Seguidores

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Você sabe viver o ano inteiro?

Respondendo E-mails

Como posso me organizar e não ficar quase louca com tantos convites e compromissos? O Natal para mim deixou de ser o nascimento de Jesus e se tornou com familiares e amigos, um compromisso agitado de sociedade. Tenho uma família grande, com muitas crianças e cada um, mora num canto do mundo e meus pais insistem que todos venham nesta época. Tudo recai ainda por cima de mim, que sou a única solteira! Será que não existe uma fórmula de todos nos organizarmos melhor e chegarmos nesta data tão especial e vivermos de verdade o sentido do Natal? E os presentes, será que o mundo tem que se esfolar para comprar tudo junto?

O que esta amiga nos contou e perguntou, tem muito sentido sim! O mundo e a sua correria desligaram famílias e amigos, fazendo desta data um ponto de encontro. Poucos vivem a verdadeira essência do Natal! E nesta festa que deveria ser o encontro máximo de um nascer interior... tornou-se uma troca de presentes e figurinhas. Isso é ótimo em qualquer fase do ano e podemos fazê-lo sem ser no Natal. 

No ano inteiro existem datas importantes e elas deveriam ser celebradas de todas as formas possíveis, mas as pessoas insistem e se esquecem de um plano de sobrevivência para manter a sanidade, pois o final de ano para todos, é normalmente estressante. Então vamos tentar facilitar a vida das pessoas...

Durante o ano vá se preparando em cada mês para celebrar o que é importante, celebrar. Nos 12 meses do ano, existem aniversários, datas comemorativas e eventos, distribuindo oportunidades de dar presentes e de se fazer presente e ao chegar ao final de ano, você estará mais a vontade de estar com os seus mais íntimos, sem complexos de culpa com ninguém.

Isso facilita as atenções de todos em relação aos relacionamentos. O seu carinho será merecedor de grandes colaboradores e na hora “H”, você não se sentira tão sozinha e sobrecarregada para resolver tudo. Manter contato sempre e manter-se informado de como o outro está, é algo que aquece relacionamentos familiares e de amigos.

Pedir o que você precisa, também faz parte desta organização e não se deixa para a ultima hora, assuntos que impliquem gastos de terceiros ou os seus. Planejar é preciso! 

Quanto aos presentes quem disse que tudo deverá ser comprado de uma vez só? Se você já conhece todas as pessoas da sua família e sabe as posses de cada um e as suas, poderá aos poucos ir desfazendo este nó, adquirindo os presentes através de boas liquidações fora de festas, ou combinar o amigo secreto, onde todos participam através de um sorteio prévio. 

Nos gastos do Natal, todos podem colaborar e enviar ajuda financeira para a grande ceia, mesmo que morem do outro lado do mundo! Isso é de lei. E hoje com as facilidades da internet, ninguém tem desculpa...
Famílias grandes têm muitas crianças e nesta época de final de ano, todas têm alguns dias de férias ou alguns meses, dependendo do local no mundo em que vivem. No seu caso terá sim que organizar com antecedência esta questão... uma grande idéia é arranjar alguém que possa fazer atividades com elas, montando um clubinho. Neste, elas poderiam soltar a criatividade! Acredite, ficará muito divertido para elas e vocês terão mais tempo de se organizar e curtir.

Priorize tudo o que realmente gosta e faça sem estresse. O segredo para sobreviver à loucura do fim de ano é fazer tudo, de uma forma leve. Não esqueça: Você jamais terá o controle de tudo, então, não desmarque a sua ioga, o seu chopinho com os amigos, ou o encontro delicioso com o namorado.

Se neste ano não deu para se organizar melhor, vá em frente e use estas idéias para o futuro e seja feliz!!!

Luz e Paz,

Marilda Jorge

3 comentários:

Selma disse...

É o pior é quando vamos todos passar o ano juntos e ninguém quer ter trabalho...
Muito boa a sua análise e pode acreditar: O ANO QUE VEM VAI SER DIFERENTE!

N disse...

Quero agradecer por responder os meus mails e principalmente por ter dados conselhos praticos e simples.
Vou usar tudo.
Grata e abraços.

Marilda Jorge disse...

Beijos queridas e muita Luz e Paz!
Feliz Ano Novo repleto de organização e calma... rsos...
Luz e Paz!

Site Meter