Seguidores

segunda-feira, 21 de março de 2011

Outono / Inverno

Sessão Saúde e Prevenção

Texto enviado por Joemir Rosa, obrigada pela colaboração.

O que consta nestes estudos está baseado na “ Medicina Tradicional Chinesa”. São estudos de alguns milhares de anos e fruto da observação.

Todos os seres dependem dos ciclos das estações para o próprio nascimento, crescimento, manutenção do equilíbrio nos órgãos e boa saúde.

Os que acham que não dependem destas variações terão sérios problemas em seus órgãos internos. Certas atitudes são importantes em cada estação do ano. No inverno estamos vivendo o máximo da energia “ Yin” , e é a diminuição da energia Yang. No inverno, a energia é reservada, recolhida, condensada, poupada. A maneira de se conseguir isto é com a quietude, o descanso, o repouso. Observem que os animais, neste período, procuram suas tocas.

O Yin é o escuro, quieto.
O fator climático é o frio e o elemento é a “AGUA” , porque ela é fria. Portanto tudo esta ligado à água nesta estação. A água fica escassa, podemos observar nos rios, cachoeiras porque a estação que antecede o inverno é a estação da seca, o outono. A terra puxa para si a água para se nutrir, ela cria fendas e a agua entra em suas profundezas, irá nutrir as raízes das plantas para a próxima estação, a primavera.

A terra não está para oferecer alimentos mas sim para se nutrir. Os chineses dizem que as raízes da vida são os nossos rins. Eles são os armazenadores da nossa essência congênita, primordial (Yin da mãe e Yang do pai) e também da essência adquirida após o nascimento. Assim, neste período, o ser humano deve seguir o mesmo ritmo da natureza,
permanecendo mais tempo em casa, sem se expor ao frio, se agasalhar bem, não ação e inércia.

Dormir cedo e levantar mais tarde, após o sol aparecer. Devemos ter muito cuidado com os rins e a bexiga, principalmente no horário entre as 15:00 e 19:00hs.

Cada órgão tem seu horário mais evidente para surgirem os problemas.
Nos dias frios os poros se fecham, o suor não sai e a água e umidade são enviadas para a bexiga. É a fase do desenvolvimento interno, reforçar os alicerces. Isto nos faz entrar em contacto com nossa essência e nessa viagem podemos sentir apreensão, medo.

A água que despenca do alto não vacila, nem teme coisa alguma, ela desce fluindo e preenchendo todos os vazios que encontra e vai adiante em passagens perigosas permanecendo fiel a si mesma e nada a faz perder sua essência.

Assim deve ser a postura do ser humano. Usando a razão, ponderação e a conduta correta ultrapassará as passagens perigosas. Quando se consegue controlar um problema interiormente, naturalmente estaremos
mais próximos do sucesso. É necessário transformar o medo, que é a emoção desta estação, em calma e serenidade pois esta é a solução para mantermos os rins equilibrados e energizados.
Os órgãos que logo avisam alguma deficiência nos rins ou bexiga são os olhos e ouvidos. No instante do medo, os rins que estão sem energia suficiente para estarem equilibrados, sentem diminuir a visão e a audição ou aguça ouvindo algo que não existe. A energia dos rins é que alimenta nossa medula óssea e em conseqüência o desenvolvimento e saúde dos ossos.

Desequilíbrio de Rins

Boca seca, urina escura, zumbido no ouvido, estafa, reclamar demais, trabalhar sem parar, impaciente, desânimo, medo, ansiedade, inchaço no corpo.

Desequilíbrio da Bexiga

Distúrbios urinários, preocupação exagerada, pouca flexibilidade na parte posterior das pernas, tensão na parte inferior da nuca e ombros, micção constante, dores na coluna, fraqueza, costas com frio, diminuição da audição, urina clara.

DICAS

Tomar muita água, não espere sentir sede. Ela é necessária para todo e qualquer processo biológico do corpo, performance mental e física.

Preferir o sabor amargo e doce – cuidado com o sal, tende a subir a pressão. Evite o sabor salgado.

Energizar a água, dentro de um copo azul ou cobrir com celofane cor azul, um copo c/ água que recebeu os raios de sol durante alguns minutos,
sempre receber a luz do sol logo cedo e tomar esta água durante o dia.

Dizer: água azul, eu quero que energize meus rins e anule meu medo.

Para insônia, deixe um abajour com lâmpada cor azul,ligado um tempo antes de dormir.

Envolver o dedo indicador, de qualquer uma das mãos, durante um longo tempo.

Comer = nabo, cenoura, batata inglesa, cará, inhame, bardana, feijão comum, preto e azuki. Sementes de girassol, gergelim e abóbora.
Ervilha, amendoim, nozes, amêndoas, avelãs.
Peixes de água doce e salgada.
Abacate, pêra, uva, amora, ameixa, framboesa, melão, damascos, abacaxis secos.
Mostarda, cominho, coentro, cebola, alho, gengibre, alho poro, erva doce, salsa, manjericão.
Chás de : cabelo de milho, artemísia, lótus, maçã com canela, chá verde, capim limão.
Sardinha, manjuba, gema, casca de ovo, laticínios, algas marinhas, castanhas e folhas verdes bem escuras.
Trigo, arroz cateto, aveia e cevada.

Prevenir e melhor que remediar e bom outono e inverno.

Nenhum comentário:

Site Meter