Seguidores

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Educação

Educação é algo imprescindível desde bebê! Na criança é a época de conhecer e desvendar; no adolescente é a hora de vigiar os próprios desejos e impulsionar a pesquisa de tudo e para o jovem adulto, o momento é de se educar e aprender a cuidar de si mesmo, do erótico ao político...

O que vemos por ai? Falta interesse numa grande fatia da sociedade, uns por falta de conhecimento, outros por pura omissão, e a maioria, por falta de incentivo e criatividade... se não for por preguiça...

Ser educador dá trabalho é e uma grande responsabilidade (a de dar exemplos e vivenciar o que fala), mas poucos valorizam isso e quando alguns se interessam neste caminho da educação, encontram barreiras intransponíveis junto às pessoas desinteressadas (por não valorizarem o ensino como deveria ser). Ou em organizações que só falam, mas não agem...

Michel Foucault separava os gêneros de expressão em quatro famílias:
A primeira seriam os atos de conhecimento: cuidar-se sempre, voltar seu olhar para si mesmo e examinar sempre a si próprio. (poucos se dignam a tal analise)

A segunda, era verificar a idéia de movimento: procurar saber para onde se olha, nos vigiar sempre e analisar o que está ao nosso redor e no mundo, retornando todas as informações para nós mesmos. (essa é mais difícil ainda, pois cansa)

A terceira trata do nosso vocabulário, para entender o vocabulário médico, jurídico e religioso: onde devemos entender o que é cuidar-se, o que é sarar, se amputar, abrir seus próprios abscessos, para em seguida, descobrir como reivindicar o que mais precisamos, liberando o que temos e podermos nos render a cultuar algo, só assim nos sentiríamos honrados. (essa a maioria acha impossível, pois para que vão entender estas palavras na sua essência)

A quarta família trás a relação de controle: no dar-se prazer e satisfazer-se... (essa é fácil... pois me dar prazer e satisfação são algo que faço...)... hmmm... será?

Quantos sabem disso? Quantos praticam o cuidar de verdade ensinando um ser pequenino? E a passagem da adolescência à fase adulta? E após esta fase, quando já adultos querem e vão novamente criar o ciclo de vida? Estão preparados ou somente desejam?

Pois muito bem, são estes princípios de educação que foram esquecidos e estão trazendo tantos desmandos, sofrimentos e organizações sociais sem nenhum lastro e elevação. Sabemos que tudo isso não é fácil, nem simples e no mínimo bem trabalhoso! Trabalhoso ensinar e aprender!

Agora vamos imaginar um grupo com tempo para ensinar de verdade aos pequeninos, as crianças, aos adolescentes e aos jovens adultos... vocês me dirão que já existem estes grupos, eles estão nas escolas, desde o maternal até o doutorado após a faculdade.

E estou com vocês, mas e no convívio dos familiares? São estes seres que criam e teriam a maior responsabilidade na educação, no sistema e de cultuar os interesses explicando o B a Ba necessário. E eles tiveram isso dos próprios núcleos anteriores? (pais, mestres e sociedade) Não! Então não saberão ensinar, pois muitas matérias na teoria é uma coisa, bem diferente fica se formos colocar em pratica.

Então reclamamos das crianças, dos jovens, da sociedade, dos políticos, da polícia, enfim do mundo!!!

O nosso povo tem um déficit de compreensão dentro da cultura básica, não porque não quiseram... muitos desejaram... (e muito)... mas não puderam ou não tiveram chance... outros jogaram as chances fora e outros ainda, por inúmeros motivos foram obrigados a desistir de se informar, pois assumiram outros compromissos.

Todas estas mudanças que vem acontecendo agora, (tais como a violência, drogas etc...) tem a sua semente plantada em outras épocas e hoje só estamos vendo os frutos. Frutos da falta de planejamento familiar, ignorância de atitudes e leis, onde falta auto-estima, cultura e raciocínio. Hoje raramente existem pessoas com incentivo para corrigir, formar e preparar o caráter e muito menos... para jogar conversa fora... o antigo e obsoleto filosofar...

Podemos corrigir em parte estes mecanismos? Claro que sim! Sempre podemos dar algum tempo de nós mesmos para alguém, passando informações, ensinando e praticando. Mas não esqueça, o mal não vem só de fora, na maioria das vezes ele vive dentro de nós e somente nós poderemos nos educar para começar um mundo novo!

Cada um começa em si mesmo e acredite, uma multidão o seguirá.

Luz e Paz,

Marilda Jorge

2 comentários:

Joemir disse...

Tá faltando educação para a vida. Ve-se por aí muita gente despreparada para relacionamentos, trabalho, maternidade, paternidade, etc.
Parece que todos os valores estão se perdendo e as pessoas vivendo por viver ... buscando apenas o prazer efêmero!
Triste futuro!

Beijos!

Marilda Jorge disse...

Você, eu e muitos, já estão
divulgando novos valores e atitudes, faz tempo!

Só temos que regar as nossas sementes... tem muita semente germinando, com flores e frutos...
Eu sou uma otimista e acredito na humanidade.
Luz e Paz!

Site Meter