A diminuição da água potável, disponível nos próximos anos pode exigir uma nova postura da sociedade, não somente de empresas ou de entidades públicas.
Para as empresas existem modelos criados para captação e novo uso para água das chuvas que poderão dar certo aqui no Brasil. Conheça um desses modelos, chamado de “Aproveitamento de chuvas”
- O que é: Coleta e armazenamento da água de chuva, para uso em lavagens de pisos e irrigação do jardim ou qualquer outro tipo de uso que não necessariamente precise ser água limpa.
Como funciona:
A água de chuva, coletada pelas calhas no telhado dos prédios, é armazenada em uma cisterna no térreo ou subsolo.
Pode-se instalar um equipamento para filtrar esta água, se for necessário.
Instala-se um sistema de recalque (bomba d’água + encanamento), para enviar a água para as torneiras do térreo e subsolo.
Cuidados a serem tomados:
O telhado concentra grandes impurezas, principalmente quando há um longo período de escassez de chuva. Como opção, pode-se instalar um sistema de filtragem mecânica no reservatório.
O reservatório também pode ser um risco para a saúde dos moradores e funcionários, caso não adote uma manutenção periódica de limpeza e conservação.
A construção de um reservatório para a captação da água da chuva necessita de um sistema de recalque, deve ter um projeto de engenharia para que não desperte riscos de saúde e acidentes.
- Além de gerar economia de água, o sistema também contribui para diminuir o problema das enchentes.
- Na Europa, o sistema já é bastante usado em construções novas.
Exemplo no Brasil
Em São Paulo, um caso de destaque é o do Shopping Aricanduva. A construção tem 62 mil m2 de telhado, e em uma chuva forte chega a captar 7 mil m3 de água.
Já existem também postos de gasolina e escolas adotando o aproveitamento da água das chuvas, para lavagem de carros e para descarga nos banheiros.
- Em Florianópolis (SC) e São Paulo (SP), já há projetos de lei para tornar obrigatório o aproveitamento das águas de chuva em edifícios.
Faça sua parte neste processo
As empresas podem contribuir e muito adotando uma postura para aproveitar a água das chuvas, mas você também pode fazer a sua parte.
Coloque bacias para recolhimento de água e use-a para lavarem calçadas ou regar suas plantas. Apenas tome cuidado para esta bacia não vire local para proliferação do mosquito da dengue. Você faz a sua parte e o planeta agradece.
Luz e Paz,
Marilda Jorge
4 comentários:
Muito oportuno a chamada. Só para complementar algumas informações:
- existe norma ABNT, nº 15.527 de 2007, que torna obrigatório uso de filtro mecânico em áreas urbanas;
- o sistema de recalque é a regra, mas pode-se prever o armazenamento na última laje, sobre a qual um telhado possibilita a captação, muito usado em hotéis;
- o aproveitamento já é lei em Curitiba, outras cidades estão chegando lá, como foi dito;
- nas compras do Governo Federal agora a norma é buscar sustentabilidade, uma medida é o uso da Água de Chuva.
- já existem milhares de casas, igrejas, fábricas e escolas praticam o aproveitamento no País, previsto também nos estádios da Copa e das Olimpíadas, como já foi o caso no PAN 2007.
Abraços
Jack
Olá Jack!
Quero agradecer as informações, a visita e o seu site, mais oportuno ainda, para ensinamento de todos.
Volte sempre e nos ajude no trabalho de esclarecimento as pessoas.
Luz e Paz!
Parabéns pelo post e tbm pelo comentário do Jack!
Essa sintonia entre o blog e seus leitores só tendem a "espalhar a luz", em todas as áreas de nossas vidas!
Vamos ajudar a iluminar nosso tão combalido planeta!!
Beijos
Joe
http://demodelando.wordpress.com/
Oiee!
Esta é intenção do Blog!
Obrigada e um beijão.
Postar um comentário