Respondendo E-mails
Os e-mails respondidos hoje, estão dentro da nossa vontade de esclarecer e melhorar a qualidade de vida das pessoas. O mundo melhorou na tecnologia, mas piorou e pirou, nas relações humanas e sociais. Falta estudo e conhecimento, moral e bons costumes para a maioria das pessoas normais que trabalham e colocamos nesta mensagem o despreparo também de certos patrões e funcionários. Isto é algo que vivenciamos quando vamos adquirir algo em algum lugar, seja uma agulha ou qualquer outra coisa...
Então seguem abaixo as perguntas e as analises feitas e quero agradecer aos meus amigos que perguntaram e que me ajudaram na pesquisa.
“Por que as pessoas que trabalham e lidam com o público, tem tanta má vontade e são tão mal preparadas?”
“Por que numa loja de roupas de criança, não contratam balconistas com mais paciência?”
“Os vendedores deveriam fazer cursos antes de trabalhar? E os comerciantes deveriam entender melhor do seu negocio?”
“Gostaria de saber o que faz um funcionário agredir clientes e não saber onde estão os artigos da loja corretamente?”
Parece brincadeira, mas não é! Estas perguntas me chegaram por e-mail de várias pessoas diferentes...
Um dos e-mails conta o seguinte: “Sou mãe de três crianças e ao entrar numa loja fiquei desesperada, pois a balconista disse de cara para eles, não fazerem bagunça. Coisa difícil com três crianças pequenas!!! No segundo aviso fechou a cara e eu fui embora da loja...”
Não sou uma expert nisto, mas sou compradora e entendo de Relações Humanas, então, vou responder dentro da energia que sinto nas pessoas. A maioria realmente está lá para ganhar o seu salário e às vezes nem gostam do que fazem... como tem que vender e atingir uma meta, cercam os clientes de qualquer jeito, recebem o cliente com cara de poucos amigos e se você não compra, pois está dando uma olhadinha... VOCÊ VIRA O CLIENTE CAROÇO... e outros nomezinhos menos recomendáveis...
Será que todos os balconistas e vendedores são todos assim? Claro que não! Mas temos uma grande maioria despreparada...
E as firmas que os contrataram será que investiram neles, ensinando e dando cursos de boas maneiras, de vendas e mostrando o quanto é importante o cliente no caso? Principalmente o bem receber e o sorriso constante, pois cara feia e sem educação, paciência e humor... hummmm... o negócio vai para o brejo!
Sem o cliente não existe vendas e sem vendas, não existe comercio...
Fui buscar respostas com várias pessoas e de ramos diferentes. O comercio comum também sofre de lavada este mesmo problema, poderíamos citar “n” casos, mas vamos responder pelo conhecimento dos nossos amigos, sejam donos ou funcionários e até amigos.
Analise de uma empresaria: Quando um funcionário é contratado, verificamos tudo... dos antecedentes até que tipo de educação e escolaridade que teve. Depois todos vêm conversar comigo e se eu sentir que vale a pena, os encaminho para as pessoas especializadas que possam informá-los de tudo. O próximo passo serão os cursos. Sinto imediatamente se este funcionário terá amor e vontade para vencer, conhecer os nossos produtos e o principal, a vontade de aprender sempre.
Somente nesta explicação já detectamos que o mais importante é o patrão gostar do que faz e ficar de olho, pois sem isso, teremos funcionários sem incentivo e amor (Depois todos vêm conversar comigo). Pessoas que gostam do que fazem, fazem melhor e vestem a camisa de verdade!
Analise de um Lojista: Hoje, convenhamos... a maioria dos funcionários não estão satisfeitos e ainda por cima acham que ganham mal, mas não fazem nenhum esforço para subirem na grade de ofertas que propomos e mesmo se os incentivarmos, são agressivos e mal educados, então... estes não merecem nem papo, depois de algum tempo são despedidos ou vão embora... não há porque investir neles...
Notamos nesta analise um outro ponto importante, cansaço e descrença deste patrão e com isso, descaso na hora de contratar. (não há porque investir neles...)
Depois de falarmos com muitos funcionários, sentimos o medo de perder o emprego, medo do chefe e muita falta de amor pelo que fazem. Isto não é conhecimento de vendas e sim, fazer por fazer... uma até se expressou desta forma: “Somos caçadores de clientes!” Por esta analise dá para sentir a competição e o descaso... aonde fica o bem estar de qualquer cliente? Como sempre o que importa é vender! Novamente notamos a falta de preparo em todos os sentidos!!! O vender é importante, mas o cliente é mais, senão não existe venda ou o retorno do mesmo!!!
Posto isso, voltamos a um ponto crucial: tanto empregadores quanto empregados se esqueceram de que, para se fazer um bom negócio nos dias de hoje, precisam de uma equipe preparada e coesa. Precisa existir sintonia entre todos ou pelo menos tentar. Quando falo em sintonia, falo também em confiança e energia boa, isso está muito difícil nas pessoas.
Conversando com amigos e clientes, escutei a frase: O que falta é Gestão de Pessoas?! Então vamos dar uma idéia do que é gerenciar pessoas...
“Gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano.” E para ilustrar este assunto tão importante para todos, vamos até recomendar um autor e seu livro: Gestão de Pessoas - Administração e Negócios 496 páginas. O novo papel dos recursos humanos nas organizações – (pequenas ou grandes). Autor - Idalberto Chiavenato
Devem existir milhares de livros neste sentido, de ótimos escritores cujo conhecimento os fez desenvolver cursos, palestras e seminários. Então falta o interesse de todos os lados das pessoas interessadas em melhorar...
Já em outras mensagens do Blog do Caminho, tentamos de varias formas incentivar a leitura, a pesquisa e a busca de soluções. Elas começam de dentro da casa para fora... se você não fizer a sua parte, melhorando o seu interior e exterior, ensinando os seus filhos e familiares a fazerem o mesmo, jamais terá condições de exigir dos seus funcionários ou ensinar, pois até para ensinar precisamos saber e vivenciar o que ensinamos no nosso dia a dia.
Qualidade de vida não é só se alimentar bem, viver na natureza e se preservar, tudo isso faz parte, mas o mais importante é interagirmos de forma civilizada, procurando dar o nosso melhor em todos os sistemas da sociedade, começando em nossos lares e com os nossos semelhantes.
Luz e Paz,
Marilda Jorge
6 comentários:
Parabéns! Poucas pessoas falam da má informação e educação, deste grupo de pessoas. Uma fatia da sociedade muito importante, onde dependemos deles e ninguém toma providencias...
Espero que este lembrete seja lido por logistas de todos os níveis.
Grato.
Oi, Marilda,
Tudo bem?
Nem sei como eu tenho seu e-mail, acho que nao nos conhecermos, mas de vez em quando eu recebo suas mensagens e vc deve receber as minhas. Provavelmente vc é amiga de alguma amiga, por isso tenho seu e-mail.
Normalmente suas mensagens sao mais "comunicados", dessa vez é algo mais cotidiano e eu gostaria de dar minha opiniao porque sou palpiteira mesmo, hehe.
Primeiro quero falar que nao sou mae, mas tenho muitos sobrinhos, que nasceram em epocas diferentes e de pais diferentes - alguns eu ajudei a criar. Ainda assim vc pode dizer que pra mim é "facil criticar" porque nunca quis a responsabilidade de ser mae, sempre achei uma tarefa dificil e mal remunerada, hehehe.
Depois, quanto a ter paciencia, todo mundo tem que ter - quem é balconista, vendedor, desenhista, motorista e comprador - se eu tivesse qualquer empresa nao contrataria ninguem mau humorado, impaciente, agressivo ou mal educado; por outro lado também nao gostaria de ter que atender pessoas com os mesmos defeitos.
E quanto as maes e filhos, tenho que falar o que ninguem gosta de ouvir, mas todo mundo sabe que é verdade, até elas mesmas - mae é a educadora maxima, ela tem que se fazer obedecer. De novo, pra mim é facil, porque sou só observadora, mas gosto de pensar que sou imparcial. Infelizmente o que se ve hoje em dia, sao pais e maes nao se fazem respeitar :(.
Assim, do meu ponto de vista, todo mundo tem sua parcela de culpa e motivo pra tentar melhorar em favor de si mesmo e do proximo.
Sei que vc nao perguntou minha opiniao, mas eu NAO AGUENTEI :).
Abraço
Sonia
Obrigada Tumiko!
A sua força será sempre importante.
Luz e Paz!
Oi Sonia!
Quem disse que não perguntei a sua opinião?! :) Perguntei sim, quando lhe enviei um e-mail, embora também não lhe conheça... alias muito prazer Marilda Jorge... rsos... e já que somos conhecidas internéticas... vamos falar a verdade: a sua opinião é muito importante!
O nosso blog é voluntário e ele vive para esclarecer e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Uma palavrinha aqui, um conselhinho ai... grandes colaboladores vão se juntando e desta união, se melhora o mundo.
Somos como uma colméia maravilhosa com grandes amigos de todos os lados!!!
Então, participe sempre e escreva também para o blog, pois sei... que tanto como eu... você gostaria que as pessoas e o mundo ficassem melhores...
Obrigada pela sua opinião!
Luz e Paz,
Num país onde o desempreto alcança altos índices, os empregos acabam sendo "leiloados": leva quem aceita o menor salário!
Então, exigem cada vez menos tbm em termos de cultura, escolaridade, educação! Sinto pelos que não tiveram acesso, ou tiveram de abandonar .... mas tudo isso é importante para quem lida com pessoas (embora tenha muito diplomado que dá até medo ...).
quem sabe qdo a educação for prioridade neste país, tenhamos melhores pessoas e melhores gestores ...em todos os setores!
A separação dos que tem cultura, amor e civilidade, está cada vez mais clara! Os que não tem idem!
Se todos dessem mais valor para o SER e se desligassem um pouco do TER, teriam melhor qualidade de vida, educação mais sadia e produtiva e uma vida mais rica.
beijos.
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