”

Muitos de nós esquecemos soluções simples e praticas como esta, alem de ser uma forma para quem tem pouco tempo. Sou adepta dos bilhetes, bilhetinhos e bilhetões para os meus familiares e amigos, com carinhas, boquinhas e fazendo graça para quem quiser ver... rsos...

É uma forma de estarmos presentes em qualquer lugar ou hora, alem de demonstrarmos que nos importamos e amamos as pessoas que estão lendo. Hoje passamos e-mails, enviamos torpedos etc... tudo é viável! O importante é nos comunicar e se não temos coragem para falar cara a cara, é simples...
Escreva o que está lhe oprimindo e verá o problema diluído como mágica!

A mágica do se comunicar!!!

Luz e Paz,

Marilda Jorge

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Meus queridos leitores do Blog do Caminho

2009 já está indo embora!

O natal está chegando e junto com ele a preocupação com presentes, carinhos e reuniões. Isso faz parte e é ótimo, pois é mais um super-motivo para seguir com a proposta do Blog do Caminho: todo dia fazer melhor, com mais lucidez, vitalidade, saúde e amor.

Porque são exatamente estas as condições para acontecer o tempo divino, quando se torna possível fechar cada desafio, dia, mês ou ano, com uma sensação de superação, vitória de si mesmo e muita alegria no dever cumprido.

Para vocês que me perguntaram das mandalas de presente de Natal para familiares e empresas, tem sim e são lindas. Basta me ligar ou enviar um e-mail, pois está na época certa de fazer encomendas. Não deixem para ultima hora...

Os itens: tamanho, preço, ou formas de pagamento, serão respondidos dentro da ordem de chegada.

Se você quer conhecer mais o meu trabalho é só clicar aqui e visitar o meu site.

O telefone para contato é (11)
4999-4862.

Luz e Paz,

Marilda Jorge

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Sessão Saúde e Prevenção

Não ligue o Ar Condicionado logo ao entrar no carro!

Texto enviado por Dr. Luiz Carlos Jorge, obrigada pela colaboração.

Por favor abra as janelas assim que entrar no carro, sem ligar o Ar Condicionado. De acordo com pesquisas, o painel de instrumentos, assentos, tubagens de refrigeração emitem Benzeno, uma toxina causadora de câncer (note o cheiro a plástico quente dentro do carro). Além de poder causar câncer, envenena os ossos,causa anemia, reduz os Glóbulos Brancos. A exposição prolongada causará Leucemia, aumenta o risco de câncer e pode provocar abortos.

O nível interior aceitável de Benzeno é de 0,05 gr por cm2. Um carro estacionado no interior com as janelas fechadas contém 0,37- 0,74 mg de Benzeno. Se estacionado no exterior sob o Sol a uma temperatura superior a 16ºC, o nível de Benzeno ascenderá a 1,84-3,68 mg, 40 vezes superior ao nível aceitável... e as pessoas dentro do carro inevitavelmente inalarão uma quantidade excessiva de toxinas.

Recomenda-se que abra os vidros e porta para sair o ar quente interior antes que entre no carro. O Benzeno é uma toxina que afeta os Rins e Fígado e um material tóxico muito difícil de ser expelido pelo organismo.

Muita saúde para todos.

domingo, 22 de novembro de 2009

Dicas Interessantes...

Você tem muitas formigas passeando em sua casa?

Segue algumas dicas interessantes para afugentá-las:

1- Use o pó de café já coado. O sistema é simples e já testei, funciona. Principalmente para os jardins ou áreas abertas. Num balde com água, coloque o pó de café e jogue no caminho das formigas. Também pode ser usado passando um pano em todos os lugares dentro de casa, onde elas passeiam. Acreditem, elas perdem o interesse pelo local.

2- Coloque pedaços de limão murchos pela casa. Elas desaparecerão.

3- Lave se possível os lugares onde nossas amiguinhas aparecem, com vinagre e água, isso após eliminar a sujeira comum com água e sabão. Se não puder lavar, ao menos passe um pano com esta solução.

Luz e Paz,

Marilda Jorge

sábado, 21 de novembro de 2009

Receita Esperta do Mês

Você gosta de Bacalhau? Segue uma receita fácil e muito gostosa!

Bacalhau à Minhota

- 4 postas altas de bacalhau (deixar de molho durante três horas, trocando a água para tirar o sal)
- Colorau e pimenta a gosto
- óleo
- 6 batatas
- 4 cebolas
- 8 dentes de alho
- ½ copo de azeite
- Azeitonas sem caroço

Com um pano, enxugue muito bem as postas de bacalhau. Polvilhe-as com colorau e frite-as em óleo, previamente aquecido, sobre fogo moderado. Volte-as com uma escumadeira e deixe alourar, de ambos os lados. Escorra sobre papel absorvente.

No mesmo óleo frite as batatas, descascados e cortadas em rodelas grossas. Escorra também sobre papel absorvente. Descasque as cebolas e os dentes de alho, corte-as em rodelas finas, leve ao fogo com o azeite. Deixe cozer a cebola, até estar macia.

Coloque as postas de bacalhau e as batatas numa travessa e cubra com o molho que preparou. Enfeite com azeitonas e acompanhe com arroz e salada.

Sobremesa: Sorvete com frutas.

E bom proveito!

Luz e Paz,

Marilda Jorge

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Planejar é preciso

Texto enviado por Maria José Queiroz de Cordeiro, obrigada pela colaboração.

Planejar é preciso. Principalmente quando tratamos de vida pessoal e carreira. Há quem viva a vida como o refrão da música do Zeca Pagodinho: “deixa a vida me levar, vida leva eu...” Certamente quem vive desta forma não atinge as vitórias da vida que sonhou ou o emprego que desejou.

