Seguidores

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Reflexologia - Reconquista natural do bem-estar


O corpo humano é gerido por uma série de pontos energéticos. Em geral, são eles os primeiros a refletirem as nossas dificuldades, seja física ou mental. A reflexologia atua diretamente na solução desses problemas. Uma terapia que ativa o mecanismo de cura que existe no interior de cada um de nós.

Praticada há milhares de anos por chineses e egípcios, a reflexologia estuda a relação de pontos específicos dos pés com os órgãos vitais. Chegou ao Ocidente no início do século XX e é usada como recurso na hora de fazer diagnósticos ou prevenir doenças variadas, permitindo a recuperação gradativa do bem-estar.

Utilizada como tratamento de apoio à medicina tradicional, ela alivia os mais variados sintomas, desde aqueles como dores musculares, enxaquecas, problemas digestivos, alérgicos, sexuais, relativos à menopausa, até aqueles de ordem emocional como a depressão e ansiedade. Porém, é importante que o relacionamento entre o terapeuta e o beneficiário seja bom, pois ele atua como um mediador para ativar o potencial de cura do paciente.

Seu efeito é cumulativo, ou seja, a cada nova sessão reforça-se a sensação de bem-estar físico e de paz interior. Ao reduzir a tensão, também melhora a irrigação sanguínea, faz aflorar um funcionamento nervoso desimpedido, restabelece a harmonia entre todas as funções do corpo e combate o seu estresse.

O mecanismo de ação está baseado na livre circulação da energia vital, chamada ch’i. Entre os principais benefícios está o relaxamento. Quando determinado órgão apresenta excesso ou falta dessa energia, surgem dores ou doenças como sinal de alerta. O papel da massagem reflexológica é, justamente, o de desbloquear e harmonizar o fluxo energético nos órgãos, fazendo-os funcionar melhor e restabelecendo a saúde.

Além dos pés, existem várias zonas reflexas no corpo. Mãos, orelhas, rosto, costas e abdômen também concentram pontos reflexos que podem ser massageados. Os pés são os que têm a correspondência mais definida e de fácil localização. Os profissionais da reflexologia consideram que eles reagem mais rapidamente aos estímulos.

Segundo a medicina chinesa, cada sentimento mexe com um órgão vital e, se for intenso ou vivido por um período prolongado, pode até comprometer a saúde. A raiva, por exemplo, vai direto ao fígado; o medo atinge os rins; a preocupação, a vesícula; a tristeza, o pulmão; e a ansiedade, o coração. Ao massagear seus pés nas áreas correspondentes a esses órgãos, você também dissolve essas emoções e ganha mais tranqüilidade.

Como podemos concluir, é um tratamento simples, confortável, eficaz e 100% natural de reconquistar, gradativamente, o bem-estar físico e mental há muito tempo esquecido.

Zastros

Nenhum comentário:

Site Meter