Seguidores

domingo, 4 de julho de 2010

O que aprendi com meu cão

Há quinze anos atrás uma amiga me disse: “tenho um presente para você, venha até minha casa hoje à tarde e eu lhe mostro.”

No dia eu estava muito ocupada com os afazeres rotineiros e simplesmente fui visitá-la no dia seguinte. Qual não foi a minha surpresa quando vi uma ninhada linda e peluda correndo pelo jardim entre meus amigos e os pais quatro patinhas.

Eram oito, mas eu contei na hora somente sete e olhando para eles e brincando soube que cinco já haviam sido adotados. Para minha surpresa vejo um bolinho de pelos lindos saindo debaixo da caminhonete do casal amigo, vinha rebolando para mim e quando chegou nos meus pés, se aconchegou e deu a mais bela lambida na minha perna.

Foi amor à primeira vista e daquele dia em diante o fofo me adotou!
Comecei a entender o amor incondicional do animal de estimação. Ele nos ensina a humildade, perseverança, amor sincero e a amizade mista de cumplicidade que precisamos ter para criá-lo.

Quantas vezes eu estava preocupada com milhões de itens para completar e o simpático me deixava um “presente” enorme bem no meio das sala, em cima do tapete. Depois me olhava com uma cara doce e faceira e enquanto eu limpava toda a bagunça e passava o desinfetante no local, ele simplesmente olhava se divertindo...

Eram sapatos comidos, tapetes roídos, corridas em volta da casa e brincadeiras mil... Era como se dissesse, não se preocupe tanto e cuide mim, assim você se esquece dos seus problemas.

Vê-lo crescer, aprender e se tornar enorme e forte foi um prazer. Seu crescimento e sua vida sempre foram de carinho, diversão e proteção. É o melhor guardião dentro e fora de casa, pois por ser de grande porte as pessoas sempre o acharam perigoso antes de conhecê-lo, após conhecê-lo, se tornam grandes amigos.

Aprendeu a ser gentil com as pessoas e me ensinou que, para ensiná-lo, eu precisava aprender a ser paciente e perseverante.

Hoje o meu grande amigo esta velhinho, o veterinário me disse que os quinze anos dele equivalem aos oitenta e cinco ou noventa anos nossos. Ele já não corre e muito menos anda como antigamente, mas o amor que demonstra é suficiente para amá-lo mais e mais.

Seus olhos falam com os meus, e agora que está na sua ultima fase, eu me preparo para passá-la cuidando muito dele, pois nestes anos todos, quem cuidou de mim foi ele e agora chegou a minha vez.
Que esta mensagem seja levada para todos que tem um animal e não entendem o quão responsáveis devem ser, desde que optaram em ter este animal.


Luz e Paz,

Marilda Jorge

2 comentários:

Joemir Rosa disse...

Seu olhar deve querer agradecer por todos os anos que teve alguém tão especial ao seu lado, um (a) amigo (a) de verdade.
Talvez nem saiba o quanto ensinou, o que quanto foi amigo, parceiro, companheiro de verdade! Um anjo peludo!

Linda lição!!!

Marilda Jorge disse...

Se existe saudade... esta palavra se chama Rei Leão!!!
Beijos querido senão eu choro!!!

Site Meter