Para alcançar os objetivos na vida e na carreira é preciso disciplina. Há ainda quem acredite que planejamento é uma forma de engessar a vida. Os que crêem nisso tem uma visão errônea do que significa planejamento de vida e carreira. Planejar significa pensar com antecedência os passos que serão dados no futuro. Por isso, quem deseja atingir o sucesso precisa estruturar os passos para chegar lá. Como fazer isso? Simples: siga os passos a seguir e boa jornada.

Tudo começa com uma lista de desejos. Isso mesmo, uma lista daquilo que você deseja atingir, conquistar, obter, fazer, realizar etc. Escreva em um papel tudo que tem vontade, sem receio de que é possível ou não. Nesta primeira fase é importante deixar a mente livre para agir espontaneamente e instintivamente.

Feito isso, comece a analisar a lista de desejos. Separe os que estão relacionados com sua vida pessoal e profissional. Muitas vezes eles estarão relacionados a estes dois fatores. Tudo bem. Coloque-os em ordem de prioridade e defina prazos para que possam ser atingidos. Enfim, organize sua lista.

Agora faça o mesmo com você. Escreva suas qualidades e fatores favoráveis para atingir e conquistar sua lista de desejos. O que você tem hoje para tornar seus objetivos realidade? Onde precisa melhorar? Há investimentos financeiros a fazer? Lembre-se que para atingir um objetivo maior é preciso conquistar pequenas realizações.

Por isso, planeje cada passo, cada evento. Por exemplo, se seu objetivo maior é trabalhar em uma grande empresa multinacional em cargo de liderança, é preciso que sua formação acadêmica e conhecimento de idiomas estrangeiros estejam em seus planos de desenvolvimento. Caso já possua este conhecimento ótimo, veja então o que lhe falta.

Conhecimento e experiência não são tudo neste momento de grande competitividade. É preciso investir na sua rede de relacionamentos, ou networking.

Aqui entra outra lista que você deverá escrever: sua lista de conhecidos e contatos. É importante analisar quais pessoas fazem parte da sua rede de relacionamentos. Quais os locais que tem freqüentado ultimamente? O que você faz em relação às pessoas que conhece?

As pessoas em geral gostam de ajudar os outros, mas para isso é preciso que elas saibam exatamente o que você quer. É preciso compartilhar seus objetivos a fim de criar uma rede positiva a seu redor.

Com estas informações em mãos faça os ajustes periódicos.

Fique atento as mudanças e seja flexível para se adaptar a elas. Lembre-se: todo planejamento requer revisão. Não basta fazer e ficar esperando que tudo aconteça como foi descrito. Mas tome cuidado para não fazer tantos ajustes que descaracterizem seu planejamento. Se isso ocorrer é sinal que a primeira etapa não foi bem definida.

Sem dúvida a prática é que tornará você um craque na arte de planejar e cumprir suas metas pessoais e profissionais.

MUITO SUCESSO!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Sessão Saúde e Prevenção – Parte IV

Combinando os alimentos adequadamente

Assim que são ingeridos os alimentos entram em contato entre si, realizando relações bioquímicas e reagindo com as secreções digestivas segundo a natureza ou a composição química de cada pessoa.

Existem os alimentos que se combinam bem e aqueles que não. Quando a combinação é perfeita, a digestão se faz harmoniosamente, a assimilação das proteínas, vitaminas e dos minerais é ideal, a formação do material a ser excretado é adequada e a deposição de gorduras e de elementos tóxicos é mínima ou nenhuma.

Ocorre exatamente o contrário quando os alimentos não se combinam.Uma alimentação que respeite os padrões de equilíbrio bioquímico dos alimentos é recomendada a todas as pessoas, independente de sua filosofia alimentar.

Não misture base com ácido, eles se neutralizam. Exemplo: pão com carne (a reação dos ácidos no estomago é de neutralidade – um vai fermentar e o outro apodrecer, porque a carne exige um suco ácido para se desintegrar e o amido exige uma secreção alcalina).

O higienismo propõe que se faça o máximo possível para combinar adequadamente essa química dos sucos gástricos.

Uma mistura de amido (pão, macarrão, batata, inhame) com proteína (carne, queijo, ovos) é absolutamente inadequada e não deveria entrar juntos numa refeição porque causa grande fermentação.

Se você é carnívoro, por exemplo, coma arroz no almoço e a carne no jantar, mas não misture os dois na mesma refeição. A carne combina com hortaliças, que combinam com tudo por serem alcalinas. A
combinação correta para o amido são as hortaliças. Outra combinação errada: pão com queijo; macarrão com carne ou queijo; coma o macarrão com hortaliças e não com carne.

Assim, são condenáveis, sob o ponto de vista da combinação química dos alimentos: sanduíches de carne e/ou queijo; macarronadas, seja com molho de carne ou de queijo, e assemelhados.

Melancia e melão são frutas que se deve comer sozinhas.

Frutas doces combinam bem entre si. Ex.: banana e mamão; pêra e maçã; maçã e uva.

Abacaxi (ácido) com banana (doce) torna difícil a digestão porque cada uma exige uma digestão particular.

Leite com fruta é uma péssima combinação porque o leite é um isolador gástrico. Se tomar leite, tome-o sozinho. Criança alimentada de fruta com leite é raquítica porque não digere nem a fruta nem o leite.

Para vitaminas use água de coco, ou o próprio suco de fruta.

“Quando olhar um alimento pense se ele vai lavar o seu corpo, e se está mais próximo da vida do que da alteração”.

