Seguidores

terça-feira, 31 de agosto de 2010

AS CORES EM NOSSA CASA

Respondendo E-mails.

O mesmo acontece em nossa casa, nem sempre usamos a cromoterapia correta e ai, podemos utilizar tintas favoráveis, quadros, esculturas, flores e plantas. As mandalas de cura ambiental ajudam e muito. Os antigos sempre usaram o poder mágico das cores.
Isso é que chamamos Feng Shui.

As paredes da antiga capital chinesa, Pequim, eram pintadas de vermelho, os telhados de amarelo e representavam o Bem e os Bons Espíritos.

O interior dos templos egípcios... tinham os tetos pintados de azul, para representar o céu, e o verde, usado no chão, representavam as margens do rio Nilo. A maçonaria pintam suas lojas maçônicas desta forma.

Os gregos usavam determinados tons para intensificar a forma e o contorno, o azul e suas nuances eram usados para realçar as sombras.

Nas ilhas gregas, portas e janelas, ainda hoje, são pintadas de azul e azul-turquesa, para intensificar a integração entre o céu e o mar Mediterrâneo. Fora as grandes jardineiras nas janelas colorindo tudo e deixando a paisagem maravilhosa.

As cores que escolhemos para nossa casa, falam um pouco da nossa vivencia e gostos...

Hoje, nos pequenos “apertamentos”... rsos... as vezes onde só chegam para dormir e não dá tempo de se preocupar com o aconchego... pois são alugados e não desejam gastar...
Então vamos dar algumas sugestões e soluções bem simples, que se pode usar para colorir o ambiente e deixar tudo muito parecido com você sendo alugado ou próprio.

Cortinas coloridas, flores, plantas, velas, frutas e pequenos quadros. Tudo isso distribuído para relaxar, dar prazer e aconchegar. Acredite... o local muda, dá alegria e você se beneficia sempre!

As cores nas paredes mostram muito da nossa personalidade, mas nem sempre podemos usar em locais muito pequenos, então aprenda a usar nuances, clareie todos os tons.

O amarelo mostra a personalidade ativa e de mente aberta, um escritório dinâmico deseja tons e nuances em suas paredes desta cor e ela poderá ser usada até numa pequena parede na frente de uma mesa de trabalho, na frente do seu computador. Crianças se beneficiam com o amarelo suave no local de estudo e pessoas depressivas idem.

As pessoas que amam o cor de rosa, são afetivas e calorosas, alem de se preocuparem com o próximo. Cor de rosa, sempre ajuda! Ele é calmo, suave e puxado para o salmão é uma das cores mais tranquilas para enfeitar sua parede na frente da cama, principalmente se o seu trabalho for estressante. Quartos de criança pintados desta cor trazem paz, aconchego, sono tranquilo e crianças mais amorosas.

O azul em todas as suas nuances é ótimo para relaxamento e é uma cor muito usada nos espaços terapêuticos, quartos e salas de descanso. O azul é uma cor suave, que produz calma, tranqüilidade, ternura, afetuosidade, paz e segurança. Ela favorece as atividades intelectuais e a meditação. É uma cor passiva, concêntrica, perceptiva, sensível, incorporativa e unificadora. Um teto pintado de azul claro, onde as nuvens dançam é o melhor relaxante que tem!

Devemos evitar o excesso de azul em aposentos de pessoas depressivas, elas precisam de cores mais vitais, tais como salmão, rosa e pêssego.

Os tons de verde são curadores todos, tanto que os hospitais costumavam pintar as paredes de verde-claro. Hoje, podemos enfeitar nossa casa com várias tonalidades do verde. Ele pode estar presente nas plantas, nos tapetes, nas cortinas e até num painel grande em uma sala, para acalmar e elevar a auto-estima. Podemos misturar as cores rosa ou salmão, com detalhes em verde numa sala de estar. Estas cores formam um ambiente relaxante e transmitem paz.

Salas de jantar pedem cores quentes, lembrando nossa alimentação, mas não exagerem... pois tudo deve ser pintado para agradar e jamais agredir. Se o local de alimentação estiver junto com a cozinha, use cores como: vermelho, damasco, laranja e pêssego. O colorido chama alegria e participação de todos, trás união e a alegria para o local. Sem exageros, pois poderá irritar.

As entradas da casa e corredores devem ser alegres e quentes, evitem cores mortas. Se o seu é branco, acrescente as paredes, fotos, quadros, pôsters e faça deste canto algo inesquecível.

Chegamos ao seu quarto, onde me pergunta se pode usar turquesa e salmão? Claro que sim! Use o turquesa suave nas paredes e o salmão para lençóis, colchas e almofadas da sua cama, vai ficar lindo. Estas duas cores vão lhe ajudar a relaxar.

Outra pergunta interessante: Os quadros decorativos e plantas nos banheiros e lavabos...
Banheiros grandes ou pequenos precisam de cores, mas estas estarão nos ladrilhos e piso, pois eles são mais higiênicos e laváveis. A louça branca ou de cores suaves são indicadas. Para colorir use velas, flores, toalhas, tapetes e até quadros que sejam gozados ou decorativos. O banheiro é seu e você vai curti-lo de montão!

Lavabos são diferentes e podem ser pintados de cores quentes ou ter ladrilhos poderosos. Quadros e plantas são sempre bem vindos, pois trazem calor e diversão para qualquer ambiente. Os seus visitantes vão adorar!

Se o seu lavabo não recebe luz natural e é pequeno, use branco e o enfeite com pequenos mimos coloridos, pois lugares muito pequenos ficam sufocantes com cores fortes.

A cromoterapia de uma casa é como nossa alimentação, mude as cores da sua alimentação e a faça colorida e seja feliz. Use tudo dentro do seu lar, com aquela alquimia do amor por você mesma. Sua casa ficará linda e você se sentira ótima como todos ao seu redor.

Luz e Paz,

Marilda Jorge

2 comentários:

Joemir Rosa disse...

Excelente matéria e dicas! As cores são realmente muito importantes em nossas vidas, sejam para nos energizar, sejam para nos acalmar. Importante é harmonizar, equilibrar!
Parabéns pelo post e pelo blog!

Beijos!

Marilda Jorge disse...

Lidar com cores é genial!
Uma nova Luz se espalha... rsos...
Beijos e obrigada.

Site Meter