Seguidores

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Sessão saúde e prevenção.

Para aumentar a imunidade.

Vamos falar da própolis e o que ela representa. A palavra Própolis é oriunda do grego pró: para, em defesa de, e polis: cidade, o que quer dizer em defesa da cidade, pois a própolis é usada pelas abelhas para recobrir fendas e pequenas aberturas da colméia a fim de se evitar a invasão de organismos indesejáveis.

A própolis é um produto de composição complexa, contendo substâncias resinosas, gomosas e balsâmicas, coletada pelas abelhas de brotos, flores e exsudatos de plantas.

As abelhas acrescentam secreção salivar, ceras e pólen para a elaboração final da própolis.

O apicultor coleta a própolis retirando-a das paredes das colméias. Sua cor, sabor, odor e consistência dependem da origem. Em geral são grânulos de tamanhos variados, tendendo a verdes escuros, avermelhados e amarelados. São aromáticos e com sabor picante.

A composição química da própolis depende da região e o local de coleta. Dentro da própolis existem resinas e bálsamos (terpenos, polissacarídios, ácidos aromáticos, etc.), ceras (ácidos graxos), flavonóides, ésteres, aminoácidos (ácido aspártico, ácido glutâmico, leucina, treonina, serina, lisina, etc), ácidos fenólicos e seus ésteres, ácido benzóico, aminoácidos e as vitaminas A, B1, B2, B6, C, E, H, P, tendo ainda pólen e minerais (alumínio, vanádio, ferro, cálcio, silício, manganês, estrôncio etc).

Devido a essa grande complexidade, a própolis brasileira é reconhecida como sendo uma das melhores do mundo e tem sido estudada por muitos pesquisadores.

As propriedades fabulosas da própolis são bastante difundidas nas literaturas científicas como anti-bacteriana, anti-fúngica, anti-protozoária, anti-viral, anti-tumoral e anti-trypanosoma.

Suas propriedades regeneradoras de tecidos cartilaginosos e suas propriedades anestésicas são bem conhecidas e recomendadas, principalmente como desintoxicante do fígado e para aumentar a imunidade em todos os sentidos.

Procurem conhecer e testar principalmente hoje em dia, onde vivemos com tanta poluição.

Luz e Paz,

Marilda Jorge.

2 comentários:

Unknown disse...

Muito Interessante, obrigado pela dica.BJS

Anônimo disse...

Olá Ramiro, obrigada pelos textos lindos. Veja no seu post,"O Tempo que foge", quantas pessoas se pronunciaram...
Quanto a própolis, sou fã e para a imunidade nem se fala.
Luz e Paz!

Site Meter