Referências bibliográficas:
1. "DIETA SEM FOME"
Harvey e Marilym Diamond - Ed. Record

2. "VOCÊ SABE SE ALIMENTAR?"
Dr.Soleil - Ed. Paulus.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Sessão Saúde e Prevenção – Parte III

Terceiro princípio: Respeitar as etapas do processo digestivo

O equilíbrio fisiológico e a saúde física dependem de três funções:
− apropriação (ingestão ou deglutição)
− assimilação (digestão ou absorção)
− eliminação.

Assim, nós ingerimos o alimento (apropriação), absorvemos e usamos parte desse alimento (assimilação) e nos livrarmos da sobra tóxica, daquilo que não usamos (eliminação).

Embora essas três funções ocorram simultaneamente, cada uma é mais intensa em certas horas do dia.
De acordo com essas funções, podemos dividir o dia em três fases de aproximadamente 8 horas cada. São os ciclos biológicos.

• das 04h00 ao meio-dia: ciclo da eliminação.
• do meio-dia às 20h00: ciclo da apropriação.
• das 20h00 às 04h00: ciclo da assimilação.

É evidente que comemos durante as horas em que estamos acordados (apropriação). Quando dormimos e o organismo não tem qualquer outro trabalho importante a fazer, ele assimila o que comemos durante o dia. Quando despertamos pela manhã, temos o que se chama “hálito matinal” e talvez a língua “revestida” porque nossos organismos estão no meio da eliminação daquilo que não foi utilizado – restos orgânicos, as chamadas sobras tóxicas.

Já notou o que acontece quando se come tarde da noite? Acorda-se mal, sente-se meio “dopado”ou grogue na manhã seguinte. É porque o ciclo de assimilação que ocorre depois que o alimento deixa o estômago foi frustrado. Fisiologicamente nossos corpos desejam comer no início da noite, para que se passe ao menos 3 horas, o tempo necessário para o alimento deixar o estômago e o ciclo de assimilação poder começar na hora certa.

Se o alimento ainda não foi digerido na hora que você deitar, também o ciclo de assimilação vai ser adiado para o período em que o organismo quer eliminar as sobras. Assim, as etapas do processo digestivo ficam tumultuadas, os ciclos biológicos de 8 horas são lançados em um turbilhão.

Aqueles que querem perder peso devem se preocupar mais com o ciclo da eliminação. Entenda que eliminação significa a remoção da sobra tóxica, do excesso de peso, da massa ruim do seu corpo.

A razão pela qual as pessoas são gordas é porque nossos hábitos alimentares tradicionais obstruíram, consistentemente, o ciclo da eliminação. Já que ingerimos um café da manhã abundante, um almoço farto e um jantar igualmente farto, o tempo de apropriação é muito maior que o da eliminação. Em resumo, ingerimos alimento em ritmo recorde, mas não nos livramos da sobra tóxica, daquilo que não podemos usar.

Portanto, é importantíssimo observarmos em nossa alimentação, os 3 (três) ciclos biológicos: até o meio-dia, só comer frutas ou sucos de frutas para que a eliminação se processe, e não ingerir alimentos após as 20 horas, para que possam ser bem assimilados enquanto dormimos.

Se compararmos nosso corpo a um fogão a lenha, a alimentação é o combustível, o metabolismo é a combustão e a eliminação é a evacuação de resíduos.

O desjejum

Muitas pessoas acreditam que um café da manhã farto é indispensável no início do dia para fornecer ao corpo a energia necessária para seu bom funcionamento. Nada mais errado.

É porque ao acordarmos, (a eliminação está no auge entre 5 e 10 horas da manhã), os sintomas de intoxicação são fortes. Desaparecem assim que ingerimos alimentos ou estimulantes (café, chá, chocolate, cigarro, açúcar, manteiga, geléia, etc), que inibem o trabalho dos órgãos excretores. Ocorre então uma melhoria imediata, mas aumenta a intoxicação.

Muitas pessoas atribuem o bem estar que sentem depois de um copioso café da manhã à energia que dão os alimentos. De maneira nenhuma!

A refeição, bloqueando o processo de eliminação, proporciona um "bem estar falso", devido ao fechamento das portas pelas qual o corpo faz sair às toxinas acumuladas!

A mobilização dos mecanismos de defesa e desintoxicação provoca uma estimulação geral do organismo sentida de maneira agradável. Quanto mais intensa for essa reação, mais intenso será o cansaço brusco sentido no meio da manhã! Daí a tendência de consumir, por volta de 10h00 ou 11h00, alimentos ou bebidas estimulantes. Criamos assim um círculo vicioso que aos poucos esgota o organismo.

Para facilitar a eliminação, o ideal é beber e comer somente frutas durante a manhã e só comer alimentos mais consistentes depois do meio-dia.

Muitas pessoas chamam de "fome" à vontade de comer que sentem ao despertar. Essa vontade nada mais é do que o desejo de suprimir - através de alimentos - os sintomas do trabalho de eliminação dos órgãos excretores (pele, pulmão, fígado, rins, intestino). Por isso, sentir-se bem ao levantar é um sinal de boa
saúde, que mostra que o organismo não tem muitas toxinas a eliminar.

Os sintomas do mal-estar ao acordar mostram a sobrecarga das funções de eliminação. Não se trata, portanto, de eliminar esses sintomas, mas de ajudar o corpo bebendo bastante água e sucos naturais, comendo frutas cruas, fazendo ginástica, ioga ou esporte, ou ainda friccionando a pele com um pedaço de bucha vegetal.

Continua...

