Seguidores

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Dicas Importantes Para Você e Seu Animal de Estimação.

Animais bem cuidados são escovados todos os dias, principalmente se tem pelo longo.

Castrá-lo, se não deseja cruzá-lo, ainda é a melhor opção pois ele ficará mais calmo.

Saiba escolher uma boa ração e tenha um lugar confortável para ele. Animais são sensíveis e sentem tudo o que você sente... Mantenha o local onde ele vive sempre limpo, retirando os excrementos e lavando os locais onde urinou. Lave as vasilhas frequentemente, tanto de água quanto de comida.

Uma vez por semana prepare algo diferente: Junte as sobras de arroz já cozido, com um dente de alho socado e um pouquinho de carne moída e prepare uma papinha. Deixe cozinhar e veja que presente legal... eles adoram! Além de alimentar, é um grande antibiótico para os nossos cães. (isto está fora da cartilha dos veterinários, mas é dos meus antepassados, todos cachorreiros).

Ouvir a sua voz, brincar todos os dias, fazê-lo passear, são cuidados especiais, mas não esqueça, você é o chefe da matilha e não ele. Você deve ensiná-lo a lhe obedecer.

Cães de guarda, durões e violentos, não devem conviver com crianças pequenas e pessoas idosas que não tenham autonomia de seu corpo. Eles são muito ágeis e podem causar danos se não forem bem adestrados. A escolha de um ótimo adestrador é muito importante neste caso.

Se você deu um pet para seu filho, ensine-o como deve cuidar dele: alimentando, dando banho, colocando a ração na quantidade certa, escovando os dentes, escovando o pelo sem machucar e principalmente o que pode ou não fazer com ele.

Sobre o banho: Os banhos devem ser dados após ter imunizado o cão com as 3 doses da V10 e raiva (15 dias depois da última dose). Para dar banho, tome o cuidado de colocar algodão nos ouvidos do cão (otites são muito comuns em cães). Os sabonetes e xampus devem ser específicos para não causar alergias ou dermatites. Se ocorrer alguma reação, suspenda o uso e procure um veterinário. O cão deve ser seco o quanto antes, pois molhado fica muito susceptível a pegar doenças. Limpar as orelhas com cotonetes com cuidado. Será um trabalho interessante e seus filhos aprenderão a ter responsabilidade, amor e compaixão.

Mas não esqueça, será sua a responsabilidade verificar a data certa das vacinas e vermífugos, além de ter um veterinário amigo e confiável. Dizer que os cães de sua casa lhe passam doença é um mito, cães caseiros e bem cuidados tem seus próprios antibióticos na saliva.

Casas com quintal, podem ter cachorros médios ou grandes, mas sempre saiba escolher, pois o animal cresce e às vezes muito...

Observe que o local onde o cachorro fica tenha sempre uma parte sombreada durante o dia, independente da casinha de cachorro. Cuidado com um local extremamente quente para o cão ficar sob o sol ele pode se desidratar. Se o seu cão estiver extremamente ofegante num dia quente, dê um banho frio para diminuir sua temperatura. Ou molhe seu corpo para refrescá-lo.

Atenção especial para cães que adoram a água, como os labradores. Eles podem entrar em piscinas para se refrescarem e não conseguirem sair depois, o que causa afogamento.

Se você mora em apartamento, o cão pequeno é a melhor escolha, existem inúmeras raças maravilhosas e todos ficarão satisfeitos. O seu amigo tem que ser amigo de todos, mas também um alerta de intrusos.

Você trabalha e seu animal de estimação fica sozinho? Arranje um rádio, coloque num lugar alto, onde ele não possa mastigar e sintonize em música clássica. A musica tira o stress dos pequenos e eles não se sentem tão sozinhos. Deixe também um pequeno ossobuco, você os compra nos pet shops, isso evita que ele coma os moveis, sapatos etc...

Cachorros que vivem em lugares pequenos devem sair mais e fazer suas necessidades fora, se possível saia com ele sempre, assim ele se acalma e todos ficam muito felizes.

Ter um animal não é curtir somente enquanto é pequeno, não esqueça que ele dura, no máximo, 15 anos e na melhor das hipóteses, 18 anos, isso se for extremamente bem cuidado. Isso dependerá muito de você!

Você optou em ter um animal? Cuide dele do começo até o fim, pois a escolha foi sua!!!

Isso não é um manual, mas ajudará a muitos sem o conhecimento devido e espero que aproveitem... pois sou uma cachorreira profissional.

Luz e Paz,

Marilda Jorge

Nenhum comentário:

Site Meter