Seguidores

sexta-feira, 18 de março de 2011

A cultura globalizada do EU

Vivemos na cultura globalizada do EU – EU quero, EU gosto, EU pego – EU não reflito...

Texto enviado por Marcia Maria de Rizzo, obrigada pela colaboração.

O trânsito de São Paulo é o melhor teste para quem se diz “evoluído”- ao menor sinal de que o motorista da frente irá demorar, a evolução vai para o além, e palavras feias vêm à mente e à boca.

Ou em outra situação, onde há espaço para dois veículos, e o bonito ou a bonita estaciona seu lindo e inigualável automóvel no meio de tudo, sequer considerando que alguém poderia ser beneficiado pela outra vaga.

E os pedestres? Escolados que estão, NUNCA ousam atravessar mesmo na faixa a eles destinada. Antes, olham para cá, olham para lá, e só então atravessam. Essa cautela não previne que um motoqueiro louco venha lá do outro quarteirão e alcance a faixa, buzinando como se só existisse ELE no Universo todo!
Destes exemplos diários podemos tirar uma importante lição – a espiritualidade não é algo lá em cima no céu, mas algo concreto, aqui da Terra, do dia-a-dia. Ela se faz no modo como olhamos para nossos semelhantes, na forma como tratamos as pessoas, independentemente da posição social delas. 

Ser evoluído não é repetir mantra e acumular conhecimentos, é, antes de tudo, cuidar de quem se ama, dar atenção aos velhos, proteger as crianças todos os dias do ano, é lembrar que todos erramos, e que podemos aceitar que o outro também erra.

Ser espiritualizado é realizar a difícil tarefa de trazer a benevolência para nossos rotinas, concretizada em pequenas gentilezas com o outro. É reconhecer que ainda temos muito que evoluir, uma vez que o estado deplorável no qual se encontra nosso planeta nos delata.

Ser consciente é admitir dificuldades, é ser espontâneo sem ferir ninguém. 

Ao final, tudo é relativo e transitório. Por que entrarmos em discussões estéreis sobre quem tem razão?

Um dia a Terra será apenas uma lembrança do cosmos.

Nenhum comentário:

Site Meter