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Sessão Saúde e Prevenção – Parte II

Primeiro princípio: Eliminar alimentos que produzem toxinas

Esse princípio tem a ver com a restrição de alguns alimentos responsáveis pela produção de toxinas no organismo. Ao ingeri-los a pessoa acaba "poluindo" o corpo. Os resultados: formação de radicais livres, que favorecem o envelhecimento precoce, deficiência imunológica que aumenta as chances de adoecer e tendência à obesidade e doenças degenerativas como a arteriosclerose, as cardíacas e até o câncer.

Segundo o Higienismo, a dieta ideal é aquela que tem em sua base frutas e verduras, nozes diversas (amêndoa, castanha, semente de abóbora, pistache, etc), raízes e tubérculos (aipim, inhame, batatas, etc), cereais. Os alimentos devem ser orgânicos (vivos), integrais, que não tenham nada contrário ao princípio nutritivo.

O que se deve evitar

− Carnes, sobretudo a vermelha;
− Carnes processadas, como presunto, salsicha, lingüiça e defumados;
− Frangos e ovos industrializados (de granja);
− Leite e seus derivados (manteiga, queijos, iogurtes, etc);
− Margarinas, maioneses;
− Bebidas alcoólicas;
− Produtos industrializados como enlatados, refrigerantes e alimentos que vêm em caixinhas e saquinhos;
− Tudo que tiver aditivos químicos;
− Bebidas que contenham cafeína (café, chá preto, chá-mate);
− Chocolate;
− Óleos e azeites que não sejam do tipo extra-virgem (processados a frio);
− Frituras e outras gorduras saturadas;
− Açúcares, adoçantes, bolos e doces;
− Glúten, produtos de farinha de trigo branco refinado;
− Arroz branco refinado;
• Sal refinado; em seu lugar usar sal marinho, moderadamente.

Segundo Princípio:

Ingerir 70% dos alimentos com alto teor de água (crus).
Consumir alimentos crus é importante porque eles são uma preciosa fonte de enzimas e fibras e líquidos.
As enzimas são os princípios vitais das moléculas das células vivas. Elas estão presentes em todas as plantas, verduras, frutas, nozes ou sementes em seu estado natural, cru, pois são sensíveis a temperaturas acima de 41º C e quando cozidas morrem.

O alimento que é sujeito a temperaturas mais altas que 41º C perde seu valor vital, nutritivo. As fibras têm papel muito importante na eliminação de toxinas e gorduras porque agem como verdadeiras "vassourinhas" no intestino. Já os líquidos ajudam a manter os 70% de água que há em nosso corpo em perfeito equilíbrio.

Apenas frutas, verduras e legumes crus preenchem esse requisito de manter o teor hídrico e auxiliam a desintoxicar as células, retardando o envelhecimento.

Se o planeta Terra tem 70% de água e depende da quantidade de água para a sua sobrevivência, se no nosso corpo tem 70% de água, para mantê-lo sempre na melhor condição, devemos consumir uma dieta com, no mínimo, 70% de água. E vamos consegui-lo nos alimentos com alto teor de água, que são as frutas e verduras, que têm em sua composição até 70% de água destilada pela natureza.

Não estou falando de beber água. Mesmo bebendo oito copos d'água por dia não trará de modo algum o mesmo resultado, por duas razões importantes: nutrição e limpeza do organismo. A água transporta os nutrientes do alimento para todas as células do corpo e em troca remove as sobras tóxicas. Se você está ingerindo alimentos com alto teor de água, isso significa que está deglutindo alimentos que satisfazem todas as exigências nutritivas do corpo humano (todas as vitaminas, minerais, proteínas, aminoácidos, enzimas, carboidratos e ácidos graxos que o corpo humano necessita para sobreviver encontram-se nas frutas e verduras).

Esses elementos nutritivos são carregados pela água dessas frutas e verduras para os intestinos, onde toda nutrição é absorvida e as sobras tóxicas são eliminadas. Os outros 30% consistirão em alimentos
concentrados. Concentrado significa que o teor de água foi removido, quer por processamento, quer por cozimento. São os cereais, legumes, etc. Mas lembre-se: excesso de alimentos concentrados entopem não só intestinos, mas também as artérias, o que é a razão de tantas pontes de safenas por ano.

Se aproximadamente 70% do alimento que comemos não é de alto teor de água, não há maneira nenhuma de emagrecer com sucesso e conservar o peso que se deseja ter permanentemente.

As pessoas que bebem oito copos de água por dia fazem isso porque não estão ingerindo a água que precisam dos alimentos que consomem. Suas dietas são ricas em alimentos concentrados, assim seus organismos estão sempre exigindo água e elas experimentam sede constante. Você descobrirá que terá muito menos sede se ingerir alimentos com alto teor de água.

Muitas pessoas bebem água com as refeições. Não é uma boa prática. Chega a ser debilitante, porque há sucos digestivos no estômago que destroem os alimentos. Se você bebe água juntamente com sua refeição, dilui esses sucos digestivos, evitando que a refeição seja adequadamente digerida.

Se você pensa exclusivamente no que é gostoso, seu corpo jamais tem a oportunidade de limpar-se ou desintoxicar-se. Portanto, está sempre ingerindo alimentos que são apenas saborosos, e depois obstruem o corpo, acrescentando mais peso e impedindo que emagreça.

Tudo o que sugerimos é que faça refeições que contenham 70% de alimentos de alto teor de água (frutas e verduras) e 30% de alimentos concentrados (todo o resto).

Continua...

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Sessão Saúde e Prevenção - Parte I

Texto enviado por Miriam A Leao Zampier, obrigada pela colaboração.

