Seguidores

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Informações institucionais do Programa Nacional de DST e Aids.

Os 10 passos inteligentes para quem é soro positivo de HIV.

1-A alimentação deve ser uma atividade prazerosa. Procure desfrutá-la em companhia da família ou amigos, evitando fazer a refeição sozinho. O ideal é procurar evitar ao máximo o estresse, depressão, solidão e isolamento.

2-Você deve se alimentar em períodos regulares, várias vezes ao dia, mesmo que se encontre sem apetite. O ideal é fazer diariamente 3 refeições principais e 3 pequenos lanches nos intervalos.

3-Procure optar por uma alimentação saudável, variada e saborosa. Consuma frutas, legumes e verduras todos os dias. Você deve preferir as que estejam em seu período
de safra, pois preservam as vitaminas e minerais. Usufrua esses alimentos de maneira racional, buscando o máximo aproveitamento das vitaminas e minerais.

4-O ideal é procurar se alimentar de carnes, ovos e peixe pelo menos uma vez ao dia. As proteínas são importantes na manutenção da saúde.

5-Consuma fibras e alimentos integrais, pois são ricos em vitaminas do complexo B e minerais. O ideal é substituir as farinhas refinadas e arroz polido por produtos integrais, pois preservam melhor os nutrientes. Assim como arroz e pães integrais, os grãos como feijões, grão de bico, frutas, verduras e legumes são ótimas fontes de fibras.

6-Reduza o açúcar refinado na alimentação. Prefira usar o açúcar mascavo, mel ou adoçante (exceto gestantes), quando se fizer necessário.

7-Reduza o sal. O ideal é usar ervas e temperos para realçar o sabor dos alimentos.

8-Evite usar gorduras animais. Preferir usar azeite ou óleo vegetal na alimentação e para temperar salada.

9-Beber pelo menos 2 litros de água por dia.

10-Procure não fazer uso de bebidas alcoólicas, fumo ou drogas de qualquer tipo, pois podem prejudicar a saúde como um todo e dificultar a ação dos medicamentos de tratamento da aids.

E siga em frente!

Muita Luz e Paz,

Marilda Jorge

Nenhum comentário:

Site Meter