Seguidores

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Almofada de Linhaça e Ervas

Texto enviado por Doce Limão, obrigada pela colaboração.

Sessão Saúde e Prevenção

Esta almofadinha, é ideal para uso local com a função de relaxar, tratar dores, luxações, inflamações...
O tratamento pode ser por calor ou resfriamento.

Ela é bem simples de fazer, e faz parte dos aprendizados da nossa Oficina da Linhaça.

Misture para cada 1 copo de semente crua de linhaça marrom (mais barata e rica em ômega-3) + 1 copo de flores de camomila seca.

Prepare um saquinho com tecido de algodão, no formato que desejar. Em geral os de 15 x 30 cm são ótimos para usar em tudo: pernas, joelhos, abdome, ombros, costas, enfim...

Encha o saquinho de tal forma que não fique nem cheio demais, nem muito vazio, justo para poder se acomodar bem a qualquer parte do corpo onde for usar. Ou seja, 2/3 do seu volume total. Para não sobrar, vá preparando mais mistura conforme for enchendo.

Você pode usar também outras ervas como hortelã, melissa, capim limão, lavanda. Ou pode fazer uma mistura de todas elas. Mas sempre a medida é para cada 1 copo de semente de linhaça + 1 copo das ervas secas (pura ou misturas).

Costure fechando a almofadinha.

Na hora de usar borrife um pouquinho de água na almofadinha e coloque:
Tratamento por calor - por 1 a 2 minutos no forno micro-ondas(*). Cubra a parte que irá colocar a almofada com uma toalha e coloque a almofadinha já quente por cima. Deixe agir pelo tempo necessário. Em geral 10 minutos é suficiente.

(*) Para quem não usa micro-ondas, como eu, pode-se aquecer no forno comum. Para tanto envolva a almofadinha em papel alumínio, coloque-a sobre um pirex e aqueça em forno baixo por uns 10 minutos.

Tratamento por resfriamento - coloque a almofadinha dentro de um saco plástico. Leve para o refrigerador e deixe por mínimo 30 minutos resfriando. Coloque a almofadinha direto sobre o local (uso muito sobre o abdome na orevenção de problemas com útero, ovário e bexiga) por cerca de 10-15 minutos ou até que perca sua capacidade de resfriamento.

Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, o bem-estar e qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Site Meter