HIGIENISMO de Alberto Bittencourt

I - O que é Higienismo?

O Higienismo ou Higiene Natural, ou ainda, Alimentação Natural, é uma filosofia de vida e um conjunto de princípios e práticas com base na ciência, que leva a um extraordinário nível de saúde pessoal e felicidade. Trata-se de um movimento criado nos Estados Unidos em 1830, inspirado nos ideais gregos de saúde física e mental, que se desenvolveu a partir das descobertas que vieram à luz com o avanço da Biologia no século passado.

Esse sistema é chamado em inglês de Natural Hygiene e vem a ser por definição: uma ciência de saúde que respeita as leis naturais, processos físicos e químicos que regem o corpo humano, mantendo ativo seu incrível poder de construção e regeneração.

Como é de cunho essencialmente científico, trata-se de um sistema dinâmico que vem incorporando desde a sua criação, todas as novas descobertas a respeito de Saúde, Nutrição, Ecologia e Qualidade de Vida em geral, ajudando assim, a transformar a vida de milhões de pessoas.

Segundo um dos mais respeitados e conhecidos médicos higienistas do nosso tempo, Dr. Herbert Shelton: "As leis da natureza, as verdades do universo e os princípios da ciência são tão certos, tão fixos e imutáveis em relação à saúde, quanto são em relação a todas as outras coisas".

Conforme o Higienismo, somos aquilo que cheiramos, tocamos, vemos, ouvimos e comemos. Somos aquilo que nos emociona. Somos aquilo que pensamos. Nosso alimento é o ar, a água, o sol, os produtos da terra e tudo aquilo que nos rodeia.

Quanto maior o nosso contato direto com a natureza e quanto mais comemos alimentos ricos em substâncias vivas, mais nosso corpo se torna belo, forte e flexível, mais nossa vida afetiva se liberta das emoções que nos amarram (medo, julgamento, raiva, frustrações), mais nossa mente se liberta de suas limitações, mais nossa vida espiritual desabrocha.

Alimentos de mais ou de menos e alimentos inadequados, o metabolismo muito lento e a eliminação insuficiente provocam a retenção de resíduos que deveriam ser evacuados: as toxinas.

As toxinas provocam sintomas (sensações desagradáveis) para avisar que está havendo um desequilíbrio. Se ignorarmos essa campainha de alarme, a capacidade de eliminação dos órgãos excretores (fígado, rins, intestinos, pulmões, pele) fica saturada, e aparecem sintomas gerais de intoxicação:

• Sintomas mentais: espírito confuso, pensamento lento, memória deficiente, indecisão, etc.

• Sintomas emocionais: sensação de cansaço, depressão, falta de ânimo, mau humor, ansiedade, etc.

• Sintomas físicos: olheiras, pálpebras inchadas ou grudadas, olhos vermelhos ou amarelos, vista turva, coriza, nariz tapado, boca pastosa ou seca, língua coberta por uma substância branca ou amarela, vontade de tossir e cuspir, mau hálito, dor no couro cabeludo, dores de cabeça, de estômago, de barriga ou em
outras partes do corpo, sensação de peso, rigidez e fraqueza nas articulações e nos músculos, problemas de pele e cabelos, tontura, cansaço geral, insônia, etc.

Todos esses sintomas indicam uma sobrecarga dos mecanismos de eliminação e um indício de intoxicação geral.

O Sistema Higienista:

É um conjunto abrangente de preceitos que visam uma melhor qualidade de vida, entre eles a higiene alimentar.

− Promove uma mudança de hábitos nocivos ao equilíbrio interno.
− Ensina a maneira correta de assimilar os alimentos.
− Condena a rigidez e incentiva o bom senso de seu praticante.
− Busca o ideal a ser atingido, consciente do que é melhor para a saúde.
− Representa uma mudança dupla: de hábitos e de idéias.
− Não é um regime alimentar temporário. É antes de tudo uma filosofia de vida.

A maneira correta de alimentar-se leva a:
1. Ter mais Saúde.
2. Ficar livre de distúrbios psíquicos e emocionais e das limitações mentais e espirituais.
3. Sentir grande bem-estar.
4. Despoluir nosso organismo.
5. Despertar a intuição que nos guia para maior vitalidade, equilíbrio e alegria de viver.
6. Deixar de sentir sintomas e doenças para descobrir que a saúde está em nossas mãos.

II - OS CINCO PRINCÍPIOS
A dieta higienista se baseia em cinco princípios:
1. Evitar ou eliminar comidas que produzam toxinas;
2. Ingerir 70% dos alimentos crus;
3. Respeitar as etapas do processo digestivo;
4. Combinar os alimentos adequadamente;
5. Não se alimentar em excesso.

Continua...

domingo, 15 de novembro de 2009

A Chama da Alma...

Texto enviado por Betinha Clemente, obrigada pela colaboração.

Havia um rei que apesar de ser muito rico, tinha a fama de ser um grande doador, desapegado de sua riqueza.
De uma forma bastante estranha, quanto mais ele doava ao seu povo, auxiliando-o, mais os cofres do seu fabuloso palácio se enchiam.

Um dia, um sábio que estava passando por muitas dificuldades, procurou o rei.
Ele queria descobrir qual era o segredo daquele monarca.

Como sábio, ele pensava e não conseguia entender como é que o rei, que não estudava as sagradas escrituras, nem levava uma vida de penitência e renúncia, ao contrário, vivia rodeado de luxo e riquezas, podia não se contaminar com tantas coisas materiais.
Afinal, ele, como sábio, havia renunciado a todos os bens da terra, vivia meditando e estudando e, contudo, se reconhecia com muitas dificuldades na alma. Sentia-se em tormenta.

E o rei era virtuoso e amado por todos.
Ao chegar em frente ao rei, perguntou-lhe qual era o segredo de viver daquela forma, e ele lhe respondeu: "Acenda uma lamparina e passe por todas as dependências do palácio e você descobrirá qual é o meu segredo. Porém, há uma condição: se você deixar que a chama da lamparina se apague, cairá morto no mesmo instante."

O sábio pegou uma lamparina, acendeu e começou a visitar todas as salas do palácio.

Duas horas depois voltou à presença do rei, que lhe perguntou: "Você conseguiu ver todas as minhas riquezas?"

O sábio, que ainda estava tremendo da experiência porque temia perder a vida, se a chama apagasse, respondeu: "Majestade, eu não vi absolutamente nada. Estava tão preocupado em manter acesa a chama da lamparina que só fui passando pelas salas, e não notei nada."

Com o olhar cheio de misericórdia, o rei contou o seu segredo: "Pois é assim que eu vivo. Tenho toda minha atenção voltada para manter acesa a chama da minha alma que, embora tenha tantas riquezas, elas não me afetam."

“Tenho a consciência de que sou eu que preciso iluminar meu mundo com minha presença e não o contrário."

sábado, 14 de novembro de 2009

Tenha Esperança

Porque enquanto houver a esperança, nenhum sonho está perdido!

Você faz idéia de como a sua vida está mudada? Você tem consciência que vive um momento rico, importante e intenso?

É porque na verdade, estamos presenciando um momento de transformação em todos os campos, principalmente no campo da informação. E o ritmo de mudança em nossa vida tem sido muito acelerado.

Estamos avançando velozmente para uma nova era de percepção e consciência e não nos damos conta disso.

Nada tem ficado fora dessa transformação. Ninguém sabe o que irá acontecer de um dia para outro. Como é que você está reagindo a estes tempos de mudanças cada vez mais rápidas?

Está se agarrando ao passado, ou acompanhando o fluxo das mudanças? Onde estão depositadas suas esperanças?

E apesar de todos os desencontros, de todos os obstáculos, das dificuldades... Apesar das portas fechadas, e que as vezes estão aparentemente fechadas, ainda assim é preciso manter a esperança que vive em você!

A esperança que amanhece com você e percorre o dia todo e se fortalece com as horas.

E quando estiver com os pensamentos confusos e com as idéias não muito claras, não desista! Quando seu caminho estiver tortuoso e sentir que suas chances estão diminuídas, lembre- se da esperança que deve ter sempre.

Afinal, esperança é a certeza de que algo de bom vai acontecer, certo? É a confiança que tudo vai dar certo!

Lembre-se sempre que a esperança move a sua vida, faz você andar pra frente, faz você se sentir gente! E gente importante! Por isso que é bom perguntar todos os dias quais são seus projetos de vida.

Por que e por quem você tem lutado tanto?

Desendureça o seu coração e abra mais a sua mente! Acolha as pessoas em sua vida! Deixe a fé brotar em sua vida. Tenha fé na vida, em você! Tenha fé em Deus! Tenha fé em realizações grandiosas.

E pare de ter sonhos vagos e esperanças pequenas!

Nunca desista, porque enquanto houver esperança ou credencia, nenhum sonho está perdido! Nenhum!

"O amor está em você! E a esperança será sempre a sua aliada para libertar os seus medos e o seu orgulho"

Luz e Paz,

Marilda Jorge

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Terapia do Riso

Você já observou que quando está rindo, de verdade, durante aqueles poucos instantes, acontece um profundo estado meditativo? O estar no corpo, naquele lugar, torna-se absolutamente óbvio. As pernas amolecem (não precisa chão), o pensamento pára.

É impossível rir e ter as pernas e joelhos travados. Você necessariamente flexiona, amolece todo o corpo.

É impossível rir sem sentir vontade de colocar as mãos no plexo e coração. Uma turbinada, os batimentos e oxigenação aumentam, o corpo fica mais quente. O fígado desopila.

É impossível rir sem ter a vontade de olhar para o alto. Sem lacrimejar, sem fechar e abrir os olhos. Um exercício natural para limpar a visão, a janela da alma.
Ah, o riso é a menor distância entre duas pessoas, entre o desafio e a solução, entre a doença e a transformação.

Conceição Trucom

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A não-dieta dos franceses

Texto enviado por Joemir Rosa, obrigada pela colaboração.

Você sabia que, mesmo com a cultura gastronômica dos franceses, à base de croissants, queijos e vinhos, eles têm baixos índices de obesidade?

Pois bem, eis o segredo!

Primeiro eles vão contra tudo o que o país dos fast foods oferecem; os franceses sentem prazer em comer e, portanto, gostam de gastar tempo comendo; assim o alimento é bem mastigado e melhor digerido.

Dispensam todo tipo de conservantes e alimentos diet e ligth; os alimentos frescos oferecem fibras, pectina e vitaminas que, além de causar maior saciedade, compensa nosso vício ao açúcar e ajuda o intestino a funcionar melhor.

O livro “A não dieta dos franceses”, lançado pela editora Campus, é do fisiologista americano Will Clower. O médico neurofisiologista desenvolveu durante sua estada de dois anos no Institute of Cognitive Science, em Lyon, na França, um plano de 10 etapas para nunca mais fazer dieta e, ainda assim, emagrecer com saúde, como os franceses.

“Descobri que os franceses violam todas as regras alimentares que estipulamos para nós. E, apesar de seus cremes, queijos, manteigas e pães, a taxa de obesidade na França é de apenas 11,3% da população, segundo pesquisa realizada em 2005 pela International Obesity Task Force. O programa de emagrecimento saudável é baseado em quatro grandes princípios básicos: comer alimentos de verdade; aprender a comer; reduzir a quantidade de comida; e ser ativo, sem necessariamente se exercitar”, explica no livro.

Segundo o médico, estamos inundados de alimentos artificiais – açúcares sintéticos, gorduras sintéticas e produtos alimentícios artificiais. Falta-nos reaprender o que é comida de verdade, já que é a ingestão dela que proporciona ao corpo a nutrição na forma de que ele necessita. Clower afirma que, em vez de estimular a ingestão de novas substâncias químicas para enganar o organismo, o programa mostra porque alimentos de verdade funcionam a favor do corpo.

“Temos que reaprender o que é comida de verdade. Alimentos de verdade são os produtos naturais que podem ser encontrados em um texto de biologia e que, normalmente, fazem parte da cadeia alimentar. Refrigerantes não dão em árvore, margarina é uma invenção, e os corantes, conservantes e estabilizantes que aumentam a vida do produto não foram feitos para o nosso corpo”, defende. Em sua observação dos costumes alimentares franceses, o médico descobriu que os franceses não comem alimentos processados, não evitam gorduras, chocolates e nem carboidratos, não tomam suplementos alimentares, não se abstém do vinho no almoço e no jantar e não comem com pressa. Ao adotar os hábitos franceses, ele e a mulher emagreceram onze e cinco quilos, respectivamente.

Em uma volta pelo supermercado fiquei impressionado com os laticínios – fileiras e fileiras de queijos, uma geladeira inteira só pra iogurtes e queijos frescos… mas, onde estavam os produtos lights?

Entre outras dicas, Clower prescreve uma limpa na despensa e na geladeira, com o auxílio de que se deve ter em casa, fala sobre os benefícios da cerveja e do vinho, com moderação, é claro, da importância de se passar mais tempo à mesa, usufruindo do sabor da comida e de como isso auxilia a diminuir o tamanho das porções, e da necessidade de se manter ativo. Os resultados, garante ele, surgem em seguida.

Plano de 10 etapas para nunca mais fazer dieta:

1 – Comer devagar. Comer muito rápido faz comer mais. O estômago demora cerca de 20 minutos para mandar um sinal para o cérebro. Comendo devagar, o cérebro tem tempo de receber a mensagem de que seu corpo está satisfeito.

2 – Garfadas menores. O paladar está na superfície da língua. Se a sua boca está cheia de comida, você nem sente o gosto.

3 – Concentre-se na comida. Comer em frente à TV ou no carro faz o momento se tornar irrelevante. A falta de atenção faz com que se coma demais.

4 – Apoie o garfo no prato. Se ainda tem comida na sua boca, coloque o garfo no prato. Não o encha novamente até que tenha engolido.

5 – Sirva a comida em pratos pequenos. Isso resolve dois problemas de uma só vez: o de lavar a louça e o fato de você comer com os olhos.

6 – Comida sem gordura engorda. Comidas sem gordura não satisfazem e contém mais açúcares.

7 – Se não for comida, não coma. Nosso corpo sabe o que é comida de verdade: carnes, frutas, verduras. Invenções como refrigerantes causam problemas de saúde e de sobrepeso.

8 – Coma em etapas. Coma a salada primeiro. Isso ajuda a ganhar tempo à mesa e previne que você coma rápido e em grande quantidade.

9 – Gordura é necessária na dieta. Seu corpo e cérebro necessitam de gordura para serem saudáveis. Você come uma quantia normal de gordura quando come alimentos de verdade, como manteiga, azeite, ovos, castanhas e queijos.

10 – Alta qualidade da comida leva a comer menos quantidade.

Alimentos que se deve ter em casa:

- Peixes (salmão, sardinha, atum)
- Grãos (granola, aveia, arroz)
- Hortaliças (feijões, cebola, batata, abóbora, tomate)
- Óleos e vinagres (azeite de oliva, óleo 100% vegetal, vinagre)
- Produtos de padaria (farinha, ervas, temperos, açúcar branco ou mascavo, pimenta, sal)
- Lanches (frutas desidratadas, biscoitos não-hidrogenados, nozes, azeitona)
- Condimentos (mostarda, maionese de verdade)
- Lacticínios (manteiga, queijo, ovos, leite, iogurte)
- Bebidas (café, cerveja, suco de fruta, chá, água, vinho).

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Olá amigas e amigos do Blog do Caminho

Temos um convite para vocês que lêem o blog e muitas vezes passam batido sem perceber o quanto é importante participar e deixar o seu recado no post.

Além disso, como seria bom receber a sua mensagem e podermos divulgá-la. Às vezes tem alguém precisando da sua vivencia, da sua opinião e da sua Luz em alguma dúvida e você tem a resposta no caso ou historia que for contar. Então escreva, participe e divulgue, pois só assim poderemos ajudar muitos amigos.

Para participar você deve enviar um texto simples, com o seu nome ou apelido. Se puder nos envie os nomes que gostaria que divulgássemos. Com a aprovação de vocês o e-mail chegara de uma forma mais correta e amiga. Se não quiser enviar os nomes divulgue você mesmo, não existe problema nisso, somente solução.

Temos leitores em hospitais, com doenças sérias e que adoram o blog! Passamos carinho, amor, ensinamentos, alento e o principal... AMOR. Temos leitores de todas as idades nos dando opiniões e ajudando muito na divulgação deste blog.

Conto com vocês e agradeço de todas as formas os grandes amigos, pois somos todos nós que fazemos o BLOG do CAMINHO caminhar e ajudar.

Luz e Paz,

Marilda Jorge

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Para refletir...

Eu sempre me afasto dos nervosos. Procuro ter a delicadeza de nunca ligar-me a pessoas grosseiras, falsas, insensíveis. Fujo dos enfurecidos. Desvio-me dos ciumentos radicais. Detesto autoritários. Quero distância absoluta de estressados e neuróticos. Não concedo aos ditadores sequer minha presença temporária, nem permito aos brutos que suponham ser possível invadir os meus momentos de amor — que são todos.

Jamais negocio a minha própria liberdade.

Até porque, se eu não for delicado comigo mesmo, se eu não for responsável por mim, se eu não respeitar profundamente os meus desejos — estarei compactuando com esses algozes peçonhentos. Aliás, se eu não me cuidasse desde pequenino, esses desgraçados de aluguel já teriam estragado a minha inocência, e sufocado para sempre o meu espírito poético.

Espero que você também se cuide!

Edson Marques.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Sessão Saúde e Prevenção

A Abóbora
Um segredinho revelado.

Alguns anos atrás, um meu ex-professor me mostrou uma análise de sangue; o que eu vi me deixou impressionado. Os cinco principais parâmetros do sangue, ou seja: uréia, colesterol, glicemia, lipídeos e triglicérides, apresentavam valores que, em muito excediam os níveis permitidos.

Comentei que a pessoa com aqueles índices já deveria estar morta ou, se estava viva, isto seria apenas por teimosia. O professor, então, mostrou o nome do paciente que, até então, tinha sido ocultado pela sua mão. O paciente era ele mesmo!

Fiquei estupefato! E comentei: "Mas como? E o que você fez?". Com um sorriso, ele me apresentou a folha de uma outra análise, dizendo: "Agora, olhe esta, compare os valores dos parâmetros e veja as datas".

Foi o que eu fiz. Os valores dos parâmetros estavam nitidamente dentro das faixas recomendadas, o sangue estava perfeito, impecável, mas a surpresa aumentou, quando olhei as datas; a diferença era de apenas um mês (entre as duas análises da mesma pessoa)!

Perguntei: "Como conseguiu isso? Isso é, literalmente, um milagre!" Calmamente, ele respondeu que o milagre se deveu a seu médico, que lhe sugeriu um tratamento obtido de outro médico, espírita. Este tratamento foi utilizado por mim mesmo, várias vezes, com impressionantes resultados. Aproximadamente, uma vez por ano, faço análise de meu sangue e, se algum dos parâmetros estiver apresentando tendência ao desarranjo, volto imediatamente a repetir esse processo. Sugiro que você o experimente.

Aqui está o SEGREDO: Semanalmente, por 4 semanas, compre, na feira ou em supermercado, pedaços de abóbora. Não deve ser a abóbora moranga e sim a abóbora grande, que costuma ser usada para fazer doce. Diariamente, tire 100 gramas da casca da abóbora, coloque os pedaços no liquidificador, junto com água (SÓ ÁGUA!), e bata bem, fazendo uma vitamina de abóbora com água. Tome essa vitamina em jejum, quinze a vinte minutos antes do desjejum (café da manhã). Faça isso durante um mês, toda vez que o seu sangue precisar ser corrigido. Poderá controlar o resultado, fazendo uma análise antes e outra depois do tratamento com a abóbora. De acordo com o médico, não há qualquer contra-indicação, por tratar-se apenas de um vegetal natural e água (não se usa açúcar).

O professor, excelente engenheiro químico, estudou a abóbora para saber qual, ou quais ingredientes ativos ela contém e concluiu pelo menos parcialmente, que nela está presente um solvente do colesterol de baixo peso molecular, o colesterol mais nocivo e perigoso.

Durante a primeira semana, a urina apresenta grande quantidade de colesterol LDL (de baixo peso molecular), o que se traduz em limpeza das artérias, inclusive as cerebrais, incrementando, assim, a memória da pessoa.

Há apenas um inconveniente: o sabor da abóbora crua não é muito agradável! Nada mais. Se for o seu caso, experimente e constatará o resultado.

Porém, há um detalhe importante: nem a abóbora, nem a água poderão ir para a geladeira, porque a refrigeração destrói os ingredientes ativos da vitamina. Esta é a razão de ter que comprar, semanalmente, a abóbora, pois, fora da geladeira, ela se estraga rapidamente.

domingo, 8 de novembro de 2009

Pensamento do Dia

"Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores."

Gibran Khalil Gibran

Luz e Paz,

Marilda Jorge

sábado, 7 de novembro de 2009

Onde você colocou o sal? No copo ou no lago?

Texto enviado por Vanessa Garcia de Toledo, obrigada pela colaboração.

O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo de água e bebesse.
-'Qual é o gosto?' - perguntou o Mestre.
-'Ruim' - Disse o aprendiz.

O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago.

Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago. Então o velho disse:

-'Beba um pouco dessa água'. Enquanto a água escorria do queixo do jovem o Mestre perguntou:
-'Qual é o gosto?'
-'Bom!' Disse o rapaz.
-'Você sente o gosto do sal?' Perguntou o Mestre.
-'Não' disse o jovem.

O Mestre então, sentou ao lado do jovem, pegou em suas mãos e disse:
-'A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos. Quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido de tudo o que está a sua volta.

É dar mais valor ao que você tem do que ao que você perdeu. É deixar de ser copo, para tornar-se um lago.
Site Meter